As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

7 alimentos que pode cozinhar diretamente do congelador

Com toda a agitação do dia-a-dia, é bom saber que alguns alimentos podem ser cozinhados diretamente saídos do congelador: saiba quais.

7 alimentos que pode cozinhar diretamente do congelador
7 coisas que não precisam de descongelar

As receitas que contemplam alimentos saídos diretamente do congelador são uma mais valia para as famílias com rotinas super ocupadas dos nossos tempos. Nem sempre nos lembramos de retirar do congelador alguns alimentos ou sequer de pensar no que irmos fazer para o jantar. Para essas alturas é bom saber que há alimentos que podem ser cozinhados sem precisarem de ser descongelados.


Do congelador para a panela: ideias práticas


1. Bacon

Se optar por congelar fatias de bacon que possam ser separadas facilmente, este alimento pode ser cozinhado diretamente do congelador. Isto acontece porque o bacon tem tanta gordura que rapidamente descongela e começa a ser cozinhado.



2. Fruta

Vários tipos de fruta são passíveis de ser congelados para que possam, depois, serem cozinhados diretamente do congelador. As frutas congeladas são excelentes para usar em granizados ou gelados, mas também podem ser usadas para a confeção de compotas e mesmo de bolos.



3. Legumes e vegetais

Os vegetais e alguns legumes são normalmente congelados quando estão muito frescos e por isso conservam todas as suas excelentes qualidades. Além de poderem ser usados congelados para fazer sopa, podem também ser salteados para juntar a uma massa, por exemplo, sem precisar de tempo para descongelar, pois cozinharão rapidamente mesmo assim.



4. Rissóis

Os rissóis são excelentes para ter no congelador e usá-los naqueles dias em que não sabe o que há-de cozinhar. Se gosta de fazer os seus próprios rissóis, saiba que os pode também congelar e que até fritam melhor quando congelados, pois não corre tanto risco de desfazer a massa.



5. Massa fresca

As massas italianas do estilo do ravioli podem ser preparadas antecipadamente e depois congeladas. Quando as quiser cozinhar, basta retirá-las do congelador diretamente para uma panela com água a ferver.



6. Arroz cozinhado

Sempre que sobra arroz numa refeição, opte por congelá-lo pois ele será excelente para fazer arroz frito. Aliás, ele é ideal para saltear num wok ou mesmo numa frigideira! Junte pedaços de carne e alguns vegetais e terá uma refeição deliciosa e muito rápida.



7. Peixe

Os filetes de pescada, por exemplo, não precisam de ser descongelados. Basta passá-los por água e secá-los. Podem demorar um pouco mais a cozinhar, mas ficarão igualmente saborosos. Assim, já não tem desculpas para cozinhar poucas vezes peixe.

Tendo em conta estes sete alimentos que pode cozinhar diretamente do congelador, a tarefa de planear as suas refeições torna-se muito mais simples. Se não tinha pensado no que fazer para o jantar, vá ao congelador e faça uma refeição rápida e deliciosa.

Veja também: