Aberta a época da lampreia no Vale do Minho

A época da lampreia no Minho decorre de 15 de janeiro a 15 de abril. Conheça todos os pormenores.

Aberta a época da lampreia no Vale do Minho
Programação a não perder no Minho

A época da lampreia no Minho é comemorada com grande circunstância, ou não fosse este um dos principais interesses gastronómicos da região. A iniciativa Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência conta com a participação dos restaurantes do Vale do Minho a prepararem esta iguaria, de 15 de janeiro a 15 de abril.


Fins de semana com lampreia no Vale do Minho

Ao fim de semana, haverá degustações especiais, promovidas pelas câmaras municipais de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira e contam com o apoio da Adriminho e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A forma tradicional de confecionar a lampreia no Minho é em ensopado no seu próprio sangue, mas os restaurantes da região têm vindo a inovar usando outras técnicas, pelo que serão servidas outras receitas de lampreia estufada, com arroz, marinada, com pão frito e outras inovações.

A iniciativa não se fica, porém, pelas experiências gastronómicas que, como se sabe, devem ser acompanhadas pelo famoso Alvarinho da região, mas contam com outras atividades importantes que dão a conhecer a cultura, tradições e geografia da região. Os visitantes poderão, assim, fazer a Rota da Lampreia do Rio Minho, várias atividades de montanha, passeios pedestres, conhecer o lobo ibérico, rafting, provas de vinhos em adegas e no Solar do Alvarinho e degustação de outros produtos da região.

Assim, a partir de 15 de janeiro vale mesmo a pena ir até aos concelhos mais a norte do país e encetar um conjunto de atividades que o levarão num passeio completo pelas paisagens, sabores, sons, tradições e património de uma das regiões mais ricas de Portugal.

Para conhecer a programação completa da iniciativa, visite a página do Município de Melgaço.

Veja também: