Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
13 Jan, 2020 - 12:13

10 dicas incríveis para conseguir um cabelo mais forte e brilhante

Catarine Martins

Um cabelo saudável e bonito é algo que queremos, durante todo o ano. Por isso, mostramos-lhe as 10 dicas para um cabelo mais forte e brilhante.

Mulher com cabelo forte e brilhante

Todas as mulheres sonham com um cabelo mais forte e brilhante, que arranca elogios no grupo de amigas. E, se é verdade que à primeira vista ter um cabelo de sonho pode parecer uma missão impossível, a boa notícia é que não é.

Há, de facto, alguns hábitos e cuidados que permitem que o cabelo cresça mais forte e saudável, ganhando assim corpo, textura e brilho. E quem é que não quer um cabelo assim, de estrela de cinema?

Nesse sentido, se quer começar o ano a cuidar do seu cabelo, veja abaixo as nossas dicas e comece já a pô-las em prática.

Não importa se o seu cabelo é liso, encaracolado ou crespo. Quanto mais disciplinada for a sua rotina de cuidados com os fios, mais bonito se tornará o cabelo, ao longo dos meses.

Preparada para dizer olá ao cabelo que sempre quis ter?

Os 10 mandamentos para um cabelo mais forte e brilhante

Mulher de meia idade com cabelo forte

1. Reduza o aspeto frisado

Os fios de cabelo frisados são um dos maiores inimigos de um cabelo saudável e bonito. E, uma boa forma de os evitar é não lavar os cabelos com água demasiado quente.

Sim, o cabelo deve ser lavado com água morna ou fria e, após a lavagem, deve ser seco na toalha sem esfregar, de forma a não agredir a fibra capilar.

Igualmente, na hora de pentear, o ideal é que opte por um pente de dentes largos, de forma a não quebrar os fios molhados.

Embora esta seja uma rotina fácil de aplicar, a verdade é que faz maravilhas pelo aspeto do cabelo.

2. Deixe o seu cabelo secar ao natural

Esta é uma regra básica, e muito importante, a seguir por quem deseja ter um cabelo mais forte e brilhante.

Usados frequentemente, os secadores vão acabar por danificar a fibra capilar, que sujeita a outras agressões diárias, acabará por perder gradualmente a sua textura e brilho.

Evite, assim, o uso regular de acessórios que podem agredir o seu cabelo, como secadores, alisadores e modeladores . No fundo, todo e qualquer objeto que exponha o seu cabelo a altas temperaturas.

Mas, se o uso deste tipo de equipamentos faz parte da sua rotina e não está disposta a abdicar deles, certifique-se que aplica sempre um protetor térmico no seu cabelo antes da sua utilização e que dá uso ao termóstato. É importantíssimo adequar a temperatura dos aparelhos ao seu tipo de cabelo.

Como facilmente compreenderá, um cabelo grosso tem que ser modelado com uma temperatura mais elevada do que um cabelo fino. Por isso, tenha atenção à forma como anda a tratar o seu cabelo nos últimos tempos.

3. Evite agredir o seu cabelo

É daquelas pessoas que expõe o seu cabelo a agressões constantes? Pela saúde do seu cabelo, pare!

Cada vez que expõe o seu cabelo a processos químicos, como colorações, alisamentos ou permanentes, isso traz consequências aos fios. E a possibilidade de se deparar com um cabelo mais baço, frágil e quebradiço aumenta.

Alterar o estado natural do cabelo faz com que este fique mais frágil e desidratado, o que a deixa mais longe do objetivo de ter um cabelo forte e brilhante.

Contudo, se não consegue passar sem pintar o cabelo ou fazer madeixas, use sempre produtos de tratamento adequados, como um bom champô ou uma máscara hidratante.

4. Lave menos o cabelo

Lavar muitas vezes o cabelo reduz o óleo natural que os fios contêm e que os protege. Por isso, se já ouviu dizer que estar sempre a lavar o cabelo faz mal à saúde dos fios, saiba que é verdade.

Assim, se é daquelas pessoas que costuma lavar o cabelo todos os dias, vale a pena repensar esse hábito.

Mas, se o seu cabelo é oleoso e não aguenta muitos dias sem ser lavado, que tal experimentar champôs secos? Estes representam uma ótima alternativa à lavagem com água e ajudam a manter o seu cabelo limpo e com volume, sem retirar aos fios os óleos essenciais.

5. Não penteie o cabelo com a escova enquanto estiver molhado

Pentear o cabelo com a escova enquanto está molhado vai torná-lo mais fraco e facilmente quebradiço.

Por isso, opte por penteá-lo com um pente de dentes largos sempre que estiver molhado e, só depois de seco com a escova.

Mulher de meia idade sem cabelos brancos
Veja também Aprenda a disfarçar os cabelos brancos sem precisar pintar

6. Aplique máscaras e condicionador frequentemente

Um dos melhores truques para ter um cabelo suave, forte e brilhante é fazer uso das máscaras capilares pelo menos uma vez por semana.

Para além de ajudarem a hidratar o cabelo, as máscaras ajudam a reconstruir a fibra capilar, o que se traduz num cabelo cheio de vida, que não quebra facilmente.

Escolha, assim, uma específica para o seu tipo de cabelo e comprove as diferenças por si mesma.

E, claro, não se esqueça de usar sempre condicionador após o champô, de forma a fechar a cútis dos fios. Isso garantir-lhe-á não só um cabelo mais brilhante, como também um cabelo mais saudável.

7. Proteja o seu cabelo do sol

O sol, a água do mar e o cloro representam agressões para o seu cabelo, exigindo que tenha cuidados reforçados para o proteger, sobretudo nas alturas mais quentes do ano.

Com efeito, tal como acontece com a pele, a exposição solar exagerada provoca o envelhecimento dos fios de cabelo, deixando-os secos e sem brilho.

Por isso, quando for à praia ou o dia estiver soalheiro, lembre-se de aplicar um protetor solar para os cabelos, de forma a protegê-los das agressões externas como os raios uv.

8. Tenha uma alimentação saudável

Sim, o que comemos pode ter um grande impacto na saúde capilar. Se tiver uma alimentação saudável e equilibrada, isso vai-se refletir no seu cabelo, permitindo que este permaneça hidratado e com viço.

Assim, se deseja ter um cabelo mais forte e brilhante, inclua mais vezes o peixe, carne de vaca, ovos, legumes e outros alimentos ricos em proteínas na sua alimentação. Há de facto, estudos que indicam que o consumo de proteínas tem uma relação direta com a saúde e beleza do cabelo.

Além disso, tente também incluir abacate e nozes na sua dieta alimentar, uma vez que estes alimentos são ricos em gorduras saudáveis que darão volume e brilho extra aos fios.

9. Corte o cabelo regularmente

Por mais cuidados que tenha com o seu cabelo, as pontas espigadas vão existir sempre. Infelizmente, ainda não foi criada uma fórmula milagrosa que acabe com este problema, embora haja alguns truques que o minimizam.

Consequentemente, para manter o seu cabelo bonito, forte e saudável é aconselhável que o corte, de 3 em 3 meses, garantindo deste modo a renovação capilar. Isso vai ajudar não só a evitar o aparecimento das tão indesejadas pontas espigadas, como a deixar o cabelo menos quebradiço.

A longo prazo o resultado é um cabelo mais forte, brilhante e saudável.

10. Relaxe!

Não há nada que danifique mais o seu cabelo do que o stress. Pelo que, não importa ter todos os cuidados que lhe indicámos, se não conseguir controlar o stress e a ansiedade.

Com efeito, está cientificamente provado que o stress não só provoca queda de cabelo, como o deixa mais frágil e quebradiço.

Por isso, relaxe e diga olá ao cabelo dos seus sonhos.

Veja também