PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Mais Quiosques da Saúde em Lisboa e no Porto

Lisboa vai ter mais Quiosques da Saúde, mas o projeto quer também chegar ao Porto.

Mais Quiosques da Saúde em Lisboa e no Porto
Projeto terá novos equipamentos em Lisboa e quer chegar ao Porto

O projeto Quiosque da Saúde, destinado a "idosos sem médico de família ou com acesso dificultado aos serviços de saúde", terá novos equipamentos em Lisboa, onde já existem duas unidades. A Associação Conversa Amiga (ACA), responsável pelo conceito, pretende também incluir a cidade do Porto no projeto.

Duarte Paiva, presidente da ACA, anunciou que começará em setembro a expansão da rede de Quiosques da Saúde, através da instalação de um equipamento na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa. As juntas de freguesia de Alvalade e da Misericórdia, também em Lisboa, "mostraram interesse" em acolher o Quiosque da Saúde, acrescentou o presidente da associação, estando ainda em análise as propostas.

Perante o interesse de algumas organizações locais, está em estudo uma possível localização de um equipamento no Porto.

O projeto Quiosque da Saúde teve início em novembro 2014, na zona de Olaias, em Lisboa, com a instalação de um equipamento e foi crescendo com a criação de uma banca na freguesia de Pegões, no concelho do Montijo (Setúbal), em novembro de 2015, e com a colocação de um equipamento na freguesia lisboeta de Alcântara, no final de janeiro deste ano.

Foram contabilizados os dados até 16 de junho e estes três equipamentos proporcionaram um total de 2.106 consultas. Os serviços prestados por estas unidades vão desde tratamentos de enfermagem, a avaliação de tensão arterial, colesterol e glicemia, bem como a conversa terapêutica.

O custo de implementação deste equipamento ronda os 10 mil euros, ficando as juntas de freguesia responsáveis por 40%. Os restantes 60% são suportados pela associação, através das parcerias estabelecidas, nomeadamente com a Fundação PT e a Tecnifar, e com a contribuição dos utentes.

Veja também: