Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
25 Set, 2017 - 10:41
Como evitar a queda de cabelo no outono

Como evitar a queda de cabelo no outono

Ana Luisa Santo

Depois de pentear o cabelo, já se deparou com o aumento de fios que ficam no pente ou na escova? Descubra que cuidados podem evitar a queda de cabelo.

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O fim do verão e a chegada do outono pode causar maior queda de cabelo do que na restante época do ano, a que se chama queda de cabelo sazonal. Esta ocorrência acompanha um fenómeno natural que acontece, ciclicamente, todos os anos, que é a queda das folhas e dos frutos.

Durante o verão, o cabelo e o couro cabeludo sofreram agressões pelo vento, água dura, água salgada, piscinas, excesso de sol na cabeça sem proteção e lavagens muito frequentes, enfraquecendo a raiz e a qualidade dos fios.

No outono, a diminuição da temperatura e incidência dos raios solares fazem com que os folículos dos fios de cabelo fiquem mais contraídos, dificultando a absorção de vitaminas, entre elas a vitamina D. A cor e o brilho ficam também menos acentuados.

A saúde do cabelo é determinada por um processo de renovação constante e estável que faz com que, diariamente, se percam cerca de 50 a 100 fios de cabelo num total de 100 mil a 150 mil fios.

O cabelo que perdemos diariamente corresponde ao encerrar de um ciclo que vai dar origem a novos cabelos. Esta queda normal não significa que exista algum problema com a saúde do cabelo.

Como prevenir a queda de cabelo acentuada?

Nesta altura do ano, convém não descurar os cuidados básicos:

  • Use champô e condicionador adequado ao tipo de cabelo;
  • Não durma com o cabelo molhado;
  • Não prenda o cabelo molhado;
  • Modere os tratamentos agressivos como alisamentos, pinturas, permanentes, secador e pranchas quentes modeladoras;
  • Após o verão, elimine as pontas duplas e partes quebradiças com um corte regenerador;
  • Evite lavar o cabelo com água muito quente.

cuidar do cabelo

O stress afeta a saúde do cabelo?

Sem dúvida! A queda de cabelo por stress está comprovada. Durante os períodos de muita tensão e ansiedade, os sistema circulatório periférico fica alterado, prejudicando a nutrição da região capilar e a fixação dos fios de cabelo, causando a queda prematura.

Por outro lado, o stress aumenta as possibilidades de oleosidade capilar, promovendo a caspa e consequentemente a queda de cabelo.

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Quais os alimentos a ingerir?

O fornecimento dos nutrientes essenciais ao fortalecimento do cabelo através de uma alimentação equilibrada, rica em ferro, minerais, proteínas e vitaminas, principalmente vitamina E.

  • Peixes, cenouras e ovos;
  • Frutas, legumes e verduras frescas, como brócolos e espinafres;
  • Mel;
  • Cereais integrais;
  • Azeite virgem extra;
  • Nozes e amêndoas;
  • Abacate;
  • Alcaçuz, extrato líquido ou seco;
  • Capuchinha, folhas;
  • Manjericão.

lavar cabelo

Quais as máscaras à base de ingredientes naturais?

Pode aplicar diretamente no cabelo e couro cabeludo:

a) Uma mistura de óleo da semente do abacate e óleo de manjericão. Deixar atuar 20 minutos e lavar com champô.

b) Uma mistura de gema de ovo com azeite extra virgem e sumo de limão diluído em água. Deixar atuar 20 minutos e lavar com champô.

c) Aloé vera, o gel liquido e viscoso da parte interior da folha, friccionando bem no couro cabeludo e deixar atuar 1 hora seguido de lavagem com champô. O gel puro pode também adquirir em bisnaga numa ervanária.

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