Estado pagou 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde em 2016

Em 2016, o Estado pagou 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde.

Estado pagou 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde em 2016
Um aumento de 28,7%.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagou, em 2016, 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde. As contas foram feitas pelo economista Eugénio Rosa e divulgadas pelo Correio da Manhã e revelaram que, em média, a transferência dos recursos públicos para os operadores privados na área da saúde custou cerca de 14 milhões de euros por dia e 420 milhões por mês.

Segundo o matutino, a maior parte da despesa, cerca de 3569 milhões de euros, foi criada devido a fornecimentos e serviços externos como consultas, compras em farmácias, meios complementares de diagnóstico e terapêutico e as Parcerias Público-Privadas.

O setor privado de saúde beneficiou ainda dos encargos do SNS com quatro hospitais públicos (Cascais, Braga, Loures e Vila Franca de Xira) que, atualmente, são geridos por privados. Nestas instituições foram gastos 448 milhões de euros, só no ano passado.

E comparativamente a 2015? As contas são fáceis de fazer. A despesa do SNS com o setor privado de saúde aumento 28,7%. Já em relação a 2017, as previsões do Governo são para que os custos da saúde com o setor privado continuem a aumentar.


Veja também: