Aula Aberta: 4 semanas de aulas gratuitas para todos na Universidade

E se fosse possível experimentar o ensino superior e não pagar nada por isso? A iniciativa Aula Aberta já abriu inscrições para 4 semanas gratuitas.

Aula Aberta: 4 semanas de aulas gratuitas para todos na Universidade
Ensino superior de topo e democrático e em qualquer lado

Já se pode inscrever na Universidade Aberta (UAb) e experimentar o curso dos seus sonhos sem pagar nada por isso. A iniciativa Aula Aberta vai oferecer 4 semanas de aulas gratuitas na universidade, através da sua plataforma de e-learning – e as inscrições já estão a decorrer. Os temas e programas? São mais do que muitos.

Os tempos mudaram e, com eles, mudaram os jovens, os adultos e o mundo. Num universo cada vez mais interativo e acelerado, as tecnologias ganharam espaço e alteraram as rotinas – numa constante evolução em busca de satisfazer o utilizador e facilitar a sua vida. Com tantas mudanças, parece claro que a educação também se alterou e que, hoje, há um leque de ofertas adaptado a cada necessidade e objetivo – pessoal, académico e profissional.

Se quer frequentar o ensino superior, mas ainda não decidiu qual o modelo académico a escolher, ou se precisa de ajustar este desejo à sua vida pessoal, que tal conhecer mais sobre o ensino universitário à distância? Neste artigo, esclarecemos tudo o que precisa de saber e damos uma dica: experimente os cursos disponíveis na Aula Aberta. Esta é uma forma simples e eficaz de conhecer mais sobre o modelo de ensino que vamos falar.

Aula Aberta: o que é e a quem se destina?

aula-aberta

A Universidade Aberta  está a promover a democratização no ensino. Desde o início de março estão a decorrer as inscrições para os programas e cursos da iniciativa Aula Aberta, que nasce para permitir que todos os interessados experimentem a plataforma e-learning da universidade. São quatro semanas de aulas completamente gratuitas e os temas são diversos. Se quer conhecer o ensino à distância, aprender mais ou aprofundar conhecimentos numa área específica, vai gostar de descobrir esta oportunidade.

Ao longo deste mês, os alunos vão poder explorar os recursos multimedia e participar nas atividades propostas pela universidade, que pretende fazer deste espaço uma oportunidade de partilha com a comunidade. Os cursos gratuitos vão-se focar nos temas e recursos trabalhados nas licenciaturas da instituição.

Aulas disponíveis

Os interessados vão encontrar na lista de programas disponíveis alguns destaques, como “Introdução à Informática”, “Caminhos para a gestão moderna”, “Europa, presente, futuro (Os Estudos Europeus na UAb)”, e “O ambiente já não está na moda?”. Após a conclusão do curso, todos os alunos recebem o comprovativo de participação – que é um excelente bónus no currículo – e podem candidatar-se aos cursos da universidade com a oferta do valor da inscrição.

A iniciativa da Universidade Aberta quer dar a conhecer este formato de ensino à distância e promover o modelo – que já foi distinguido na Europa. O mais importante a reter é que a Aula Aberta traz a oportunidade de conhecer um uma nova forma de frequentar o curso superior: inovadora, atual e que se destaca por ajustar-se à vida dos estudantes.

Afinal, é possível fazer um curso superior assistindo às aulas onde e como quiser – para isso, basta ter um computador ou tablet, um e-mail ativo e o acesso à internet. Já não há desculpas para adiar o sonho da faculdade. Visite o site da Universidade Aberta, conheça os programas de 4 semanas gratuitos e inscreva-se.

Universidade Aberta: como funciona a universidade à distância?

universidade-aberta

O e-learning conquistou o mundo e é certo que o modelo de ensino veio para ficar. Prova disto é o crescimento da Universidade Aberta, que é a única instituição do setor público a oferecer ensino superior à distância. Em todo o mundo, este formato de ensino está a atrair estudantes que procuram uma especialização credível e ajustada às suas necessidades e objetivos individuais.

Em Portugal, o modelo está a ganhar espaço e já conquistou milhares de adeptos. O resultado? Profissionais formados com a mesma qualidade do ensino formal e presencial. Pesquisas internacionais já dão conta de que o ensino à distância forma licenciados, mestres e doutores com os mesmos resultados – e, por vezes, alguns estudos apontam os benefícios como superiores.

Se pensa que a universidade, quando feita à distância, resume-se a video-aulas, engana-se. O processo, a carga horária e os materiais didáticos devem, por lei, ser equivalentes. Para além disso, os estudantes contam com uma rede de pólos de apoio espalhados pelo país e os exames devem ser realizados em regime presencial.

Sobre a Universidade Aberta

Sabia que a Universidade Aberta já existe em Portugal desde 1988, tendo já formado mais de 32 mil alunos? E que esta é a única instituição do tipo no setor público? E se lhe dissermos que o aluno – até – pode fazer um intercâmbio através do Erasmus? Sim, e tudo isso com a vantagem de estar a frequentar um curso superior que conta com as mais recentes e avançadas tendências de ensino e ferramentas tecnológicas.

Na Universidade Aberta, a única forma de estudar é em qualquer lugar e a qualquer hora. Se o seu objetivo é ter uma formação superior (licenciatura, mestrado e/ou doutoramento), mas não encontrou um programa que se adapte a sua vida, esta é uma opção a ter em conta. Conheça o e-learning e descubra porque ele veio revolucionar o ensino moderno.

A Universidade Aberta na Europa

A UAb é hoje uma instituição europeia de referência e o seu Modelo Pedagógico Virtual® já foi distinguido internacionalmente. Em 2010, recebeu o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning, com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). Ainda no mesmo ano, um painel de especialistas internacionais e independentes referenciou a Universidade Aberta como a instituição mais qualificada para o ensino em regime de e-learning em Portugal.

Em 2011, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E). Mais recentemente, em 2016, a mesma fundação distinguiu a Universidade Aberta com 4 Estrelas no 2º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E).

Preparado para dar o próximo passo? Conheça mais sobre a iniciativa Aula Aberta e experimente uma nova forma de fazer a universidade.

Veja também: