Cash Advance: o que é e como funciona

Esclareça todas as dúvidas que tem sobre o cash advance. O que é, como funciona, custos associados ao cash advance e os Bancos que disponibilizam este serviço.

Cash Advance: o que é e como funciona
O que saber.

O cash advance é uma das soluções disponíveis para quem precisa de dinheiro no imediato, para fazer face a uma despesa imprevista, por exemplo, mas não o possui na sua conta à ordem. No entanto, a utilização do cash advance deve obedecer a alguns cuidados até porque implica custos. Saiba tudo o que precisa sobre o cash adavance.
 

O que é?

Em termos práticos, o cash adavance é o levantamento de numerário a crédito, ou seja, é um serviço disponível em muitos dos cartões de crédito que permite ao cliente levantar dinheiro a crédito, transferindo-o para a sua conta depósitos à ordem associada (conta-cartão), até ao limite de crédito definido para o respetivo cartão (o denominado plafond). 

O cash advance é, assim, uma solução para situações de emergência em que necessita de dinheiro extra, mas não o tem disponível na conta à ordem.

 

Como funciona?

Existem três formas de funcionamento – tipos – do cash advance. Uma consiste em levantar o dinheiro a crédito recorrendo a uma caixa multibanco. As outras formas de conseguir o adiantamento de dinheiro são através de transferência em conta, ou seja, ligando para o banco, solicitando o dinheiro, ou efetuar a operação através de homebanking.

Habitualmente, nestes últimos dois casos, o adiantamento de dinheiro fica disponível no primeiro dia útil seguinte à realização do pedido.

O cash advance não necessita de aprovação de crédito.

 

Custos

A utilização do cash advance está normalmente sujeita ao pagamento de determinados custos, tais como das taxas de juro e comissões. Os custos associados ao cash advance devem constar das condições gerais de utilização do cartão de crédito, previamente acordadas com o respetivo emissor do cartão.

 

Bancos que disponibilizam o cash advance

Alguns exemplos de bancos que disponibilizam o cash advance:

Veja também: