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Marvin Tortas
Marvin Tortas
06 Nov, 2020 - 15:54

Os travões do carro chiam? Saiba como acabar com o ruído

Marvin Tortas

Apesar de ser algo comum, o som de travões a chiar pode tornar-se algo embaraçoso. Conheça as possíveis causas do problema e as soluções.

mecanico a mudar as pastilhas de travão de um carro

Quando os travões do carro chiam e está no pára-arranca do trânsito, ou numa estrada de montanha onde precisa fazer uso recorrente da travagem, pode tornar-se numa situação incomodativa, irritante e até algo embaraçosa.

No entanto, descanse, mesmo que façam barulho, os travões do carro chiarem não vão fazer com que o carro perca capacidade de travagem.

Não importa qual seja o modelo do automóvel, todos eles têm travões que funcionam sob o mesmo mecanismo, e todos eles estão sujeitos a desgaste, sendo que mais tarde ou mais cedo, se não forem alvo de manutenção e inspeção periódicos, acabarão por chiar.

Na verdade, em alguns modelos de automóveis (como os Porsche ou os Ferrari), o facto de os discos de travão serem carbocerámicos são mais propícios a estes ruídos quando acionada a travagem. É que este tipo de discos necessita estar dentro de uma determinada janela de temperatura para serem mais eficientes, e como tal, travarem melhor. Estando “a frio”, são muito propícios a fazerem este “chiar”.

Como vê, pode não ser nada de anormal. Mas ainda assim, saiba quais os motivos que podem levar a este barulho (por vezes) irritante, e que opções tem para poder solucionar este pequeno problema. Felizmente, por norma, não se trata de nada complexo nem dispendioso.

Os travões do carro chiam. E agora, o que faço?

disco de travão

Para melhor compreendermos o porquê do barulho, e de onde provém, é importante percebermos como é que funcionam os travões de um carro.

Nos carros atuais, os travões são acionados através de um sistema hidráulico que comprime umas pastilhas sob um disco, que gira à velocidade das rodas do carro, transformando a energia cinética em energia térmica através do atrito. Daí, devido às altas temperaturas e às forças de atrito enormes a que os travões são sujeitos, estes elementos são alvo de um desgaste muito rápido.

Ao contrário dos carros mais antigos, nos quais eram utilizados químicos cancerígenos, como o amianto, por exemplo, os calços atuais são feitos sobretudo de materiais mais abrasivos como o grafite e pó de ferro fundido, para garantir mais segurança na hora de travagem.

Mas sendo mais abrasivos, isso significa que têm um desgaste mais rápido. Por isso, é importante verificar de quando em vez o estado dos seus travões para evitar que façam barulho.

Estes são então os motivos que podem levar os travões do carro a chiar.

1. Pastilhas de travão gastas

Este é o motivo mais comum quando os travões do carro chiam. Os novos calços têm um pequeno objeto de metal saliente que, quando a pastilha tem apenas entre 2 a 3mm de grafite, esse objeto começa a tocar no disco, fazendo esse som para o avisar que as pastilhas estão a ficar gastas e será uma boa solução trocá-las. Nestes casos, deverá mudar as pastilhas dos travões e o seu problema fica solucionado.

2. Discos de travão gastos

Os discos vão-se desgastando por causa da fricção entre as pastilhas e o disco. O atrito causado pode criar uma superfície irregular que faz os travões chiar. Pode tentar retirar o disco do seu carro e lixar a superfície com recurso a uma lixa de metal ou a ferramentas próprias.

Se o barulho desaparecer, estará solucionado o seu problema, mas será apenas uma solução provisória. Quando isto acontecer, pondere mudar os discos do seu carro num futuro próximo.

3. Sujidade entre as pastilhas de travão e o disco

Os travões do carro chiam. Pode ser terra, sal, pedras… Basicamente qualquer elemento que seja suficientemente pequeno e capaz de se intrometer entre o seu disco e as pastilhas de travão. Vai causar atrito, danificando o disco e as pastilhas, e fará barulho de cada vez que utilizar os travões. Discos e pastilhas de menor qualidade estão mais sujeitas a serem afetadas pelos elementos da estrada.

Caso tenha um compressor de ar em casa, pode tentar retirar a roda do seu automóvel e tentar soprar toda a zona de travagem.

Se desconfiar que esta possa ser a causa do problema e não conseguir solucionar desta forma, faça uma visita ao seu mecânico e peça para desmontar o sistema de travagem e limpar com uma escova os discos, as pastilhas e as pinças, para remover toda a sujidade.

Caixa manual
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4. Ferrugem

Os travões, devido à amplitude térmica a que trabalham e a estarem expostos a todo o tipo de condições atmosféricas, são bastante propícios a ficarem enferrujados, sobretudo se viver numa zona mais perto do mar e deixar o seu carro parado por longos períodos de tempo.

A ferrugem também será um elemento perturbador que causa atrito e fará com que a superfície de contacto entre os calços e o disco não seja uniforme, provocando um ruído irritante.

Se se aperceber de que a ferrugem está a corroer o metal do disco, este deverá ser mudado o mais rapidamente possível para garantir a sua segurança.

5. Pinças de travão gastas

Os suportes das pinças que seguram os calços dos seus travões são compostas por muitas partes móveis, que garantem uma máxima eficiência na travagem, independentemente da velocidade a que vá ou da direção da roda, e que se ajustam automaticamente ao disco à medida que o calço for ficando gasto.

Sendo um elemento móvel, que garante o normal curso das pastilhas de travão, é normal que ressinta mais a fadiga do uso e fique danificado com alguma facilidade. É um componente barato e fácil de mudar.

As melhores pastilhas de travão trazem estas pinças para que sejam mudadas sempre que muda as pastilhas. É um elemento que deve ter em consideração sempre que escolher um novo jogo de calços. Portanto, neste caso, deverá mudar as pinças de travão.

6. Discos de travão torcidos

Os seus discos de travão podem estar empenados e a girar numa trajetória elíptica. Isto pode dever-se a pequenos toques dados com a roda em passeios, passar com o carro sobre buracos, ou até mesmo ferrugem na parte metálica que faz a conexão entre o eixo do carro e o disco de travão.

O facto de o disco não girar de forma perfeita e sem irregularidades faz com que toque noutras partes metálicas, causando o irritante som.

Neste caso, deverá visitar o mecânico para corrigir o curso dos discos, ou então, substituir por um conjunto novo.

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