Carros a leasing: de que custos falamos?

Os custos nos carros a leasing podem ser superiores ao esperado. Saiba com o que contar antes de optar por esta modalidade.

Carros a leasing: de que custos falamos?
Conheça melhor esta modalidade

Quando precisa de comprar carro, mas não tem possibilidade de o fazer a pronto, é necessário recorrer a uma modalidade de financiamento. É possível fugir ao crédito automóvel e, por exemplo, optar por uma modalidade como o leasing ou ALD. No entanto, no que diz respeito a carros a leasing, quais são os limites? Até que valores se pode ir?

Relembramos que leasing automóvel se trata de uma modalidade de aluguer de longa duração, no qual o cliente apenas poderá ser proprietário do veículo no final do contrato, mediante pagamento.

Valores máximos do financiamento para carros a leasing

O valor a ser financiado pela instituição financeira depende da avaliação do veículo que tem em mente, mas existem mínimos e máximos definidos pelas instituições financeiras. Por norma os mínimos podem ser de valores que rondam os cinco mil euros, e os máximos chegam a valores como 50 e 100 mil euros, dependendo da instituição.

A duração do empréstimo varia também de acordo com a instituição, podendo ir dos 12 aos 97 meses no total. Pode, portanto, adquirir modelos de alta gama, apesar da modalidade ser mais apropriada a modelos mais em conta.

Se o objetivo é poupar, então quanto menor o prazo de empréstimo melhor. No entanto, de acordo com a DECO, pode valer a pena pagar mais no total para ter algum dinheiro disponível ao fim do mês para lidar com eventuais imprevistos.

Seguros obrigatórios e outras despesas

Se pensa em adquirir carros a leasing, deve ter em conta que esta modalidade, tal como o ALD, implica seguro de responsabilidade civil com capital superior ao mínimo obrigatório, bem como seguro de danos próprios. Em carros a leasing, o imposto único de circulação e a inspeção periódica do automóvel ficam a cargo do cliente.

Além de considerar os custos acima deve ainda, antes de assinar contrato, perguntar acerca dos custos associados ao crédito – a comissão de abertura, a do final do contrato para anulação de reserva e a de cobrança da prestação são exemplos a considerar.

Modelos de gama alta

Apesar de carros de gama alta, por norma, não serem tão acessíveis no leasing, existe uma modalidade que pode ser mais adequada quando procura estes modelos. No renting automóvel o cliente adquire o direito de utilizar o veículo por um período de 12 a 72 meses e de acordo com quilometragem combinada. Pode ser mais adequada, pois as locadoras conseguem adquirir estes veículos a preços mais baixos.

Veja também: