Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
17 Fev, 2020 - 10:37

6 cuidados a ter com o uso frequente do secador de cabelo

Catarine Martins

Embora seja um utensílio que faz parte da rotina diária, sabia que há alguns cuidados a ter com o uso frequente do secador de cabelo? Descubra-os.

Mulher a utilizar secador de cabelo

São poucas as mulheres que abdicam do secador, logo pela manhã. É algo que faz parte da rotina de beleza ocidental e que, convenhamos, nos facilita a vida. Mas, sabia que há alguns cuidados que deve ter com o uso frequente do secador de cabelo?

Sim, por mais que seja um grande aliado na hora de moldar os cabelos e secá-los, ajudando-nos a impedir o risco de apanharmos uma constipação, usar o secador de cabelo de forma excessiva pode danificar a fibra capilar.

E isso, já se sabe, traduz-se num cabelo fraco, baço e sem vida. Por isso, veja abaixo as nossas dicas, e use o secador de forma mais inteligente.

Afinal, todas queremos um cabelo de sonho, mesmo com a rotina corrida de todos os dias, certo?

6 hábitos a ter quando usa o secador de cabelo

Cuidados a ter com o secador de cabelo

1. Enxagúe o cabelo

Um passo essencial para minimizar os efeitos nocivos do secador é, como sabe, enxaguar bem o cabelo antes de começar a secá-lo.

Assim, quando sair do banho, enrole uma toalha em volta da cabeça, exercendo alguma pressão, mas sem esfregar os fios.

Tome o pequeno almoço, arranje-se e depois sim, comece a secar o cabelo.

Esta prática é importantíssima se quer ter um cabelo bonito, uma vez que quanto mais enxutos estiverem os fios de cabelo, mais protegidos estarão do calor do secador.

2. Use e abuse do protetor térmico

Os protetores térmicos já não são novidade. Mas, se ainda não os tornou parte da sua rotina de beleza, está na altura de inclui-los.

É que, como o próprio nome indica, este tipo de produto (que pode encontrar em óleo ou spray), permite proteger o cabelo dos danos provocados pelo calor do secador. E bem assim, de ferramentas próprias para moldar o cabelo que podem ir até aos 230º.

Consequentemente, o protetor térmico é mesmo um essencial para proteger a fibra capilar, e manter os cabelos saudáveis e bonitos.

3. Esqueça as temperaturas absurdas

Se é daquelas que costuma colocar o secador de cabelo no máximo de temperatura, saiba que não o deve fazer.

O ideal é que faça uma secagem prévia de cabeça para baixo, dando prioridade aos cabelos de baixo que ficam muitas vezes esquecidos, com temperatura média.

Depois, seque normalmente e vá modelando com a escova, evitando as temperaturas demasiado altas que danificam a fibra capilar.

5 produtos de cabelo que as celebridades adoram (e não passam sem)
Não perca 5 produtos de cabelo que as celebridades adoram (e não passam sem)

4. Tenha atenção reforçada com a sua franja

Se tem franja, tenha atenção quando estiver a secá-la.

Por estar muito próxima ao rosto, deve secá-la a baixa temperatura, de forma a não sofrer qualquer tipo de queimadura ou desconforto.

5. Não se esqueça do melhor amigo dos cabelos encaracolados

O calor do secador é considerado um dos maiores inimigos dos cabelos encaracolados. Mas isso não significa que não o possa usar. Pode, mas com algum cuidado.

Assim, o uso do protetor térmico de que lhe falámos acima é essencial para qualquer tipo de cabelo, liso ou encaracolado. Mas, as donas de cabelos aos caracóis devem lançar mão de um outro utensílio: o difusor.

Quando aplicado no secador de cabelo, o difusor ajuda a distribuir melhor o ar, diminuindo os danos. Mas atenção: não é por este distribuir melhor o ar que pode saltar o conselho das temperaturas médias.

Quanto mais moderada for a temperatura do ar do secador, menos danos sofrem os fios.

6. Finalize com uma lufada de ar fresco

Quando secamos o cabelo, a cutícula dos fios tende a abrir. E, um bom truque para fechá-las e deixar os fios mais brilhantes, é usar a opção de ar frio do secador.

Para além disso, quando acaba de secar o cabelo com ar frio, ele tende a ficar domado e bonito por muito mais tempo.

Como vê, os cuidados a ter com o uso frequente do secador são básicos, mas fazem toda a diferença. Sobretudo se ambiciona um cabelo de sonho.

Comece já a colocá-los em prática, e veja a diferença por si própria.

Veja também