Vale a pena fazer jailbreak ao iPhone?

Será que ainda vale a pena fazer jailbreak ao iPhone? Quer dizer… sabe ao menos o que é isso e os benefícios que isso pode trazer?

Vale a pena fazer jailbreak ao iPhone?
Prepare-se para um mundo novo! Ou não?

Este processo permite desbloquear vários recursos aos quais, de outra forma, não tem acesso. Mas será que vale a pena fazer jailbreak ao iPhone? Há mais de 200 mil utilizadores por todo o mundo que acham que sim… Mas quais são os pros e os contras? E como é que o pode fazer? Será que vale mesmo a pena arriscar a “saúde” do seu iPhone para poder fazer uso dele para além daquilo que é “aconselhável”?

O iPhone tem milhões de utilizadores em todo o mundo. Muitos deles completamente satisfeitos com tudo o que o iPhone oferece. É um smartphone elegante, rápido, seguro, fiável… e serve para tudo o que precisamos. Mas será que é mesmo assim? Ou será que é possível levar o iPhone ainda mais além? 
 

O que é?

Jailbreak, numa tradução livre, pode significar “fuga da prisão”. Mas que prisão é esta e porquê utilizar este termo? Comecemos pelo início… todos sabemos que a Apple impõe algumas restrições nos recursos oferecidos aos produtos que vende. Porque é que, por exemplo, existem tão poucas apps para iOS em relação às apps disponíveis para Android? Porque a Apple não permite que qualquer pessoa crie uma app e a disponibilize para o mundo. Outro exemplo bastante conhecido é o aspeto do iOS. Porque é que um utilizador de iPhone se tem de resignar ao aspeto original do iOS? Porque é que não o pode personalizar à sua maneira?

O processo de jailbreak permite que o utilizador se livre destas “amarras” impostas pela Apple, ou seja, permite que o utilizador instale software “estranho” e não aprovado pela Apple. Basicamente, permite ter um iPhone e usufruir dele a 110%.

 

Porque é que o deve fazer?

Em primeiro lugar porque o iPhone é seu e de mais ninguém! Para além disso, a Apple não o pode obrigar a cingir-se às apps disponíveis na App Store que podem até nem oferecer tudo o que realmente necessita. Há bastantes alternativas bem fiáveis e muito mais úteis do que aquelas que a Apple disponibiliza. Pode também personalizar o seu iPhone e os menus do mesmo. 

 

Mas também há razões para não o fazer!

É legal? Este é um campo algo confuso mas nós queremos acreditar que sim… Contudo, deve sempre precaver-se porque isto pode fazer com que a garantia deixe de ser válida. Para além disso, se fizer jailbreak ao iPhone vai perceber que está a caminhar para fora do “paraíso de segurança” da Apple. Esqueça também os updates disponibilizados pela empresa norte-americana e prepare-se para, caso alguma coisa corra mal, ter o seu iPhone a falhar mais vezes.

 

Se vale a pena?

Isso só você poderá dizer. Se sempre se sentiu bem com o seu iPhone, para quê arriscar? Mas se pretender conhecer um mundo novo… força! Contudo, na nossa modesta opinião, fazê-lo já não faz grande sentido. A Apple tem estado atenta às apps mais populares disponibilizadas na Cydia (a loja de apps para iPhones com jailbreak) e tem adaptado o iOS às preferências dos utilizadores. Vale mesmo a pena arriscar toda a segurança que a marca norte-americana oferece para usufruir de outras apps que, provavelmente, nem precisamos?


Veja também: