AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Em termos económicos, a igualdade de género poderá levar quase dois séculos

Relatório do Fórum Económico Mundial sublinha que serão precisos 170 anos para que haja igualdade de género em termos económicos.

Em termos económicos, a igualdade de género poderá levar quase dois séculos
Cerca de 170 anos.

Em termos económicos, serão precisos 170 anos para haver igualdade de género em todo o mundo. A previsão foi feita pelo Fórum Económico Mundial e permitem perceber um retrocesso relativamente ao número avançado no ano de 2015 – cerca de 118 anos.

“Ao ritmo atual, e tendo em conta o alargamento da desigualdade desde o ano passado, o fosso só deverá ser fechado dentro de 170 anos”, refere o relatório de 2016.

O Fórum Económico Mundial analisa fatores como a educação, a saúde e sobrevivência, as oportunidades económicas e a participação política. No relatório deste ano, a organização revelou que, globalmente, a igualdade de género se situa nos 68%. Paridade que decresce em termos económicos com a percentagem a situar-se nos 59%.

O documento revelou ainda que as mulheres ganham, em média, pouco mais de metade do que os homens, apesar de em geral trabalharem mais horas.

Do universo de 144 países estudados, Portugal situa-se no 31º lugar descendo algumas posições nos índices de participação e oportunidade económica (46.º), formação académica (63.º), saúde e sobrevivência (76.º) e empoderamento político (36.º).

Os quatro primeiros lugares da lista que avalia a igualdade de género a nível global são ocupados por Islândia, Finlândia, Noruega e Suécia, respetivamente.


Veja também: