6 Sinais de que precisa verificar os travões do carro

Como saber se o seu carro precisa de mudar os travões? O próprio carro dá algumas pistas. Saiba quando está na hora verificar os travões do seu veículo.

6 Sinais de que precisa verificar os travões do carro
Não ignore as pistas que o seu carro lhe dá!

O bom estado dos travões do carro são, certamente, uma das maiores garantias de segurança rodoviária. Nesse âmbito, os travões do carro são um dos componentes que devem estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. 
Vai precisar dessa garantia em qualquer tipo de percurso e, sempre que necessitar de colocar o pé no travão, vai querer que eles não falhem. Assim, não menospreze a importância deste elemento do carro. 
Aprenda a ler os sinais de que precisa verificar os travões do carro.
 

1. O pedal do travão vibra

Se o pedal do travão vibra quando pressionado pelo condutor, então pode ser sinal de que precisa substituir as pastilhas ou discos dos travões. Habitualmente este é um sinal de desgaste das pastilhas ou deformação (pelo calor) das mesmas. Pode também tratar-se de um defeito nos discos, de uma peça desapertada ou de uma folga excessiva num dos eixos.
 

2. Luz dos travões acende-se

Esta é óbvia, mas convém ser sempre lembrada para que não desvalorize este sinal. A luz acesa pode indicar pastilhas gastas, nível do líquido abaixo do desejável ou que o travão de mão está engrenado.
 

3. O pedal do travão afunda-se 

Normalmente este sinal está associado a fuga no circuito do líquido de travões – anomalia no sistema hidráulico. Pode também estar relacionado com tubos do travão que podem precisar de ser trocados. Necessita de verificar os travões, o mais rapidamente possível, pois pode tratar-se de uma anomalia grave.
 

4. Carro desvia-se para um lado após travagem

É outra dos indicadores de que o estado dos seus travões não é o adequado, podendo inclusivamente levar a que perca o controlo do carro nas travagens. Pode indicar problemas no repartidor de travagem.
 

5. Ruídos desagradáveis

A ocorrência de ruídos estranhos e desagradáveis, sempre que utiliza o pedal do travão, pode ser sinal que as partilhas estão gastas ou de que precisa mudar os discos dos travões. 
 

6. A distância de travagem é cada vez maior

Outro sinal a que deve estar atento é a distância de travagem. Sempre que ela for superior ao normal ou seja cada vez maior deve verificar os travões do carro. Poderá ser indício de pastilhas desgastadas ou de falta de líquido de travões.
 
 
Veja também: