Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
16 Out, 2019 - 10:41

Beleza: estes 6 hábitos estão a estragar o seu cabelo

Catarine Martins

Ter um cabelo bonito e saudável é o seu sonho. Mas a verdade é que tem vários hábitos que estão a estragar o seu cabelo. Evite-os!

Mulher com cabelo estragado

Poucas serão as mulheres que não sonham em ter um cabelo bonito, brilhante e cheio de vida. Mas, se é verdade que às vezes parece que essa é uma missão que não está ao alcance de todas, também o é que há hábitos que estão a estragar o seu cabelo, muito provavelmente sem se dar conta.

Por isso, e para a alertar, reunimos aqueles que, sendo os mais comuns, são também os grandes responsáveis por continuar a ter um cabelo quebradiço e baço, que parece não ter solução.

Conheça-os abaixo e tire-os já da sua vida, em nome de um cabelo dos sonhos, daqueles de fazer inveja a qualquer mulher.

Os 6 hábitos que estão a estragar o seu cabelo sem se dar conta

Mulher a lavar o cabelo
Muitos produtos têm efeitos perniciosos quando usados em excesso

1. Usar produtos a mais

Todas sabemos como é importante usar produtos específicos para cada tipo de cabelo e não poupar no champô, máscara de hidratação, condicionador e óleos capilares, quando o que queremos é um cabelo dos sonhos.

Mas, se é verdade que esses produtos são excelentes aliados para um cabelo bonito e para a saúde dos fios, também o é que, quando usados em excesso, têm o efeito precisamente oposto.

Ou seja, é muito importante que aplique sempre os produtos capilares de acordo com as instruções da embalagem e nas quantidades indicadas. Acredite, não é por colocar produto a mais que vai ter um cabelo mais sedoso, bem pelo contrário. Evite estragar o seu cabelo.

2. Substituir o condicionador pela máscara

Ainda falando de produtos, outro erro crasso que muitas cometemos e que é responsável por um cabelo baço e sem vida, é substituir o condicionador pela máscara.

Nesse sentido, é muito importante que saiba que condicionador e máscara são dois produtos diferentes, com fins igualmente distintos, pelo que um não pode substituir o outro.

Com efeito, o condicionador vai amaciar os fios de cabelo, o que vai deixá-los mais suaves e preparados para serem penteados. Já a máscara é o produto responsável por oferecer uma hidratação profunda aos fios de cabelo e, por isso, deve apenas ser usada duas a três vezes por semana, no máximo.

Assim, mesmo que use máscara, deve aplicar também condicionador, em seguida, para garantir que não vai estragar o seu cabelo, mas antes deixá-lo suave, bonito e hidratado.

3. Lavar os cabelos com água muito quente

Quando as temperaturas caem é natural que os banhos comecem a ser mais demorados e, mais quentes. Mas, se por um lado a água bem quente se assume como um bálsamo para a alma, por outro ela é uma grande inimiga da saúde capilar.

É que, quanto mais quente estiver a água com a qual lava o cabelo, mais probabilidade de ressecamento dos fios vai haver, o que resultará num cabelo crespo e baço. Para além, claro, de poder causar caspa e escamações no couro cabeludo.

Contudo, se não consegue viver sem o banho quente, há uma boa solução: no fim do banho enxague os cabelos com água fria. Vai ver como o cabelo passará a ter um aspeto mais brilhante e saudável.

Mulher com rabo decavalo
Andar sempre com o cabelo preso não ajuda a ter um cabelo bonito

4. Andar com o cabelo sempre preso

Os elásticos de cabelo foram uma invenção incrível, sobretudo quando pensamos em termos de praticidade. Mas, sabia que andar muitas vezes com o cabelo preso é um dos hábitos que mais contribui para estragar o seu cabelo?

Sim, se o elástico estiver demasiado apertado e se for de um material mais rugoso, o que pode acontecer é que a pressão exercida no cabelo comece a quebrar os fios, sobretudo se tiver cabelo fino. E isso, já sabe, é meio caminho andado para um cabelo quebradiço, frágil e sem vida.

Nesse sentido, não deve prender o cabelo quando estiver molhado ou húmido e, no dia a dia, deve optar por mantê-lo solto. É claro que isto não significa que deve deixar de prender o cabelo para sempre, mas sim que deve evitar fazê-lo, sobretudo se o seu cabelo já for mais fino ou quebradiço.

5. Não cortar o cabelo

Embora o sonho de muitas mulheres seja ter um cabelo comprido, sabia que não cortar o cabelo é inimigo do crescimento e da saúde dos fios?

Com efeito, para que o cabelo se mantenha bonito, saudável e com aquele viço incrível (que tanto invejamos nos cabelos de outras mulheres), é crucial que corte as pontas pelo menos a cada três meses.

Isso vai permitir não só que o cabelo cresça mais saudável, e consequentemente fique mais bonito, como será também meio caminho andado para se livrar das pontas espigadas.

Cabelo oleoso
Não perca 5 excelentes champôs para quem tem cabelos oleosos

6. Não usar protetor térmico

Quando as temperaturas caem, e sobretudo se for dona de cabelos longos, é muito difícil evitar o secador. Contudo, para que a saúde dos fios esteja assegurada é imprescindível que use sempre, sem exceção, um protetor térmico, na hora de secar o cabelo.

Com efeito, o protetor térmico cria uma película que protege os fios e, assim, assegura que o calor não danifique os cabelos.

Igualmente, se for usar a prancha alisadora ou algum modelador de cabelo, é importante aplicar o protetor térmico antes da utilização.

Pelo que, se ainda não usa este produto, deve mesmo inclui-lo na sua rotina, sobretudo se quer ter um cabelo bonito.

E, se a esta altura está a pensar que tem um orçamento demasiado apertado, temos uma boa notícia: há protetores térmicos baratos que podem ser encontrados, por exemplo, no supermercado. Ou seja, não há desculpas para não cuidar da saúde dos seus fios de cabelo.

E, já sabe: não deve usar nem o secador nem qualquer modelador capilar muito perto da raíz, de forma a não queimar nem fragilizar os fios de cabelo.

Agora que já sabe quais os hábitos que estão a arruinar o seu cabelo, livre-se deles e diga olá a uma cabeleira farta, sedosa e cheia de brilho.

Veja também