Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
10 Set, 2020 - 14:57

6 dicas essenciais para cuidar do cabelo louro

Catarine Martins

Quer ter um cabelo louro bonito, saudável e brilhante? É um trabalho exigente, mas compensador. Conheça algumas dicas para arrancar elogios.

Mulher de cabelo louro

Embora sejam muitas as mulheres que adoram ver-se louras, a verdade é que o cabelo louro dá um pouco mais de trabalho a manter, do que o cabelo castanho ou até do que o ruivo, por exemplo.

Problemas como ressecamento dos fios, tons demasiado amarelados, raízes escuras ou fios frágeis e quebradiços são apenas alguns dos mais comuns, entre as louras.

Mas antes que leve as mãos à cabeça, calma. Reunimos algumas dicas preciosas que vão ajudá-la a manter o louro perfeito com que sempre sonhou.

Confira e prepare-se para os elogios ao seu cabelo louro, onde quer que vá.

Como cuidar do cabelo louro: 6 dicas úteis

Mulher loura
1

Antes de ficar loura, prepare o cabelo

O processo de clareamento do cabelo, mesmo quando ele já é loiro, exige que os fios estejam fortes, muito bem hidratados e cuidados.

Por isso, se pensa em aplicar um tom de loiro no seu cabelo, saiba que é importante começar essa preparação alguns meses antes.

Inicie com um corte para garantir pontas fortes, e tenha uma rotina capilar consistente, específica para o seu tipo de cabelo.

Isso vai ajudar a que o cabelo louro esteja saudável e não seja, por isso, danificado pelo processo químico da descoloração.

2

Manutenções regulares são essenciais

Provavelmente já ouviu dizer que ser loura dá muito trabalho. E é verdade, uma vez que os tons loiros exigem mais manutenção.

Nesse sentido, depois de conseguir o louro com que sempre sonhou, há que manter uma rotina de cuidados rigorosa, para não deixar que a cor perca a vitalidade e brilho.

Para isso, é importante fazer um corte das pontas a cada 2 meses e até fazer um banho de brilho frequentemente, no cabeleireiro.

Isso revitalizará a estrutura da fibra capilar, fragilizada devido à ação química da coloração e clareamento.

Além disso, é muito importante que tenha uma rotina de hidratação em casa, de forma a que os fios se mantenham nutridos e brilhantes.

3

Use produtos específicos com ação hidratante

Embora esta dica seja útil para todos os cabelos, nunca é demais relembrar que deve usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

Contudo, é importante frisar que o cabelo louro precisa de produtos que protejam os fios do ressecamento, de forma a que a cor se mantenha brilhante, viva e bonita.

Nesse sentido, é crucial apostar em champôs, máscaras e condicionadores específicos para cabelos louros.

A ideia é que a cor não fique amarelada, e os fios se mantenham bonitos e saudáveis.

Mulher com cabelo brilhante
Veja também Como ter um cabelo brilhante e bonito: 5 dicas infalíveis
4

Não se esqueça da hidratação

Como já lhe dissemos, uma boa rotina de hidratação é fundamental para os cabelos loiros, pois é ela que evitará que os fios fiquem baços, quebradiços e sem brilho.

O ideal é que faça uma máscara de hidratação semanal em casa, e uma mensal no seu cabeleireiro. Se quiser, pode também apostar em hidratações caseiras, pelo menos uma vez por mês.

Igualmente, não se esqueça que a hidratação do seu cabelo também depende da sua alimentação, nomeadamente da ingestão correta de água.

Por isso, cuide de si por dentro e por fora.

5

Retoque a cor com frequência

Para que a cor mantenha a sua vitalidade, é essencial que faça a manutenção da cor no seu cabeleireiro ou em casa, retocando sempre que necessário.

Para ter a certeza da frequência com que deve retocar a cor, aconselhe-se com o seu profissional de confiança, pois isso vai depender do seu tipo de cabelo e também da tonalidade de loiro que escolheu.

Por exemplo, se o seu cabelo natural é muito escuro, é inevitável que tenha de retocar as raízes, sem massacrar o comprimento, com mais frequência para não se notar a diferença.

6

Cuidado com o calor

Toda sabemos como o calor excessivo pode danificar a fibra capilar. Consequentemente, se for usar o secador ou qualquer modelador, é crucial que aplique sempre protetor térmico.

Igualmente, se for para a praia ou para a piscina, é essencial que aplique um protetor solar para cabelos. Tal como acontece com a pele, também nos cabelos os raios UV têm efeitos nocivos.

E uma vez que o cabelo louro já é tendencialmente mais frágil, é importante que o proteja do calor, se quer mantê-lo saudável e bonito.

Como está bom de ver, embora o cabelo loiro dê um pouco mais de trabalho do que outros tons de cabelo, o resultado de todos estes cuidados vai surpreendê-la.

Afinal, um cabelo louro, bonito e bem tratado é capaz de atrair todas as atenções para si. Siga estas dicas e cuide bem do seu.

Veja também