Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
31 Dez, 2018 - 11:37
12 sintomas de stress: conheça-os e previna-se

12 sintomas de stress: conheça-os e previna-se

Catarina Milheiro

Para que consiga identificar os sintomas de stress facilmente, fizemos uma lista onde explicamos de que forma poderão afetar o seu bem-estar.

O artigo continua após o anúncio

Os sintomas de stress podem ser vários. Perante situações complicadas ou de pressão no seu dia-a-dia, o seu corpo pode manifestar-se de diferentes maneiras. É importante que detete os sintomas de stress atempadamente, para que consiga lidar melhor com este tipo de situações.

O que é o stress?

sintomas de stress

Geralmente, quando as pessoas estão a passar por algum tipo de situação menos favorável ou até mesmo quando se sentem pressionadas a realizar ou alcançar algum aspeto relacionado com o trabalho, sentem-se desconfortáveis, por vezes tristes ou com a autoestima um pouco alterada.

É comum que se sintam constantemente irritadas, emocionalmente desequilibradas e até nervosas.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o stress “significa tensão, e dele fazem parte todas as perturbações físicas e psicológicas que prejudicam ou entravam a nossa tranquilidade”.

O stress define-se por um aumento da produção de hormonas pelas glândulas suprarrenais como resposta a alguns estímulos como a fadiga, o frio e até mesmo algumas infeções. No entanto, outro tipo de estímulos associados também a fatores de stress podem ser a ansiedade, a pressão devida ao excesso de trabalho, a irritabilidade, a impaciência, o excesso de responsabilidades acrescidas, e claro a instabilidade emocional.

Hoje em dia ouvimos falar na chamada “gestão de stress”. Mas o que significa isto?

A gestão de stress está relacionada com a prevenção atempada de possíveis problemas que podem originar doenças, diferentes tipos de incapacidade e, em casos extremos, levar à morte. Acidentes vasculares cerebrais (AVC), hipertensão arterial e doenças cardíacas, são alguns exemplos.

As situações de stress quotidiano são as mais frequentes. São resultantes de fatores psicossociais e normalmente afetam um maior número de pessoas residentes nos centros das cidades.

O artigo continua após o anúncio

O facto do indivíduo estar exposto a variadas situações de grande stress no dia-a-dia faz com que, muitas vezes, surjam alguns sintomas de stress.

Sintomas de stress físicos e emocionais

sintomas de stress

1. Queda de cabelo em excesso

queda de cabelo em excesso pode ser um sinal de grande stress. No entanto, se reparar numa queda de cabelo em maior quantidade do que é normal, deve consultar o seu médico para que seja diagnosticado de forma correta.

2. Alterações no apetite

Ultimamente sentiu um aumento ou uma diminuição significativa no apetite? Então deve estar atento, este pode ser um sintoma bastante assertivo no que diz respeito ao excesso de stress.

Em algumas situações, as pessoas tendem a ingerir mais alimentos com bastante frequência ao longo do dia, como uma forma para lidarem com o stress, muitas vezes sem sequer repararem. Por outro lado, nestas situações, há também quem se “esqueça” de se alimentar corretamente.

3. Alergias na pele

As alergias na pele são também muito frequentes em pessoas que lidam com o stress diariamente. O facto de se sentir nervoso e ansioso com algo, pode fazer com que apareçam alergias da noite para o dia. Muitas pessoas têm tendência a sentirem muita comichão no corpo, o que fará com que se cocem demasiado, provocando lesões na pele, por vezes muito graves.

4. Tonturas

As tonturas podem ser o resultado de um cansaço extremo, juntamente com uma alimentação não saudável, ou seja, quando se encontra perante uma situação de grande stress, as tonturas podem aparecer como um sintoma um pouco assustador.

Se este é o tipo de sintoma que sente, deve saber que o seu corpo se está a manifestar para o alertar que alguma coisa não está a funcionar corretamente.

5. Falta de sono

Em situações de stress, a dificuldade em adormecer e ter um sono tranquilo e contínuo pode aparecer. Este é um dos sintomas que mais está relacionado com o stress físico.

O artigo continua após o anúncio

Se está preocupado com algo, ansioso e nervoso, é normal que quando se deite para dormir não consiga deixar de pensar em tudo aquilo que o preocupa.

6. Dores musculares constantes

O exercício físico deve fazer parte da sua rotina para que consiga lidar com o stress de uma forma mais leve. Quando se sente bastante stressado, o seu corpo irá manifestar-se também através dos músculos, fazendo com que estes fiquem tensos e provocando muitas vezes algumas lesões lombares.

7. Dores de cabeça e enxaquecas

As dores de cabeça são muito comuns em pessoas que lidam com o stress no seu dia-a-dia. Aliadas a várias noites sem dormir, bem como a uma diminuição no apetite, podem ser o seu pior inimigo no combate à doença.

8. Fadiga

Nunca se deve esquecer que o seu corpo precisa de descansar e parar. Analise o seu ritmo e identifique estratégias para aprender a lidar com ele da melhor forma. Por vezes, estipular horários pode ser uma ferramenta que o conseguirá ajudar a combater a fadiga.

9. Baixa imunidade (problemas dentários e constipações frequentes)

Alguns casos extremos de stress acumulado, podem levar a uma diminuição das suas defesas do sistema imunitário. O facto de alterar o seu tipo de alimentação e alguns hábitos de vida, pode fazer com que consiga resolver esta questão sem ter que recorrer a outros métodos.

10. Urinar com frequência

Se sente dores no estômago ou uma necessidade mais frequente do que o normal de urinar, pode também ser um sintoma resultante do stress excessivo.

11. Sensação de fracasso

É normal que, perante uma situação de pressão no trabalho, sinta o medo de falhar. É importante que aprenda a lidar com a pressão no trabalho da melhor maneira possível para si, de modo a que consiga dar resposta às responsabilidades que pode ter, sem que se sinta mal e nervoso.

12. Perda de memória

stress crónico pode provocar uma diminuição da sua memória espacial, isto é, a memória que tem de locais e pequenos objetos. Se nunca se lembra onde colocou a carteira, ou se chega mesmo a perder objetos com frequência, deve estar alerto. Poderá ser um dos sintomas de stress.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: