Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
16 Set, 2020 - 08:00

Abasteceu com o combustível errado? Saiba o que deve fazer

André Freitas

Enganou-se e colocou o combustível errado no seu carro? Fique a saber quais os riscos deste engano e como resolver a situação.

Pistolas de combustível

Num dia rotineiro, decide reabastecer o seu automóvel e eis senão quando se dá conta que abasteceu com o combustível errado. Nesta situação, é pertinente saber exatamente o que deve fazer para evitar danos maiores. Mas tranquilize-se: é mais comum do que pensa.

Abastecer com o combustível errado pode ser prejudicial para um automóvel, uma vez que o funcionamento do motor é semelhante ao de um coração humano e uma troca de combustível equivale, simbolicamente, à troca de um tipo de sangue.

E tal como alguns tipos de sangue permitem que receba transfusões de qualquer outro tipo, e outros apenas do mesmo tipo, num automóvel, colocar gasóleo no depósito de um veículo a gasolina é mais prejudicial do que colocar gasolina num veículo a diesel.

São muitas as indicações e sinalizações presentes no veículo e nos próprios postos de abastecimento sobre as diferenças nos combustíveis. Aliás, até as próprias agulhetas já têm tamanhos diferentes. Mas quer por descuido do condutor, quer por engano do responsável pelo abastecimento do veículo, este tipo de problemática é passível de acontecer a qualquer um, sendo este um dos principais motivos para avarias nos automóveis.

Se procura respostas a esta questão de forma a evitar, em tempo útil, maiores prejuízos, siga as nossas recomendações.

Se Abasteceu com o combustível errado, Estes são os procedimentos a tomar

abastecer combustível

Se abasteceu o seu veículo com o combustível errado, é ideal que saiba como agir e poder fazê-lo com eficácia e rapidez.

Há 2 cenários possíveis para este acontecimento:

  1. Apercebe-se do erro mas não liga o carro;
  2. Não se apercebe do erro e liga o carro.

Para cada uma destas situações há comportamentos / formas de reagir. Vamos então analisar.

1. Abasteceu com combustível errado mas não ligou o carro

Caso se tenha apercebido antes de ligar o carro e seguir marcha, ótimo. Esta é a situação ideal.

Como tal, caso se tenha apercebido, a primeira recomendação é: nunca acione a ignição do motor.

Se não ligar a ignição, o combustível errado ficará simplesmente no depósito. Este nunca chegará ao motor e nunca irá provocar eventuais danos que, no pior cenário, representarão custos avultados.

Se necessitar mover o carro, não ligue o motor. Tente deslocar o carro sem acionar a ignição. Se tal não for possível em segurança, deve então alertar os funcionários do posto de abastecimento para o sucedido e contactar a assistência em viagem, solicitando que o carro seja levado para uma oficina para retirar o combustível errado e garantir que o depósito fica totalmente limpo.

2. Abasteceu com combustível errado e ligou o carro

Se não se apercebeu antes de ligar o carro e seguir marcha, pare e desligue o veículo assim que se aperceber.

Iniciar marcha e o combustível ser puxado pela bomba injetora até ao motor pode provocar danos elevados no automóvel, e em alguns casos, estes podem ser irreversíveis.

Pode demorar muito pouco tempo até perceber que algo de errado se passa. Muitas vezes, o motor do carro falha ou até se desliga. 

O som emitido pelo próprio motor é diferente, pode ter problemas com a aceleração e pode haver um excesso de fumo a sair pelo cano de escape.  

O importante é imobilizar o veículo o mais rapidamente possível. Depois de detetar o equívoco deve solicitar o apoio dos serviços de assistência em viagem.

Sinais que podem indicar um abastecimento com combustível errado

  • Falhas na aceleração;
  • Falhas no motor;
  • Som emitido pelo motor diferente do normal;
  • Carro desligar-se;
  • Excesso de fumo.

Possíveis custos de reparação por abastecer com o combustível errado

melhores motores

Os custos da reparação dependem do número e custo dos componentes mecânicos danificados.

São vários os componentes que se podem danificar com este engano, tais como: motor, injetores, filtros, entre outros.

No entanto, em muitos casos, a limpeza do remoção do combustível e limpeza do depósito é suficiente porque os motores são resistentes. Mesmo assim, por vezes, podemos deparar-nos com reparações na ordem dos milhares de euros.

Se a limpeza do depósito for suficiente porque nenhum dos restantes componentes foi afetado, recomenda-se o abastecimento de combustível aditivado nas próximas vezes que se deslocar até a um posto de abastecimento.

Este gesto ajudará a manter a integridade e bom funcionamento das componentes mecânicas.

É mais grave abastecer gasóleo num carro a gasolina do que o contrário ou é mito?

Sim, como referido, a gravidade deste erro varia de acordo com o combustível utilizado pelo seu automóvel.

Dependendo do tipo de combustível do próprio veículo e do combustível que utilizou para o abastecer, os prejuízos podem ser mais, ou menos, elevados.

De seguida vamos ver as diferentes possibilidades e perceber quais as mais graves.

1. Colocar gasóleo num veículo a gasolina

O diâmetro da agulheta de abastecimento de gasóleo é, regra geral, maior do que o de gasolina. Isto ajuda a diminuir a probabilidade deste erro acontecer.

Contudo, colocar gasóleo num veículo a gasolina pode ser extremamente grave.

Se ligou a ignição, e mesmo que o combustível não tenha chegado ao motor, terá, muito provavelmente, que substituir os filtros e limpar as condutas de alimentação até aos injetores.

Se ligou o motor e seguiu marcha, tendo o combustível chegado ao motor, a avaria pode ser bastante severa, podendo até danificar todo o circuito de alimentação e, até, o motor.

2. Colocar gasolina num veículo a gasóleo

Uma vez que a gasolina é menos lubrificante que o gasóleo, é muito provável que sinta diferenças no comportamento do automóvel logo após percorrer alguns quilómetros.

Embora colocar gasolina num veículo a gasóleo possa ter menos consequências negativas que colocar gasóleo num veículo a gasolina, saiba que isto pode danificar ou reduzir a vida útil dos injetores e da bomba de injeção, podendo levar a reparações que chegam aos milhares de euros.

Como prevenir abastecimentos com combustível errado?

pessoa a abastecer diesel em carro

Os postos de abastecimento têm bastante sinalização, o que torna fácil identificar os diferentes tipos de combustíveis.

O próprio veículo tem também, na maioria das vezes, a indicação de qual o combustível recomendado pelo fabricante junto à entrada do depósito.

Assim, a melhor solução para evitar abastecer com o combustível errado é verificar qual o combustível recomendado pelo fabricante e, depois, verificar qual a agulheta correspondente no posto de abastecimento.

Veja também