Nova ameaça do WhatsApp já atingiu um milhão de utilizadores

Costuma utilizar o WhatsApp? Tenha cuidado para não ser apanhado desprevenido.

Nova ameaça do WhatsApp já atingiu um milhão de utilizadores
Tenha cuidado.

A um novo esquema fraudulento a circular pelo WhatsApp que já afetou um milhão de utilizadores só no Brasil. A denúncia foi realizada pela empresa de segurança Psafe ao site especializado TechTudo mas a ameaça promete não ficar por aqui.

Os especialistas revelaram que o novo esquema fraudulento a circular no WhatsApp oferece aos utilizadores a possibilidade de mudar a cor da aplicação. Quem acreditar nesta possibilidade e quiser mesmo colocar o tradicional verde de parte é levado a clicar num link que transporta o utilizador para uma nova página onde se pode ler que a mudança está disponível para os sistemas operativos móveis mais utilizados e que basta clicar no botão ‘Ativar Agora’ para dar início à mudança.

Antes de o fazer, porém, o utilizador tem de partilhar a mesma mensagem com dez amigos ou cinco grupos. Cumprido este passo, é, por fim, dada a possibilidade ao utilizador de mudar as cores do WhatsApp através da instalação de aplicações de fontes desconhecidas e que podem conter vírus.

Apesar de já ter afetado um milhão de utilizadores só no Brasil, ainda se desconhecem casos destes em Portugal. É, no entanto, importante que os utilizadores portugueses se mantenham atentos a esta nova ameaça do WhatsApp. Mais vale prevenir do que remediar, certo?

Os esquemas fraudulentos não são uma novidade no WhatsApp. Recentemente, também surgiram várias notícias onde se denunciava um novo esquema que notificava os utilizadores para a realização de um pagamento. Se não o fizessem, a aplicação iria deixar de funcionar.


Veja também: