Os 12 usos do vinagre para limpeza

O vinagre pode ser usado para a limpeza de muitas coisas lá em casa: veja as nossas 12 sugestões.
 

Os 12 usos do vinagre para limpeza
Um produto mais que versátil

Ou usos do vinagre para limpeza são múltiplos. O vinagre é substituto de vários tipos de produtos como limpa-tudo, abrilhantador, herbicida, entre outros. Este produto multifacetado, usado em separado ou conjuntamente com outras substâncias, pode mesmo eliminar a necessidade de alguns produtos de limpeza - que além de serem caros, ocupam imenso espaço por baixo da bancada da cozinha.


Vinagre para limpeza: um aliado nas lides domésticas


Limpar o frigorífico

Usando uma mistura de 50% água com 50% vinagre, limpe as paredes e prateleiras do seu frigorífico, deixando-o limpo e sem odores. Saiba mais acerca da limpeza do seu frigorífico.



Branquear chávenas

Use uma solução de vinagre com sal grosso para esfregar as manchas que por vezes vão ficando na porcelana das suas chávenas de café ou de chá.



Matar germes

Utilize vinagre para borrifar a banheira e o lavatório e depois passe um pano húmido. Os germes desaparecem e a higiene da sua casa de banho fica impecável.



Remover nódoas

Use um pano embebido em álcool para esfregar ligeiramente e as manchas de desodorizante na roupa desaparecem. Conheça outras formas de as remover manchas de desodorizante da roupa



Renovar pincéis

Se precisa de retirar a tinta dos pincéis, mergulhe-os num recipiente com vinagre e deixe-os aí durante uma hora. Depois, leve o recipiente a lume até ferver. Retire o líquido e passe por água abundantemente.



Recuperar bolsas de pele

Passe um pano embebido em vinagre nas suas malas (ou sapatos) de pele para conseguir devolver-lhes brilho e para esconder algumas marcas.



Espevitar flores

Não deite fora as flores que já começaram a murchar na jarra. Junte-lhes duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de chá de açúcar diluídas num pouco de água. Verá como espevitam.



Parar a comichão

Outra dica que usa vinagre para limpeza: mergulhe um cotonete em vinagre e passe nas picadas de mosquito que lhe causam comichão. Além de eliminar a vontade de as coçar, também as deixará desinfetadas.



Branquear os dentes

Escove os dentes uma vez por semana com vinagre destilado (no mercado com a denominação de vinagre de limpeza). Mergulhe a escova no vinagre e escove bem. Torna os seus dentes mais brancos e ainda elimina o mau hálito.



Remover pastilha elástica de tecidos

Aqueça um pouco de vinagre no microondas. Depois mergulhe o tecido com pastilha elástica no vinagre quente e verá que a pastilha se dissolve.



Evitar o bolor no queijo

Embrulhe o queijo num pano embebido em vinagre e coloque-o num recipiente hermético no frigorífico.



Eliminar marcas de cola

Se removeu um autocolante de uma superfície e ficou aquela marca de cola desagradável, passe um paninho embebido em vinagre e verá como ela desaparece facilmente. Esta é uma das melhores formas de remover etiquetas adesivas

Teste as nossas sugestões para usar o vinagre para limpeza e verifique como algumas tarefas se tornam realmente simples e rápidas!

Veja também: