AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Conheça o Vias IEFP : um serviço de gestão de carreira

Vias IEFP – orientação profissional para quem quer saber que caminho seguir.

Conheça o Vias IEFP : um serviço de gestão de carreira
Vias IEFP - Um apoio na gestão da sua carreira

Muitas pessoas sentem dificuldade em escolher uma profissão e em aceder ao mercado de trabalho na área que elegeram. Como forma de facilitar este processo de tomada de decisão, foi criado o Portal Vias IEFP. Com o auxílio desta ferramenta, é possível saber como melhorar o seu curriculum vitae e como se comportar numa entrevista de emprego, por exemplo.


Vias IEFP – Um apoio na gestão da carreira

Portal Vias IEFP é um portal de orientação e gestão de carreira criado pelo Instituto de Emprego e  Formação Profissional. Está estruturado em quatro dimensões que é possível navegar:



1. Competências para o Trabalho

Este espaço é dedicado aos saberes que são úteis em mais do que uma área profissional. Parte da premissa de que a flexibilidade laboral obriga a mudanças de função e/ou setor profissional, pelo que é fundamental descobrir quais as suas competências e como aplicá-las em diferentes contextos de trabalho. Aqui, poderá optar por identificar as suas competências ou por desenvolvê-las.



2. Exploração

Este é o espaço do Portal Vias IEFP que se dedica ao autoconhecimento, ou seja, ao mapeamento da sua situação atual, à identificação das suas preferências profissionais, ao conhecimento das profissões e ao conhecimento das oportunidades de trabalho existentes.

O objetivo é ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada, que cruze as suas preferências pessoais com a disponibilidade de oportunidades de trabalho no mercado.



3. Empreendedorismo

Seja por estar à procura de emprego há muito tempo, sem sucesso, seja porque chegou o momento de concretizar aquele projeto que está na gaveta há tantos anos, a criação do seu próprio negócio pode ser o passo a dar em direção à sua realização profissional. Esta secção do Vias IEFP subdivide-se em três: Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Organizacional e Criação de Negócio.



4. Contacto Profissional

Nesta secção vai poder debruçar-se sobre três tópicos: Conhecer-se a si mesmo, Conhecer o mercado de trabalho e Definir uma estratégia de ação.

Neste último tópico, o Vias IEFP apoia-o na exploração de um conjunto de cinco ações que são fundamentais para uma procura de trabalho bem sucedida:
 
  1. Mobilizar a rede de contactos – um dos aspetos mais importantes da procura de emprego é a mobilização, de forma intencional e organizada, dos seus contactos; são eles que lhe podem proporcionar informações-chave sobre as empresas onde quer trabalhar!
     
  2. Elaborar o currículo – o currículo é o primeiro elemento de contacto com o seu potencial empregador, por isso tem que ter o impacto desejado. Deve ser curto, objetivo, ter uma imagem apelativa e transmitir de forma inequívoca qual o seu objetivo de carreira.
     
  3. Responder a anúncios de emprego – analisar, organizar e saber dar resposta aos anúncios de emprego são competências de empregabilidade absolutamente essenciais para conseguir o desejado trabalho. Por outras palavras, trata-se de aprender a falar a linguagem das empresas!
     
  4. Fazer candidaturas espontâneas – quando as oportunidades que queríamos agarrar não aparecem nos anúncios, a estratégia a seguir pode ser fazer uma candidatura espontânea. Mas atenção, é necessário saber redigir uma carta de candidatura espontânea e fazer o follow-up dos contactos estabelecidos.
     
  5. Preparar a entrevista de emprego – a entrevista de emprego é a “prova-rainha” do processo de recrutamento e seleção, pelo que, se for convocado para uma, deverá saber tirar o máximo partido desta oportunidade. O Vias IEFP ajuda-o a preparar-se!

Explore este portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional e fique mais próximo de concretizar os seus objetivos de carreira!

Veja também: