24 truques para uma viagem de última hora

Planear viagens de última hora não tem que ser nenhum quebra-cabeças, principalmente se tiver em conta estes truques que partilhamos consigo. Fique atento.

24 truques para uma viagem de última hora
Dicas e conselhos úteis para uma viagem de última hora

Por impulso, por necessidade, por finalmente tem uns dias de folga… Seja qual for o motivo que o leva a planear uma viagem de última hora, com os truques e dicas que temos para si, tudo ficará mais facilitado.

Desde a logística de organizar viagens de última hora, até como poupar tempo e dinheiro quando chega ao destino, temos muito para partilhar consigo. Está sentado de forma confortável e com tempo? É que depois de ler este artigo, temos a certeza que vai começar de imediato a procurar um novo destino para conhecer.

24 dicas essenciais para uma viagem de última hora


Para viajar de avião

avião

Em primeiro lugar, é preciso decidir o destino e, depois, organizar tudo para lá chegar. Simplifique!

1. Saiba quando reservar

As companhias aéreas, geralmente, fazem descontos aos domingos e terças-feiras para viajar ainda durante aquela semana corrente.

2. Compare bilhetes separados

Bem sabemos que é mais simples comprar já o bilhete com o voo de ida e volta, mas faça o teste de comprar em separado, até mesmo em diferentes operadores, visto que conseguirá preços bem mais baixos.

3. Receba alertas de tarifas

Inscreva-se para receber alertas de tarifas promocionais nos portais Expertflyer.com ou na aplicação Hopper.

4. Consulte um especialista

Há agências de viagem que conseguem preços mais vantajosos, por isso, não coloque logo de parte a possibilidade de viajar através de uma agência.

5. Verifique sites de viagens internacionais

Ao voar em companhias aéreas estrangeiras, poderá compensar pagar na moeda local. Para tal, faça a reserva diretamente no site nativo da companhia aérea ou através de agregadores como o Expedia ou Momondo.

6. Viage em época baixa

Poderá obter excelentes ofertas de última hora se viajar em época baixa ou para destinos menos concorridos naquela altura, como visitar as Caraíbas de maio a outubro ou a Europa de setembro a março.

7. Tenha um plano completo

Tenha cuidado para não reservar as viagens de última hora demasiado rápido, pois poderá deparar-se com um voo acessível e um destino cujo alojamento e estilo de vida são caríssimos e que nem é tanto do seu agrado. Tenha definido uma lista de locais que gostava de conhecer e aproveite as promoções para os mesmos. Se for um local que não faz parte dessa lista, informe-se sobre o destino antes de embarcar numa nova aventura.

Para viajar de carro

road trip

As viagens de última hora não têm, necessariamente, que ser feitas de avião. Por que não uma road trip? Conheça as dicas que temos para si.

1. Experimente um serviço de partilha de carro

Dependendo do país onde se encontra, poderá optar por um serviço de partilha de carro, como o Car2Go, que lhe permitem usar um veiculo do ponto A ao ponto B, a preços bastante simpáticos.

2. Procure descontos nas empresas de rent-a-car

As empresas de rent-a-car começam a adaptar-se a um mercado de mobilidade em constante mutação e os seus preços, até então estanques, começam a ser mais flexíveis. Poderá ter à sua disposição descontos ou parcerias que poderão ser mais vantajosas do que levar a sua viatura, principalmente se não estiver totalmente seguro sobre se o seu carro poderá aguentar bem toda a viagem ou não for grande o suficiente para cumprir o objetivo.

3. Consulte um portal agregador de descontos

À semelhança do que acontece com a pesquisa de alojamento e com a compra de bilhetes de avião, já existem agregadores de descontos para aluguer de viaturas. O Car Rentals é um bom exemplo disso.

Para o alojamento

hotel1

1. Contate diretamente o hotel ou anfitrião

A facilidade de encontrar alojamento através de um portal é enorme, sem dúvida. Porém, os preços estão seguramente inflacionados pela comissão do portal, pelo que é recomendável que contacte diretamente o hotel ou o anfitrião do espaço onde deseja ficar, para conseguir preços mais vantajosos.

2. Aproveitar promoções online

Por vezes, os portais fazem promoções e aí sim compensa reservar dessa forma. Fique atento.

3. Esteja disposto a mudar de hotel

Numa viagem de última hora, poderá não ter tempo suficiente para avaliar qual o negócio mais acessível para o alojamento, pelo que aconselhamos a reservar apenas a primeira noite e depois pesquisar outro local no destino que ofereça melhores condições e preços.

4. Consulte uma agência de viagens

Deseja mesmo ficar em determinado hotel, mas já não tem disponibilidade? Os agentes de viagens poderão ajudar, já que possuem uma vasta rede de conhecimentos. Além disso, poderá haver algum protocolo entre agência e alguns hotéis do seu destino e poderá beneficiar disso mesmo.

5. Negoceie com o anfitrião

Ao reservar no portal AirBnb, estará a lidar diretamente com o anfitrião e, como tal, tentar negociar os valores a pagar. Experimente.

Para poupar nas refeições

poupar nas refeicoes

1. Use aplicações úteis

A parte das refeições numa viagem poderá ocupar uma grande fatia do seu orçamento de viagem, pelo que aconselhamos o uso de aplicações que lhe indicam as promoções em vigor em várias cidades do mundo, como o The Fork.

2. Jante mais cedo

Para garantir que consegue ir àquele restaurante tão desejado, de forma espontânea, jante mais cedo, antes que as reservas marcadas apareçam. É a melhor forma de consegui-lo.

3. Peça conselhos

Seja na receção do hotel ou através do anfitrião, os locais poderão ser os mais indicados para lhe referenciar sítios diferentes e bons para experimentar a gastronomia local. Peça informações e tire todas as dúvidas.

4. Jantares especiais a qualquer dia

Esqueça a ideia de que o fim de semana é a melhor altura para jantar naquele restaurante especial, pois as probabilidades de conseguir reserva de última hora são muito pequenas. Como tal, opte por ir num dia útil.

Veja também: