Carro novo ou usado: qual comprar?

Está a considerar comprar um automóvel e não sabe se deve comprar um carro novo ou usado? Descubra aqui as vantagens e desvantagens de cada um.

Carro novo ou usado: qual comprar?
Leia as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo ou usado

É uma dúvida persistente (e pertinente), cuja resposta tem pendido para o lado da segunda alternativa. Na hora de comprar um veículo novo, muitos ficam na dúvida se será melhor optar por um carro novo ou usado.

Ora, ambos têm as suas vantagens e desvantagens. Porém, o critério fica à sua escolha, uma vez que, no final das contas, a máquina calculadora poderá ser a sua melhor conselheira.

Carro novo ou usado: qual a melhor opção?


Para facilitar a sua tomada de decisão, optamos por dividir este artigo em duas partes em que abordamos as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo ou usado.

Comprar carro novo: vantagens e desvantagens

Homem a comprar um carro novo

Vantagens

As vantagens de um carro novo são muito simples. À partida, como ninguém, antes de si, pegou no carro, os problemas e encargos a curto-prazo serão menores (não é sempre assim, como veremos mais à frente).

Além disso, os veículos mais recentes estão cada vez mais otimizados para consumir menos e para diminuir as emissões de CO2. Logo, com um carro novo essas características, em princípio, acentuam-se.

Pode, também, escolher uma maior panóplia de opções técnicas e de design se comprar diretamente à marca. Em termos tecnológicos, a possibilidade de ter um carro mais evoluído também se afigura.

Desvantagens

Ao mesmo tempo, os encargos de um carro novo, comparativamente a um carro usado, são maiores e, a partir do momento em que sai da concessionária, já está a perder dinheiro devido à desvalorização, que é, neste caso, bem mais acentuada.

A outra grande desvantagem é que, às vezes, modelos novos vêm com defeitos de fabrico que podem demorar meses ou anos, dependendo da eficácia da marca, a serem corrigidos.

Comprar carro usado: vantagens e desvantagens

Mulher a comprar carro usado

Vantagens

Não vamos entrar em grandes debates aqui. A grande vantagem é o preço. Possivelmente, poderá também ter a vantagem de os gastos em erros de fabrico já terem sido corrigidos por quem lhe vende, ou pelo seu proprietário anterior, mas não é uma certeza. Mas há bons carros usados, pode ter a certeza.

Desvantagens

Como, à partida, não sabe em que mãos andou, não sabe como essa pessoa conduzia, o que ela fazia com o carro e o que fazer. Assim, é um risco no que diz respeito aos encargos de manutenção.

Calculadora, a sua melhor conselheira

Na hora de escolher, não há melhor conselheira do que uma calculadora. Com ela, vai poder traçar um plano com o número de quilómetros que deverá efetuar por ano, contabilizar os gastos com combustível, deixando algum de parte para gastos de manutenção.

Se a isso juntarmos o gasto do carro usado e, financeiramente, compensar em relação ao novo, então é preferível comprar um usado. Mas estamos a falar de automóveis de características iguais. Por isso, se for para decidir entre um carro novo ou usado, deve ter em consideração a possibilidade de comprar carros diferentes.

Veja também:

Também lhe pode interessar: