Inês Pereira
Inês Pereira
01 Out, 2018 - 17:54
Queda de cabelo: entenda melhor este fenómeno

Queda de cabelo: entenda melhor este fenómeno

Inês Pereira

A mudança de estação traz consigo um problema capaz de incomodar qualquer pessoa: a queda de cabelo. Saiba agora como evitar este fenómeno.

O artigo continua após o anúncio

É um fenómeno que toca a todos, desde homens e mulheres a pequenos e graúdos. Por mais que tente evitar parece que todos os anos o cenário se repete: com a mudança de estação vem a tão odiada queda de cabelo que tantas dores de cabeça dá. Seguem-se semanas, ou meses, a aspirar o chão, a sacudir lençóis, a limpar a escova de pentear e a apanhar fios de cabelo em todos os carros onde se senta. E isto não é exagero, já que podemos perder entre 50 a 100 cabelos por dia.

Claro está que à medida que lhe vão caindo uns fios de cabelo, outros nascem para tomar o seu lugar – é um processo normal. Embora os homens não escapem, as mulheres e os seus cabelos compridos são quem mais sofre. Mas não seria ótimo ter uma forma de contrariar este acontecimento sazonal e garantir a sua saúde capilar? Fique a conhecer as nossas dicas para prevenir a queda de cabelo e quais os produtos que pode usar para tratar o problema.

Queda de cabelo: tudo aquilo que precisa de saber

saiba tudo sobre a queda de cabelo

Um cabelo bonito, saudável, brilhante e macio é o sonho de qualquer pessoa e, especialmente, de todas as mulheres. Contudo, alguns fatores externos e comportamentos podem dificultar esse objetivo. A verdade é que o cabelo é, a par da pele, uma parte do corpo extremamente afetada por tudo o que acontece no interior e no exterior da pessoa: sofre com as estações, com as mudanças hormonais, com os medicamentos que tomamos, com as oscilações emocionais e, claro, com os penteados e produtos capilares que utilizamos.

Um dos efeitos de todas estas agressões é a queda do cabelo, um processo maioritariamente natural e sazonal mas que, em alguns casos, pode prejudicar o aspeto da cabeleira e provocar algumas inseguranças. Felizmente, novos cabelos vão nascendo e crescendo para substituir os que caíram – certamente já notou que nem todos os seus fios de cabelo têm o mesmo comprimento.

A queda de cabelo é um problema comum e normal, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. E se acha que perder entre 50 a 100 cabelos diariamente é uma informação assustadora, não se preocupe: uma pessoa adulta tem entre 90 mil e 140 mil fios de cabelo, pelo que aqueles que caem não são motivo para alarme.

Prevenção

saiba como prevenir a queda de cabelo

Embora se trate de um processo normal, a verdade é que existem algumas práticas que podem prevenir a queda do cabelo, reduzindo-a. Tudo o que tem de fazer é ajustar algumas escolhas do dia-a-dia e notará a diferença provocada por estas alterações.

Em primeiro lugar, é importante que saiba que deitar-se de cabelo molhado está completamente proibido. Isto faz com que os fios capilares fiquem mais facilmente marcados e partidos, o que piora a queda de cabelo. Deve deixar o cabelo secar na totalidade antes de dormir, seja de forma natural ou utilizando um secador.

Em segundo lugar – e esta dica é bastante óbvia –, deve evitar a utilização constante de químicos ou de aparelhos a altas temperaturas, como as pranchas de alisar o cabelo. Estes produtos podem provocar ou aumentar a queda de cabelo, pelo que deve optar por não os usar sempre que possível. E, claro, não se esqueça de usar sempre os produtos adequados para ajudar o seu cabelo a enfrentar estas agressões, como um protetor de calor.

O artigo continua após o anúncio

Por último, talvez seja boa ideia apostar num aumento do seu consumo de proteína e ferro. Pode parecer-lhe estranho, mas a queda de cabelo pode estar relacionada com algum tipo de deficiência de um destes nutrientes – o melhor será consultar um médico para ter a certeza e para saber como deve agir para melhorar a situação.

Queda de cabelo: tratamento

Embora não existam motivos para preocupação, talvez seja necessário redobrar esforços aquando da mudança da estação, altura em que nota maior quantidade de fios de cabelo a caírem por todo o lado. Assim, o melhor é investir num tratamento específico que atue diretamente no interior do bulbo capilar e estimule o fortalecimento do cabelo, bem como a sua fixação e crescimento.

Rene Furterer Triphasic

O champô anti-queda Triphasic da Rene Furterer promete fortificar o cabelo e combater a queda, ao mesmo tempo que deixa o seu cabelo lavado e com aroma botânico. Ideal para cabelos finos e quebradiços, é também muito nutritivo. Pode comprá-lo por 13,47€.

 

 

 

 

Conheça os 5 melhores protetores solares para o cabelo

  • Como pintar o cabelo em casa passo a passo
  • Os 7 melhores produtos para conseguir um cabelo com volume
  • Guia para cuidar do cabelo fino e deixá-lo lindo
  • Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp