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10 Qualidades que lhe podem valer um emprego

Conheça algumas das qualidades mais procuradas pelos recrutadores e que lhe podem garantir um emprego.

10 Qualidades que lhe podem valer um emprego
Num processo de recrutamento, o candidato tem apenas um objetivo: agradar ao recrutador.

O que procuram os recrutadores? Um bom Curriculum Vitae (CV), experiência profissional ou competências técnicas adequadas, por exemplo. Mas não só! Há um conjunto de qualidades muito valorizadas pelos recrutadores


10 Qualidades que fazem a diferença

A realidade do mercado laboral tem vindo a mudar ao longo dos anos e a evoluir ao “sabor” das necessidades das empresas. E longe vai o tempo em que apenas um bom CV servia de base para a análise do perfil dos candidatos. As qualidades ou valores dos candidatos são também alvo de avaliação por parte dos recrutadores e podem fazer a diferença na hora da seleção.

Saiba quais são algumas das qualidades mais valorizadas (e procuradas!) pelos recrutadores.

1. Competência

A competência é certamente uma das qualidades mais desejadas pelos recrutadores e será – irremediavelmente – importante no seu sucesso profissional. Dito de outra forma, o nível de competência de um profissional dita tudo o que acontece na sua carreira profissional (para bem e para o mal – caso o profissional não revele esta característica). Porque valorizam tanto os recrutadores a competência? Fácil. Atualmente, no mundo laboral tudo acontece a “mil à hora” e os recrutadores esperam ver o seu tempo otimizado e para que isso aconteça nada melhor que contar com bons profissionais capazes de estabelecer prioridades e de desempenharem as suas funções com zelo e autonomia.

2. Ambição

Um pouco de ambição (desde que não seja desmedida) nunca fez mal a ninguém. Qualquer recrutador procura colaborares ambiciosos e capazes de enfrentarem desafios e resolver problemas. No fundo, a ambição na dose certa funciona como um estímulo para profissionais que procuram sempre evoluir em termos profissionais.

3. Capacidade de adaptação

O mercado de trabalho está em constante evolução e por esta razão é normal que no leque de qualidades mais procuradas pelos recrutadores esteja a capacidade de adaptação. Profissionais que revelem esta característica estão no bom caminho para garantirem um emprego, uma vez que encaram a mudança com “bons olhos” e estão preparados para lidar com as situações mais inesperadas.

4. Confiança

Aos olhos dos recrutadores, é importante que um candidato demonstre estar confiante nas suas competências e capacidades enquanto profissional. Desta forma, não só se sente mais seguro em levar a cabo as suas funções, mas também e transmitir confiança a quem o rodeia.

5. Orientado para alcançar objetivos

Atualmente os objetivos fazem parte da realidade de qualquer empresa, área ou atividade. E, por isso mesmo, não será de estranhar que os empregadores procurem colaboradores capazes focados nos objetivos e que sejam capazes de (em simultâneo) manterem bons níveis de motivação.

6. Capacidade de trabalho em equipa

Poucas ou nenhumas profissões se fazem de um único profissional. Em ambiente empresarial, todos os profissionais requerem a capacidade de trabalho em equipa e de cooperação entre colegas. Por isso, uma das questões mais frequentes nas entrevistas de emprego serve para tentar perceber qual a sua orientação.

7. Proatividade

Entenda-se por proatividade a capacidade de tomar a iniciativa, de antecipar as necessidades da empresa, de levar a cabo ações ou tarefas sem que seja solicitado ou de procurar respostas para problemas existentes (e claro de assumir a responsabilidade pelos seus atos). Esta qualidade revela motivação e interesse, algo que todos os empregadores esperam dos seus colaboradores.

8. Humildade

Fica sempre bem. Uma boa dose de humildade revela a predisposição dos profissionais para aprender e a adaptar-se ao ambiente em que estão inseridos. 

9. Capacidade de argumentação

Nenhum recrutador espera selecionar um profissional que diga que sim a tudo sem qualquer objeção, nem tão pouco um que opte por discordar constantemente sem justificação. Em ambiente laboral a discussão de ideias é saudável e por isso mesmo, a capacidade de argumentação surge como uma qualidade valorizada pelos recrutadores. É suposto que concorde ou discorde, mas que justifique a sua posição. Um profissional que argumenta e defende a sua posição revela interesse e vontade de contribuir para o bom desempenho da empresa. Mas atenção. Argumentar sim, mas com cordialidade e capacidade de reconhecer quando se deve parar.

10. Lealdade

Todos os empregadores esperam recrutar profissionais capazes de se comprometerem com a empresa, com a função ou cargo e com a equipa que o rodeia; alguém capaz de “vestir a camisola” e lutar pela empresa.


Qualidades para que vos quero!

Um processo de recrutamento pode ser comparado a uma “dança a dois ritmos”. Que é como quem diz: num lado está o candidato que tem expectativas de conseguir um emprego e do outro o recrutador que sabe exatamente o que espera encontrar num candidato ou que constitui – aos seus olhos – um candidato ideal. Mas não é novidade (ou não deveria) que a preparação é fundamental para o seu sucesso num processo de recrutamento. Cada empresa e cada recrutador valorizará um conjunto de qualidades específicas para selecionarem os seus colaboradores. Por isso nada melhor que fazer o trabalho de casa e assegurar-se que conquista os seus recrutadores.

As qualidades já as tem, agora só tem que as mostrar. Vai ver lhe vão garantir um emprego.


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