6 dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

Com as nossas dicas consegue aumentar a durabilidade dos pneus de modo significativo, o que o ajuda a poupar e a manter-se seguro.

6 dicas para aumentar a durabilidade dos pneus
Saiba como o pode fazer.

A carteira de qualquer automobilista sofre quando chega a altura de comprar pneus novos, e se não tiver cuidado vai torturar a sua conta bancária. É possível aumentar a durabilidade dos pneus, e neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para o poder fazer, de modo a que possa poupar dinheiro apenas ao ter alguns cuidados.
 

6 dicas para fazer os pneus durarem mais

 

1. Verifique a pressão regularmente

A pressão dos pneus ajuda a mantê-los em bom estado, pois evita o desgaste em zonas específicas. Se ganhar o hábito de verificar a pressão pelo menos uma vez por mês, pode com facilidade aumentar a durabilidade dos pneus. Assim não só poupa dinheiro, como se mantém seguro na estrada.

 

2. Rode os pneus a cada 10.000 km

Se colocar os pneus de trás à frente, e vice-versa a cada 10.000 km vai conseguir fazer com que o desgaste seja distribuído de modo homogéneo, o que o ajudará a evitar comprar pneus novos para colocar atrás [http://www.e-konomista.pt/artigo/pneus-novos-atras-ou-a-frente/].

Ao cruzar os pneus, não se esqueça de alinhar a direção e equilibrar as rodas, pois assim está também a manter o desgaste homogéneo, o que ajuda a longo prazo.

 

3. Pratique uma condução defensiva

Conduzir à rally não é boa ideia se quer manter a carteira recheada. Curvas a alta velocidade, acelerações bruscas e fazer drift são formas de maltratar os pneus, o que promove o seu desgaste. Para aumentar a durabilidade dos pneus, precisa apenas de se manter seguro ao conduzir defensivamente.

 

4. Evite obstáculos e buracos na estrada

Todos sabemos que andar com o carro pelo meio de obstáculos e buracos não é boa ideia, mas alguns podem mesmo forçá-lo a reparar pneus danificados se for contra eles.

Se se deparar com um obstáculo à última da hora, é mais seguro passar por cima do que desviar-se bruscamente.

 

5. Substitua as válvulas

A rotação dos pneus exerce muita pressão sobre as válvulas, que ajudam a manter a pressão dos mesmos correta, e de modo a aumentar a durabilidade dos pneus não é má ideia substituí-las de vez em quando – apesar de estas serem duradouras.

 

6. Não sobrecarregue os pneus

Pode parecer uma excelente ideia empilhar coisas no carro em vez de fazer duas viagens, mas pode vira meter-se em despesas. Siga as recomendações de carga máxima dos pneus, de modo a evitar que estes sobreaqueçam ou fiquem danificados.
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online - Proteja o seu carro de más surpresas >>
Veja também: