10 benefícios da cerveja para a saúde

Os benefícios da cerveja para saúde passam pela prevenção de várias doenças como cancro, diabetes e Alzheimer.

10 benefícios da cerveja para a saúde
Esta bebida não só é popular como benéfica para a saúde

Beber cerveja é um ritual quase tão antigo como o tempo e é saudável. Por isso, é pertinente conhecer quais os benefícios da cerveja para a saúde.

Esta bebida terá sido criada nos tempos pré-históricos, sendo que os primeiros registos referentes a receitas de cerveja são placas de barro de povos da Babilónia, datando de 4300 AC. A cerveja tornou-se parte vital da história de outras civilizações históricas como os Incas, os Hebreus, Egípcios, etc, sendo que os Babilónios tornaram-se autênticos peritos, ao produzir cerveja em grande quantidade e ao inventar 20 variedades desta bebida. Hoje existem imensos tipos de cerveja, sendo a cerveja artesanal uma das alternativas mais populares do momento.

Produzida a partir da fermentação de cereais, a cerveja é talvez a bebida alcoólica mais antiga do mundo e a mais popular, sendo que atravessou milénios e continua a ser uma das bebidas mais consumidas nos dias correntes.

Versátil, por ser igualmente agradável de se beber numa esplanada, quando está calor, ou no interior de um bar, quando faz mais frio, esta bebida é benéfica para a saúde, quando ingerida de forma moderada. Fique a saber quais os benefícios da cerveja.

Os 10 benefícios da cerveja

1 – Prevenção de ataques cardíacos

Beber cerveja ajuda a evitar a ocorrência de ataques cardíacos. Pessoas que bebem cerveja moderadamente aumentam em cerca de 40% as hipóteses de evitar ataques cardíacos em relação a quem não consome esta bebida.

2 – Manter os rins saudáveis

Estudos finlandeses referem que a cerveja é a bebida alcoólica que mais ajuda ao melhor funcionamento dos rins, reduzindo o risco de criar pedras neste órgão. Estes estudos relatam que a água e o álcool presentes na cerveja aumentam o fluxo de urina e tornam o mesmo mais diluído, o que reduz o risco de aparecimento de pedras nos rins.

3 – Reduzir o risco de diabetes

De acordo com um estudo conduzido por investigadores de Harvard, homens de meia idade que bebem um ou dois copos de cerveja por dia podem ter o risco de contrair diabetes tipo 2 diminuído em 25%. Isto porque o álcool contido na cerveja aumenta a sensibilidade à insulina. Para além disto, a cerveja é uma boa fonte de fibra solúvel, que é uma substância que ajuda a controlar os níveis de açúcar.

beer table

4 – Evitar a doença de Alzheimer

A cerveja contém silício dietético, uma substância que protege o cérebro de efeitos nocivos resultantes da acumulação de alumínio no organismo. Esta acumulação é apontada como uma possível causa da doença de Alzheimer e outras condições que afetam as faculdades cognitivas e mentais.

5 – Fortalecer os ossos

Os elevados níveis de silício da cerveja também ajudam a fortalecer os ossos, ao contribuir para o aumento da densidade da estrutura óssea, ajudando a evitar doenças como a osteoporose.

6 – Tratar as insónias

Dormir bem é fundamental para uma vida saudável. A cerveja pode ajudar a combater as insónias graças a substâncias como riboflavina e o ácido nicotínico, que ajudam a promover um bom sono. A cerveja também estimula, ao nível do cérebro, a produção de dopamina, um componente presente em medicação que muitos médicos receitam a quem sofre de insónias.

7 – Diminuir probabilidades de sofrer um AVC

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o que ocorre quando aparecem coágulos que impedem a circulação de sangue e de oxigénio, do coração até ao cérebro. Ao beber quantidades moderadas diárias de cerveja, os AVC’s podem ser reduzidos em 50%, pois a cerveja torna as artérias mais flexíveis, o que permite uma melhor circulação sanguínea.

8 – Melhorar a digestão

As cervejas mais escuras (como a stout, por exemplo), contêm elevados níveis de fibra solúvel. A fibra é importante em qualquer dieta alimentar pois não só facilita a digestão, como também potencia um melhor funcionamento do trânsito intestinal.

dark beer

9 – Baixar o colesterol

A mesma fibra solúvel que ajuda com a digestão e o trânsito intestinal também é vantajosa para quem bebe cerveja moderadamente porque auxilia a baixar os níveis de colesterol.

10 – Prevenir o cancro

Um dos principais benefícios da cerveja. A cerveja tem um ingrediente antioxidante chamado xanthouhumol que, devido às suas propriedades anti oxidantes, é um elemento que tem capacidade para combater enzimas que provocam cancro. O consumo moderado desta bebida também evita uma reação química que pode levar ao aparecimento de cancro da próstata; no caso das mulheres, a cerveja ajuda na prevenção do cancro da mama.

Estudos reportam que no lúpulo, um dos ingredientes chave da cerveja, existem ácidos capazes de combater vários tipos de doenças e bactérias; os cientistas estão a estudar esta substância, de modo a extraí-la para se produzir fármacos que combatam o cancro através desta.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.