Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
31 Mar, 2020 - 13:40

12 boas dicas para cuidar do cabelo encaracolado

Catarine Martins

Tem o cabelo encaracolado e não sabe o que fazer para manter os caracóis definidos, bonitos e saudáveis? Descubra tudo o que precisa de saber.

Cabelo encaracolado

Embora o cabelo encaracolado seja muito bonito quando está saudável e cheio de vida, a verdade é que tem uma especial tendência à desidratação e, consequentemente, a ficar seco e frisado. O que se traduz, claro, numa maior necessidade de hidratação e cuidados específicos.

É que, em virtude do formato encaracolado dos fios, o cabelo aos caracóis retém a oleosidade natural da raiz, impedindo que a mesma deslize do comprimento até às pontas. Assim, é muito fácil ficar seco e crespo, tornando-se cada vez mais fino e indomável.

Mas, não se assuste. Ter uns caracóis de sonho está ao alcance de todas. Basta pôr em prática as dicas que lhe revelamos abaixo e dedicar algum do seu tempo a cuidar do cabelo. Acredite, quando se vir ao espelho vai perceber que valeu a pena.

12 dicas para um cabelo encaracolado bonito e definido

Mulher com cabelo encaracolado

1. Habitue-se a pentear o cabelo com os dedos

Para desembaraçar o cabelo pela manhã, prefira usar os dedos ou um pente de dentes largos em detrimento da escova. Desta forma, está a evitar a quebra dos frios e a preservar a forma natural dos seus caracóis.

Por conseguinte, o seu cabelo ficará com um aspeto muito mais bonito e cuidado.

2. Comece sempre por pentear as pontas

Quando for pentear o cabelo, seja ao acordar ou antes de ir para a cama, comece pelas pontas, uma vez que assim é muito mais fácil desfazer os nós que se possam ter formado nos fios (e que são apanágio dos cabelos aos caracóis). Só então penteie mais junto à raíz.

3. Hidrate o cabelo antes de tomar banho

Uma boa forma de conseguir que os seus caracóis fiquem definidos e hidratados é aplicar uma máscara de hidratação alguns minutos antes de tomar banho. Com o produto nos cabelos, cubra a cabeça com uma toca, e vá lavando o corpo enquanto atua. Só então, retire com água. Lave o cabelo normalmente e verá como fica mais brilhante.

Com efeito, os fios ficarão profundamente hidratados e com um aspeto muito mais saudável e sedoso.

4. Utilize sempre champôs específicos para cabelos encaracolados

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que são muitas as mulheres que, tendo cabelo encaracolado, continuam a usar champôs que não são específicos para o seu tipo de cabelo.

Nesse sentido, é muito importante que, independentemente da marca, escolha sempre um champô para cabelos encaracolados, cujos ingredientes vão de encontro às necessidades do seu cabelo.

5. Use máscaras de hidratação pelo menos duas vezes por semana

Se é dona de um cabelo extremamente seco, e está cansada do aspeto crespo e desalinhado dos fios é muito importante que use uma máscara de hidratação para cabelos encaracolados, pelo menos duas vezes por semana. Não importa se prefere uma de supermercado ou uma de cabeleireiro. O que importa é que use.

Vai ver como o cabelo fica muito mais hidratado e bonito.

6. Penteie sempre o cabelo durante o banho

Para que os caracóis fiquem definidos e sem frizz, é importante que penteie os cabelos durante o banho, logo após a aplicação da máscara ou do condicionador. Pode fazê-lo com os dedos ou com um pente de dentes largos, mas lembre-se que deve fazer movimentos suaves para não quebrar os fios.

Cabelos estragados
Não perca Cabelo estragado? Saiba o que fazer para o recuperar!

7. Use óleos capilares específicos para cabelos encaracolados

Os óleos capilares são essenciais em qualquer tipo de cabelo mas, quando falamos de cabelos encaracolados eles assumem particular importância. Isto porque, este é um tipo de cabelo que tem tendência à desidratação e, nesse sentido, vale a pena usar produtos que não só ajudem a hidratar como tratem da saúde dos fios.

8. Não use toalha para enxugar o excesso de água

Quando sai do banho, em vez de remover o excesso de água do cabelo enxaguando-o com uma toalha, prefira fazê-lo com uma camisa velha. Isto porque, quando o cabelo é enxaguado em algodão fino, os fios criam menos frizz o que resulta em caracóis mais bonitos e definidos.

Com efeito, ao contrário da camisa ou de outros tecidos suaves como o algodão, as toalhas absorvem demasiada água. Assim, a maciez da peça ajudará a suavizar os seus caracóis e irá evitar que criem nós.

9. Prenda o cabelo num coque

Quando estiver em casa com o cabelo seco experimente prendê-lo num coque, ao cimo da cabeça. Isto vai ajudar a definir os caracóis, evitando que o cabelo fique rebelde ou frisado.

10. Misture um leave-in com creme de hidratação

Para que o seu cabelo pareça acabado de sair de uma qualquer capa de revista, experimente misturar um pouco de leave-in com um creme de hidratação para modelar os caracóis.

Aplique no cabelo húmido, seque como habitualmente e verá a diferença. Cabelo incrível em menos de dez minutos.

11. Aplique óleo de coco ou de argão nos fios antes de dormir

Se costuma lavar o cabelo logo pela manhã, experimente untá-lo com óleo de coco ou óleo de argão, na noite anterior e durma assim. Depois, lave normalmente e verá como os fios estão muito mais bonitos, desembaraçados e hidratados.

12. Faça um cronograma capilar

Se o seu cabelo está muito seco, desidratado e sem definição, vale a pena investir num cronograma capilar. Este é um tratamento que consiste numa rotina de cuidados tendo em vista a saúde dos fios, e que intercala três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Nesse sentido, cada etapa é pensada e decidida para os problemas específicos apresentados pelo seu cabelo. Ou seja, se quer devolver saúde e brilho aos fios, fale com o seu cabeleireiro e trace uma rotina de tratamentos que vá de encontro às necessidades do seu cabelo.

Diga olá a caracóis bonitos, definidos e cheios de brilho, com estas dicas.

Veja também