Publicidade:

Venda de bens penhorados pelos bancos: o que saber

O imobiliário é, atualmente, uma boa aposta para quem quer investir de forma segura. Informe-se sobre a venda de bens penhorados pelos bancos.

Venda de bens penhorados pelos bancos: o que saber
Comprar um bem penhorado pode significar um grande investimento

A regra é simples: quem não cumpre com as suas obrigações para com os bancos, pode ver os seus bens penhorados. E a generalidade dos bancos acaba por penhorar esses mesmos bens, de forma a obter algum retorno. Por norma, os valores destes imóveis penhorados estão bem abaixo dos praticados no mercado imobiliário, oferecendo boas oportunidades de investimento para compradores.

Ou seja, se estas situações são desagradáveis para quem vê os seus bens penhorados, a verdade é que podem resultar em grandes negócios para outras pessoas, porque muitas vezes a venda de bens penhorados pelos bancos é feita a preços muito apetecíveis.

Venda de bens penhorados pelos bancos: oportunidades

venda-de-bens-penhorados-pelos-bancos

O mercado imobiliário está em polvorosa. Toda a gente deseja ter uma casa – ou mais! – que possa alugar. Tendo em conta o crescimento do turismo por todo o país, e especialmente nas grandes cidades, esta parece ser uma fonte de rendimento quase perfeita, pelo menos enquanto Portugal estiver na moda.

Para quem não tem uma casa que possa utilizar para este propósito, mas tem algum dinheiro de parte, recordamos que os bens penhorados – e não só pelos bancos – podem significar uma boa oportunidade de investimento.

A lógica é simples. Os bancos só penhoram os bens porque têm de arranjar forma de ver a dívida saldada. Mas um banco não ganha dinheiro com imóveis parados. Por isso, têm todo o interesse em vendê-los o quanto antes, porque para estas entidades o que tem verdadeiramente valor é o dinheiro que os imóveis representam.

Para que o processo seja mais rápido, por vezes organizam-se leilões. Nestes casos há um valor mínimo de licitação que, por norma, se baseia no valor que a pessoa executada tinha em dívida. Ou seja, o valor pedido pelo imóvel pode ser inferior ao seu valor real, porque os bancos só querem recuperar o valor que havia em dívida. Mas, claro, tudo o que venha a mais é lucro.

Apesar de utilizarem esta lógica na definição dos valores dos imóveis penhorados, por outro lado, quando não estão a decorrer leilões, os bancos podem definir o valor de um imóvel com base nas suas características. É este o método utilizado pela Caixa Geral de Depósitos, por exemplo.

Onde encontrar bens penhorados pelos bancos?

venda-de-bens-penhorados-pelos-bancos

Geralmente, a venda de bens penhorados pelos bancos é divulgada online. Por exemplo, para consultar os imóveis penhorados pela Caixa Geral de Depósitos, pode dirigir-se ao site Caixa Imobiliário. Este é o único espaço onde pode encontrar bens imóveis penhorados pelo banco público assim como os de parceiros.

Mas nem toda a venda de bens penhorados pelos bancos é anunciada apenas nos seus sites. No caso do Millenium BCP, pode encontrar aqui os imóveis penhorados pelo banco, mas também nas agências imobiliárias de todo o país.

Leilões

venda-de-bens-penhorados-pelos-bancos

Por vezes são organizados leilões, mas não têm alturas certas para acontecer nem uma periodicidade. O melhor que tem a fazer é ir espreitando os sites dos bancos para ver se são anunciadas novas datas.

Para ter uma ideia, no Millenium BCP, os leilões decorrem simultaneamente online e nas sucursais. Online, encontrará todos os imóveis disponíveis no país. Já nas sucursais, apenas encontrará os imóveis da respetiva zona.

Os leilões da Caixa Geral de Depósitos costumam ser anunciados no site Caixa Imobiliário no final do ano.

Financiamento

venda-de-bens-penhorados

Na venda de bens penhorados pelos bancos, se não tiver o valor total para comprar um imóvel a pronto, pode pedir um financiamento ao banco em questão. Geralmente, os bancos fazem um financiamento a 100% mas, como é óbvio, poderá haver casos em que isso não aconteça.

No caso dos leilões, para alguns imóveis, certos bancos pedem uma sinalização e só depois se pode pedir um financiamento. Mas esta situação não se verifica em todos os bancos e leilões.

Procedimentos de contacto

venda-de-bens-penhorados

A venda de bens penhorados pelos bancos, como mencionado, passa muito pela via online. Por isso, não costuma haver um espaço físico onde se possa dirigir. Se for a uma sucursal, certamente que o saberão encaminhar, mas o mais prático é encontrar no site do banco a área correspondente a este tema e aí procurar um contacto mais direto.

Depois de encontrar o contacto indicado, pode solicitar visitas aos imóveis que lhe interessem. Haverá agentes especializados que tratarão de fazer o devido acompanhamento.

Veja também: