Comprar carro novo ou usado?

A carteira também toma decisões. Devo comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras e ainda algumas dicas para fazer a escolha certa.

Comprar carro novo ou usado?
O que pensar quando quiser comprar carro.

As opções são muitas, mas cingem-se a duas categorias: ou um usado, ou um novo. E dependendo do orçamento disponível podemos querer um carro com aquele cheiro característico dos zero quilómetros, ou optar por um usado.
Vamos olhar algumas vantagens e desvantagens que um carro novo ou um carro usado pode trazer.

Um novo traz mais seguranças pois o risco de problemas é menor. Afinal é um carro que nunca foi usado. Nós seremos o número um na história daquela viatura. Mas se o historial não lhe faz confusão pode optar por comprar um carro usado, que normalmente lhe oferece "mais carro" pelo mesmo dinheiro.


Uma questão de valores

Enquanto que com 20 mil euros pode comprar um pequeno familiar, com o mesmo valor pode comprar um carro de segmentos superiores e com mais extras, mas com algum uso também. Mas lembre-se que os gastos com o carro depois da compra serão provavelmente maiores num carro usado. Idas ao mecânico com mais frequência e, por vezes, maiores consumos de combustível. Do outro lado, as garantias que muitas vezes os concessionários oferecem são muito vantajosas.


Emoção vs. Coração

Para esta batalha entre comprar carro novo ou usado podemos chamar o Marco Paulo para cantar a conhecida música "Eu tenho dois amores". A compra de um carro deve ser um ato racional, pensado, contudo, por vezes, o coração fala mais alto. Em vez de comprar um carro novo, com um motor mais modesto, com consumos mais comedidos, chegamos a casa com carro usado e com muitos anos, sem o banco de trás para os filhos e um motor V8 debaixo do capô, pronto para o circuito do Estoril.


O que fazer na compra de um carro

Antes de comprar um carro pegue na máquina calculadora, ou no seu smartphone, e faça as contas. Apesar de gastar o mesmo valor na compra de um carro novo ou um usado, a manutenção do usado pode fazer subir esse valor de forma considerável.

Por outro lado, uma das desvantagens de um carro novo está nos primeiros anos de vida do automóvel, pois são aqueles em que o carro mais desvaloriza.
A partir do momento em que é feita a matrícula o valor do  carro começa a baixar, e a baixar.

Na escolha entre carro novo e usado há muitos prós e contras. Tem de pensar aquilo que quer num carro e fazer a sua opção. Sabendo, por um lado, as garantias que há num carro novo, e, por outro, que traz "mais carro" para casa com um usado.


Veja também: