Capota rígida ou de lona: qual a melhor opção?

Capota rígida ou de lona: eis a questão que assombra muitos automobilistas. Apesar de não termos uma resposta definitiva, ajudamo-lo a ver os prós e contras

Capota rígida ou de lona: qual a melhor opção?
Saiba qual a melhor para si.

No que toca a descapotáveis, existe um pequeno debate que separa vários automobilistas: a decisão entre capota rígida ou de lona, quando há impossibilidade de se ter as duas opções. O debate vai desde a segurança até à gestão de espaço, e a grande decisão acaba por variar de pessoa para pessoa.
 

Capota rígida

A grande vantagem de uma capota rígida é a segurança. A verdade é que entre capota rígida ou de lona, a rígida é um maior obstáculo para alguém com más intenções. Apesar de vivermos num país seguro, temos de ter tudo em conta.

Por outro lado, a capota rígida isola melhor o interior, o que ajuda a combater o frio e a humidade em dias de inverno. A capota de lona não significa que o condutor passará frio, mas não é da qualidade de uma rígida.

No entanto, entre capota rígida ou de lona, a rígida acaba por ser a mais cara na maior parte dos casos, o que significa que quem a quer ter terá de pagar um pouco mais apenas por isso, apesar de estas serem relativamente mais duradouras.

Uma das desvantagens da capota rígida é que, por vezes, ocupa demasiado espaço na mala, o que dificulta viagens em que é preciso transportar muita coisa.

 

Capota de lona

A capota de lona tem a vantagem de ser, por norma, mais barata, estando em carros de alta qualidade a preços acessíveis. Esta é a vantagem que faz a diferença para muitos automobilistas, pois caso algo corra mal a o arranjo também é mais barato – apesar de mais provável.

Para muitos outros, o aspeto que a capota de lona dá a um carro é muito melhor que o de uma capota rígida, apesar de ser uma questão de gosto pessoal. Por vezes, em termos estéticos, tudo depende do modelo em questão.

Apesar da capota rígida ser melhor no inverno, as de lona mais recentes são feitas para lidar bem com as condições da estação, mantendo um preço mais acessível.
 

Considerações

Quando danificada, uma capota de lona pode ser bastante desconfortável pois o ruido e a humidade vão influenciar bastante a experiência de condução. Logo, se o carro for alvo de um pouco de vandalismo, vai ter de puxar pela carteira – isto não acontece com a mesma facilidade numa rígida.

No entanto o preço, o espaço e o aspeto são sempre fatores a considerar, o que significa que a decisão entre uma capota rígida ou de lona se baseia, maioritariamente, nas prioridades de cada condutor. Em termos de segurança e conforto a melhor opção é a rígida, sendo que a de lona é mais barata e tem, para muitos, mais estilo.


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