Ekonomista
Ekonomista
21 Mar, 2018 - 15:22

Figueiró dos Vinhos cria passadiço entre Aldeia do Xisto e Fragas de São Simão

Ekonomista

Figueiró dos Vinhos avança com projeto de valorização da Aldeia do Xisto de Casal de São Simão. Passadiço ligará aldeia, miradouro e as Fragas de São Simão.

Figueiró dos Vinhos cria passadiço entre Aldeia do Xisto e Fragas de São Simão

A Câmara de Figueiró dos Vinhos vai avançar com um projeto de valorização da Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, localizada em plena Serra da Lousã, no interior centro do país.

O projeto, com um custo de 400 mil euros e apoiado pelo programa Valorizar, prevê a construção de um passadiço de um quilómetro que vai permitir a ligação pedonal entre a aldeia, o miradouro e a praia fluvial das Fragas de São Simão, afirmou esta quarta-feira o presidente desta Câmara do norte do distrito de Leiria, Jorge Abreu, durante a cerimónia de assinatura de contrato, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Além de um passadiço, o projeto prevê ainda a requalificação completa do miradouro de onde se pode observar as Fragas de São Simão, que, atualmente, está bastante degradado e sem enquadramento com a paisagem circundante.

Atrair turistas para o interior de Portugal

placeholder-1x1

“O projeto vai conseguir segurar o turista, que vai poder, a partir do miradouro, percorrer todo o percurso, usufruir da aldeia, do restaurante e da praia fluvial”, notou o responsável autárquico, sublinhando que a intervenção permite também melhorar a acessibilidade, tornando-se o miradouro como o principal local de estacionamento de carros.

Segundo Jorge Abreu, a Câmara quer que o turista não passe apenas por Casal de São Simão “pela qualidade do restaurante”, mas que desfrute “dos restantes equipamentos”.

“É um projeto que permite uma maior atração para o concelho, ao nível do turismo. Temos que ir mais além da fase em que nos encontrávamos em junho”, vincou o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, um dos concelhos mais afetados pelo grande incêndio de Pedrógão Grande.

Além deste investimento, está também previsto um projeto para potenciar o Casulo, edifício situado na vila do concelho, que foi casa do pintor José Malhoa.

“Ao todo, temos oito milhões de euros em projetos na área empresarial, do turismo, do património e da eficiência energética”, que estão consignados, aprovados ou em fase de concurso, referiu o presidente do município, vincando que este é um volume significativo, atendendo a um orçamento municipal que normalmente anda na casa dos nove milhões de euros.

Sobre o projeto em Casal de São de Simão, Ana Mendes Godinho, sublinhou que o passadiço “é um projeto emblemático”, perspetivando “muitos prémios” para a iniciativa que vai avançar em Figueiró dos Vinhos.

A Aldeia do Xisto de Casal de São Simão

Esta é uma pequena aldeia de praticamente uma só rua, onde as casas foram recuperadas pelos próprios habitantes. Hoje é uma das aldeias mais vivas e hospitaleiras da Serra da Lousã. Recentemente foi premiada pela associação espanhola ADEGA – Asociación para a Defensa Ecolóxica de Galiza – com o prémio Oxigénio, pelas suas boas práticas ambientais.

A título de curiosidade, o mestre pintor José Malhoa imortalizou a beleza natural da aldeia num quadro intitulado “O Baptismo de Cristo” (1904), hoje visível no altar-mor da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos.

Onde ficar?

Além do alojamento disponível na Vila, tem ainda disponível a renovada oferta de alojamentos das Aldeias do Xisto. Estas são as nossas sugestões.

1. Casa do Olival

placeholder-1x1
placeholder-1x1

Num olival rodeado de árvores de fruto e localizada em Figueiró dos Vinhos, esta casa tem todas as comodidades para alojar 6 pessoas. Faça aqui a sua reserva >>

2. Hotel Parque Serra da Lousã

placeholder-1x1
placeholder-1x1

Este hotel de 4 estrelas está em Miranda do Corvo e integra o Parque Biológico da Serra da Lousã. A partir daqui poderá visitar as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e desfrutar da beleza natural desta região. Faça aqui a sua reserva >>

3. Casa das Estórias

placeholder-1x1
placeholder-1x1

Na Aldeia do Xisto de Cerdeira, e sob a chancela Cerdeira Village, tem esta singular casa onde pode descontrair no coração da serra. Tem cozinha equipada, uma zona de refeições e um espaço de convívio com uma salamandra. No piso superior existe um quarto de casal, um espaço comum com sofá-cama e uma casa de banho. Faça aqui a sua reserva >>

Veja também:

Artigos Relacionados