PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Arteriosclerose: a doença das artérias

A arteriosclerose é um condição clínica que endurece e estreita as nossas artérias.

Arteriosclerose: a doença das artérias
Existem vários tipos da doença

A arterioesclerose não é mais do que um processo que acontece quando as artérias que transportam o oxigênio e os nutrientes necessários ao funcionamento do nosso organismos desde o coração para o resto do corpo ficam duras e estreitas. E o que é que isto implica exatamente? Isto faz com que seja posto em causa o fluxo de sangue.

Em situações normais, as nossas artérias são flexíveis para permitir uma boa passagem do sangue. Com o passar do tempo elas tendem a endurecer. Se associarmos a arteriosclerose, o processo torna-se ainda mais rápido. Regra geral, este problema está muito associado, por isso, ao fator envelhecimento.

 

Tipos de arteriosclerose

São vários os tipo de arterioesclerose e são também várias as suas formas de manifestação e artérias afetadas.


Aterosclerose

A aterosclerose é uma variação da arteriosclerose, afetando as artérias de forma um pouco diferente. Nestes casos, a gordura e o colesterol  têm o efeito de endurecimento e estreitamento das artérias e pode afetar qualque área do corpo. As áreas mais problemáticas são o coração e os rins.


Doença arterial coronariana

Tal como o nome indica, este tipo de arteriosclerose afeta as artérias do coração. Ao endurecerem, os vasos não conseguem fornecer adequadamente os níveis de oxigénios necessários ao coração.


Doença da artéria carótida

A carótida situa-se no nosso pescoço e é também aí que se situam as artérias afetadas pela doença da artéria carótica. Esta artéria é responsável pelo envio de sangue para o cérebro, função essa que pode ficar comprometida pela falta de circulação e acumulação de placas. Isto leva a uma redução dos níveis de oxigénio no cérebro e pode causar graves lesões.


Doença arterial periférica

A doença arterial periférica atinge as extremidades do corpo. Pernas e braços são os principais afetados, que com o endurecimento das artérias nestas zonas, podem surgir grandes problemas de circulação.


Doença renal

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem dos resíduos que entram no nosso corpo para o seu bom funcionamento. Quando os rins deixam de conseguir filtrar adequadamente, esses resíduos podem acumular-se nas artérias renais, que se tornam mais duras e “entupidas” e gerando a doença renal.


Causas

Podem não ser chamados propriamente de causas, mas existem, de facto, alguns fatores de risco para o aparecimento de arteriosclerose. Além do já referido envelhecimento, outros dos factores a ter em conta são:

  • Fumadores
  • Colesterol elevado
  • Pressão arterial elevada
  • Excesso de peso ou obesidade
  • Falta de atividade física
  • Alimentação desregrada e pobre em nutrientes
  • Antecedentes familiares


Sintomas

A arteriosclerose é uma doença que apenas se manifesta numa fase muito avançada. O que geralmente acontece é que apenas existe manifestação quando as artérias estão tão estreitas ao ponto de poder afetar um órgão do corpo.

Assim que começam a surgir os sintomas, os principais são:

  • Dores no peito
  • Cansaço
  • Sensação de confusão mental
  • Pernas cansadas ou doridas

Importante ter em conta também que caso tenha sintomas de um acidente vascular cerebral ou de um ataque cardíaco, os mesmos podem ter sido causados pela arteriosclerose.

Veja também: