ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva
13 Nov, 2020 - 17:16

Vias IEFP passou a Espaço Orientação para apoio à gestão de carreira

Inês Silva

O portal Vias IEFP foi descontinuado, passando a estar integrado na página do IEFP o Espaço Orientação. Saiba mais sobre este serviço de apoio ao emprego.

mulher a ajudar colega com trabalho no computador

Muitas pessoas sentem dificuldade em escolher uma profissão ou em aceder ao mercado de trabalho na área que elegeram. Como forma de facilitar este processo de tomada de decisão, foi criado o Portal Vias IEFP, entretanto descontinuado e substituído pelo Espaço Orientação integrado na página Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Importância da orientação profissional

Estamos todos familiarizados com os testes vocacionais que se realizam na adolescência. No entanto, a orientação profissional ou de carreira nos adultos é também importante.

Seja porque o mercado de trabalho está a mudar com novos métodos de trabalho e novas profissões a surgir, há adultos a querer mudar de rumo profissionalmente e adultos que procuram emprego e querem adaptar-se a novos requisitos.

O Espaço Orientação pretende ser um apoio à gestão de carreira e desenvolvimento das competências de abordagem ao mercado de trabalho. Continue a ler e saiba mais os recursos disponibilizados.

VIAS IEFP, ESPAÇO ORIENTAÇÃO E O APOIO À GESTÃO DA CARREIRA

O Vias IEFP tratava-se de um portal de orientação e gestão de carreira criado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Este portal, entretanto descontinuado, foi substituído pelo Espaço Orientação que está disponível no IEFP online.

Espaço Orientação

O Espaço Orientação disponibiliza um conjunto de recursos de apoio à gestão da carreira nas mais diferentes situações.

Este espaço será útil para quem está à procura de emprego, a pensar criar o próprio negócio, a reequacionar objetivos profissionais, passar de um ciclo de estudos ou formação para outro ou, até, passar para a situação de reforma.

Neste espaço vai poder encontrar informação e atividades exploratórias organizadas em quatro percursos temáticos, semelhantes aos apresentados no Vias IEFP:

  • Competências para o Trabalho para descobrir quais as competências mais e menos desenvolvidas e aprender a melhorar competências relacionais, criativas, de gestão da informação, de gestão do tempo, de tomada de decisão e de aprendizagem.
  • Percurso Contacto Profissional que vai possibilitar um maior conhecimento sobre o mercado de trabalho, aprender a procurar trabalho por conta de outrem, elaborar currículos, responder a anúncios e a preparar a realização de entrevistas de emprego.
  • Exploração para melhorar o conhecimento sobre as características de personalidade, interesses, valores, capacidades e competências, explorar a multiplicidade de profissões que existem e descobrir as oportunidades mais adequadas para os candidatos em termos de educação e formação, em Portugal e na Europa, de medidas de emprego e de ofertas de emprego.
  • Percurso Empreendedorismo com foco na descoberta e/ou o desenvolvimento do potencial empreendedor, saber os passos a dar para a criação do próprio emprego e os apoios com que pode contar.

No âmbito do contacto profissional, o Vias IEFP apresentava cinco ações fundamentais para uma procura de emprego bem-sucedida:

  1. Mobilizar a rede de contactos: um dos aspetos mais importantes da procura de emprego é a mobilização, de forma intencional e organizada, dos seus contactos; são eles que lhe podem proporcionar informações-chave sobre as empresas onde quer trabalhar!
  2. Elaborar o currículo: o currículo é o primeiro elemento de contacto com o seu potencial empregador, por isso tem de ter o impacto desejado. Deve ser curto, objetivo, ter uma imagem apelativa e transmitir de forma inequívoca qual o seu objetivo de carreira.
  3. Responder a anúncios de emprego: analisar, organizar e saber dar resposta aos anúncios de emprego são competências de empregabilidade absolutamente essenciais para conseguir o desejado trabalho. Por outras palavras, trata-se de aprender a falar a linguagem das empresas!
  4. Fazer candidaturas espontâneas: quando as oportunidades que queríamos agarrar não aparecem nos anúncios, a estratégia a seguir pode ser fazer uma candidatura espontânea. Mas atenção, é necessário saber redigir uma carta de candidatura espontânea e fazer o follow-up dos contactos estabelecidos.
  5. Preparar a entrevista de emprego: a entrevista de emprego é a “prova-rainha” do processo de recrutamento e seleção, pelo que, se for convocado para uma, deverá saber tirar o máximo partido desta oportunidade.

No Espaço Orientação tem também o Centro Multimédia que disponibiliza recursos de apoio à exploração profissional como, por exemplo, jogos de orientação, podcast sobre formação, medidas de emprego, etc.

Há ainda o tópico Eventos que agrega num cronograma acontecimentos relevantes para a carreira, tal como feiras de orientação, de formação, de emprego; seminários empresariais, associativos, académicos; cerimónias de atribuição de prémios, entre outros.

Em comparação ao Vias IEFP, este espaço continua a ter como objetivo aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, mas com o desenvolvimento das competências de abordagem ao mercado de trabalho através das técnicas de procura de emprego on-line.

Explore todos estes recursos e fique mais próximo de concretizar os seus objetivos de carreira no portal do IEFP aqui!

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].