Descubra o que acontece ao cérebro da mulher durante a ovulação

Todos sabemos que nem sempre é fácil lidar com a TPM. Mas será que sabe o que acontece ao cérebro da mulher durante a ovulação? Surpreenda-se.

Descubra o que acontece ao cérebro da mulher durante a ovulação
Esteja preparada para um turbilhão de emoções

O ciclo menstrual de uma mulher é bem mais do que uma “simples” mudança de humor à conta das hormonas. Nem imagina o que acontece ao cérebro da mulher durante a ovulação.

O que é a ovulação?

Para os leigos na matéria, a ovulação diz respeito à libertação de um óvulo nos ovários durante o ciclo menstrual. Esse processo acontece uma vez por mês, 12 a 16 dias antes do início do período seguinte (por isso é tão importante que as mulheres que estão a tentar engravidar conheçam os seus ciclos menstruais).

Depois de libertado, o óvulo só pode ser fecundado durante as próximas 24 horas. Se assim não for, o óvulo acaba por ser “destruído” à conta do revestimento do útero e é então que se dá o início do período (que marca o início do ciclo menstrual). Mas durante o ciclo menstrual muito mais acontece além da libertação de estrogénio.

Mudanças na mulher em ovulação

Segundo um estudo de investigadores da Universidade de Salzburgo, na Áustria, o volume do cérebro da mulher durante a ovulação aumenta de forma significativa.

De acordo com os especialistas, esse aumento regista-se no lado direito do cérebro e, para as mulheres que não tomam contracetivos, potencia as capacidades de localização e reconhecimento facial. Os investigadores garantem que, durante esta fase, as mulheres estão mais predispostas a encontrar um parceiro sexual. Ainda assim, este aumento das capacidades de localização e reconhecimento facial acaba por desaparecer assim que o período de ovulação termina (com a diminuição dos níveis de estrogénio).

Ainda de acordo com o mesmo estudo, as mulheres que tomem contracetivos durante esta fase demonstram também um aumento das habilidades linguísticas e das capacidades de memorização. Ainda assim, mais uma vez, estes efeitos no cérebro da mulher durante a ovulação terminam assim que esta fase chega ao fim e se inicia o próximo ciclo menstrual.

Mas há mais mudanças. Um estudo publicado na revista Biology Letters revela que o aumento do nível de estrogénio antes do início da ovulação potencia os ciúmes por outras mulheres. De acordo com os dados do estudo, os investigadores mostraram a 220 mulheres duas fotografias de uma mulher – numa das fotografias essa mulher estava a ovular e na outra não. No final, as mulheres que estavam prestes a ovular achavam que a mulher da fotografia (que também estava na fase de ovulação) era uma “ameaça”.

Segundo a Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, durante a fase pré-menstrual a mulher fica mais impulsiva, ansiosa e com os níveis de irritabilidade no máximo. Já durante a ovulação, as mulheres ficam mais inteligentes e mais propensas a relações extra-conjugais. De acordo com os mesmos investigadores, depois da ovulação as mulheres ficam stressadas e com mais vontade de comer, especialmente hidratos de carbono.

Veja também: