AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Ano sabático: o que saber?

O ano sabático está na moda. Descubra o que é e veja também as nossas melhores dicas para tirar partido do gap year.

Ano sabático: o que saber?
O que é, vantagens, desvantagens e ainda dicas úteis

Numa altura em que muito se fala das dificuldades do mercado de trabalho, o conceito de ano sabático ganha também cada vez mais destaque. Ainda que o conceito seja muito comum noutros países, em Portugal ainda está muito limitado ao meio académico. Mas se pensa que o ano sabático é comum apenas entre professores universitários, saiba que – à semelhança do que já há muito acontece noutros países – a tendência (em claro crescimento) já se alargou a outras camadas.

Jovens estudantes (a terminar o ensino secundário ou os estudos universitários) ou profissionais no ativo, são muitos aqueles que optam por tirar um ano para pensar nas suas opções. A ideia é ótima para quem está cansado ou desanimado com o seu trabalho atual e quer tentar encontrar o rumo certo para a sua carreira ou para quem ainda não decidiu qual a carreira a seguir, por exemplo.
 

O que é o ano sabático?

A expressão ano sabático deriva da palavra hebraica shabat, que significa repouso e que define o período compreendido entre a sexta-feira e o sábado, comum nas comunidades judaicas e destinado ao descanso religioso, durante o qual não deve ser realizada qualquer atividade, com vista a melhorar a produtividade. Na antiguidade, celebrava-se o ano sabático, de sete em sete anos, e tratava-se do período de repouso para as pessoas e para a terra e, por isso, durante esse tempo não se semeavam, nem colhiam produtos.

  Apesar da sua origem religiosa, o conceito foi mais tarde – durante o século XIX – introduzido nas universidades americanas, com a designação de licença sabática, atribuída aos professores para que estes pudessem “reciclar” os seus conhecimentos (razão pela qual o termo ano sabático aparece frequentemente assocado ao meio académico).
No entanto, já durante os anos 50, o conceito foi também alargado a (pelo menos algumas) empresas, que passaram permitir que os seus colaboradores suspendam a sua atividade para se focarem em algo do seu interesse (seja formação ou lazer) para melhorar a sua produtividade, motivação ou criatividade.   

A ideia do ano sabático é muito simples. Durante um ano (como a expressão indica), jovens e profissionais vão analisar as suas escolhas. Há quem estude, quem viaje, quem trabalhe (numa tentativa de descobrir a sua vocação profissional) ou quem realize projetos pessoais.

 

Vantagens vs desvantagens

Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens. Comecemos pelas primeiras.

Entre as principais vantagens do ano sabático destacam-se o desenvolvimento de certas capacidades (como a adaptação a diferentes meios ou culturas, por exemplo), a aquisição de conhecimentos e experiências (de vida e/ou profissionais), as relações criadas durante esse período ou o sentimento de realização pessoal.

Já entre as desvantagens está o peso financeiro que este ano sabático acarreta ou o facto de poder ficar “para trás” em termos profissionais.

 

Como fazer?

Independentemente das razões que motivam o seu ano sabático é importante que pense e repense muito bem a sua decisão de fazer esta pausa e, acima de tudo, que se organize para que isso possa acontecer.

Repare. Não basta dizer que vai tirar um ano sabático, há que o preparar, principalmente no caso de estar já a trabalhar e ter família constituída. Um dos aspetos práticos mais relevantes é a questão financeira. Antes de iniciar o seu ano sabático deve “amealhar”  dinheiro suficiente para suportar todas as despesas durante o seu ano sabático. Mas não só. Caso seja trabalhador deve, antes de tomar a decisão, informar-se sobre a política da sua empresa relativamente a licenças sem vencimento e manutenção do seu posto de trabalho para assegurar que quando regressar tem um emprego à sua espera. E claro, se está apensar viajar é bom que se organize e trate de todos os preparativos necessários à sua “aventura”.

Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>

Onde encontrar?

O que não falta são opções de programas de intercâmbio dos quais pode usufruir durante o seu ano sabático. A titulo de exemplo, pode encontrar informações e sugestões de atividades para o ano sabático em:
  1. www.gap-year.com
  2. www.ef.edu.pt
  3. www.vidaedu.com
  4. www.yearoutgroup.org
  5. www.gapyear.pt
E então? Decidido a tirar um ano sabático? Quais são os seus planos? 


Veja também: