Casual Friday: O que usar

O conceito Casual Friday é, cada vez mais, transversal a diversas empresas. No entanto, há alguns cuidados que deve ter em consideração. Saiba quais.

Casual Friday: O que usar
Tudo o que deve saber para se vestir, de forma adequada, neste dia mais casual

O Casual Friday é um conceito, que surgiu nos Estados Unidos, com o intuito de estimular a produtividade e aliviar o stress do trabalho ao dar a liberdade de, todas as sextas-feiras, os colaboradores se vestirem de forma mais confortável e descontraída. Todavia, o conceito casual não deve ser confundido com demasiada informalidade – são duas situações distintas. Descubra o que usar no Casual Friday, e como o fazer, com as nossas próximas dicas!
 

5 Peças chave para um look “Casual Friday”

 

1. Jeans

Jeans

Neste primeiro tópico, é preciso ter em atenção que não estamos a falar dos jeans que usa durante o fim de semana! Opte sim por uns jeans com corte simples/direito, escuros e sem lavagens ou padrões. Calças de algodão, calções ou bermudas estão totalmente fora de questão! Por outro lado, as calças de sarja são ainda uma outra opção bem vinda!

 

2. Camisas/Pólos

Na Casual Friday deve dispensar a gravata e usar uma camisa (pode enrolar os punhos até aos cotovelos, se preferir) ou optar por um pólo. Em ambas as opções, o ideal é optar por tons mais sóbrios e sem estampados muito chamativos – tons terra, branco, preto e azuis mais escuros são os ideais. Pode, no entanto, usar peças com padrões simples – hoje em dia as camisas ao xadrez estão muito em voga e há algumas mais discretas que pode usar!

 

3. Malhas/Pullovers

Malhas

Ainda no que toca à roupa, pode usar e abusar de malhas e pullovers. Os senhores podem, até mesmo, conjugar uma camisa com um pullover por cima de forma a que o colarinho fique à mostra. Este é um look descontraído mas que mantém o profissionalismo necessário! As senhoras podem optar não só pelos pullovers mas também por camisolas de malha que, conjugadas com acessórios mais clássicos (colar ou écharpe), resultam num look casual chic.

 

4. Sabrinas/Sapatos rasos

Esta dica é mais direcionada para as senhoras e temos ótimas novidades : na Casual Friday podem trocar os saltos altos por sabrinas ou sapatos rasos! Aproveite para descansar os seus pés e as suas pernas: use sapatos mais confortáveis neste dia. De alertar que as sapatilhas e chinelos são dois itens que, por mais confortáveis que sejam, estão completamente proibidos no seu local de trabalho. Casual sim, desleixado não!

 

5. Blazer: o toque final

Blazer

O blazer pode parecer, à primeira vista, aquele item que não faz qualquer sentido numa Casual Friday. Contudo, tendo em conta que irá estar a usar, no geral, peças mais descontraídas o blazer irá dar o toque final de profissionalismo ao seu look. Azul marinho, bege ou preto são os tons mais versáteis para conjugar tanto com o seu guarda-roupa profissional como com o casual.

Inspirado para o vai vestir na próxima Casual Friday? Bom trabalho!


Veja também: