15 usos essenciais para o bicarbonato de sódio

Todos já conhecem a sua versatilidade e eficácia. No entanto, aqui vamos apresentar-lhe os 15 mais originais usos para o bicarbonato de sódio.

15 usos essenciais para o bicarbonato de sódio
Utilizações diferentes aplicadas à culinária, limpeza, higiene e saúde

São muitos os usos para o bicarbonato de sódio, sobretudo no que tem a ver com a culinária, onde a sua capacidade de libertar dióxido de carbono leva a que seja utilizado na padaria e pastelaria como agente levedante, bem como na produção de refrigerantes. No entanto, não é menos relevante a sua eficácia em produtos de limpeza, higiene pessoal e remédios caseiros, nomeadamente como antiácido.

Sabendo que muitas destas mezinhas são já do conhecimento público, o que assegura uma fama bastante considerável a este mineral, procuramos afastar-nos um pouco das mais comuns e populares. Assim, após uma ampla pesquisa, neste artigo tentamos apresentar-lhe 15 usos essenciais para o bicarbonato de sódio.
 

Bicarbonato de sódio: usos na cozinha e nas limpezas


1. Para eliminar a acidez de um prato de culinária – se o seu prato estiver a ficar um pouco ácido demais, talvez porque abusou do limão ou vinagre, não tema: basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio na panela quando estiver a cozinhar. Como tem propriedades antiácidas, esta substância reduz eficazmente o grau de acidez.

2. Para as latas de lixo e para o caixote dos gatos  se espalhar um pouco deste pó na areia ou no próprio caixote, vai reduzir consideravelmente o mau cheiro.

3. Para o colchão do bebé – se estiver a treinar a troca de fraldas e ocorrer um acidente, espalhe o bicarbonato sobre o local que está húmido, espere duas horas e limpe com o aspirador: o colchão fica seco e sem mau cheiro – o que não inviabiliza que tenha de o desinfetar.

4. Para manchas, nódoas e riscos – ponha um pouco de bicarbonato numa esponja húmida e esfregue delicadamente o sítio onde pretende retirar as manchas e nódoas, incluindo os riscos e rabiscos feitos por crianças.

5. Para maus cheiros em recipientes plásticos – se o recipiente plástico em que guardou a comida manteve o cheiro mesmo depois de lavado, passe uma esponja húmida com bicarbonato. Problema resolvido.

6. Para eliminar a cola dos rótulos – está a ver aquele frasco que você queria mesmo guardar, mas o rótulo ou etiqueta teimam em não sair? Por isso é que este deve ser um dos usos para o bicarbonato de sódio que mais contribuem para a nossa sanidade! Então, eis a solução para o problema: faça uma pasta o bicarbonato e óleo, aplique sobre o frasco e deixe agir durante meia hora; depois só tem de limpar com um pano seco.

7. Para repelir insetos - excelente repelente natural de insetos, basta deitar um pouco deste mineral nos locais onde costumam aparecer baratas e formigas, para de imediato se ver livre das pequenas pestes restejantes!

Também lhe pode interessar: 14 utilizações originais para o óleo de amêndoas doces



Na higiene pessoal e saúde também há lugar para o bicarbonato



8. Para acabar com o cheiro a chulé – faça pequenos saquinhos com duas colheres de bicarbonato e coloque-os dentro dos sapatos e sapatilhas durante a noite; de manhã retire estes elementos e confira se o cheiro já desapareceu. Nota: para dissipar quaisquer vestígios de bicarbonato deixe o calçado arejar bastante antes de o voltar a calçar – o mineral não deve entrar em contato com a pele, uma vez que pode causar irritações.

9. Para eliminar a oleosidade no cabelo misture uma colher de sopa do bicarbonato num copo com água e, quando estiver a tomar banho, esfregue no couro cabeludo. No final, remova com água abundante.

10. Para assegurar a brancura dos dentes e a saúde das gengivas – faça uma pasta com bicarbonato de sódio e algumas gotas de água e aplique na escova de dentes, passando depois suavemente pelos dentes e gengivas. Funcionando como abrasivo, o bicarbonato vai eliminar manchas e deixar os dentes mais claros, além de ajudar a minimizar a sensibilidade dentária.

11. Para minimizar o mau hálito ou úlceras na boca – três vezes ao dia, durante cinco minutos, faça gargarejos com bicarbonato de sódio. Trata-se de um desinfetante natural, pelo que as suas propriedades curativas vão aliviar os sintomas e manter a boca fresca mais tempo.

12. Para obter mãos macias e unhas sem fungos ou manchas – faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água morna e deixe mãos (ou pés, a propósito) de molho durante 5 a 10 minutos. As propriedades da mistura não só limpam profundamente as cutículas, eliminando vernizes e fungos, como asseguram uma suavidade ímpar à pele.

13. Para obter um desodorizante natural – se não lhe agrada recorrer a químicos para minimizar os efeitos do suor corporal, cá está a solução: misture bicarbonato de sódio com um pouco de água, forme uma pasta líquida e use-a como desodorizante.

14. Para minimizar os efeitos das picadas de mosquitos - a pasta formada por este mineral e água tem propriedades curativas nestas picadas, reduzindo a comichão.

15. Para atenuar e aliviar as queimaduras solares – adicione bicarbonato a uma bacia de água e mergulhe a parte afetada durante alguns minutos. Deixe secar naturalmente, colocando depois uma compressa por cima.

Sabemos que existem muitos mais usos para o bicarbonato de sódio, mas o que pretendemos aqui foi compilar aqueles que nos pareceram menos recorrentes no dia a dia. Esperamos que tenha gostado e que os considere bastante úteis.


Veja também: