Catarine Martins
Catarine Martins
10 Mar, 2021 - 11:50

6 rotinas essenciais para um cabelo bonito e saudável

Catarine Martins

Todas nós sonhamos com um cabelo forte, brilhante e saudável. Mas sabia que há algumas rotinas para um cabelo bonito e saudável? Conheça-as.

Cabelo bonito

São poucas as mulheres que não sonham com um cabelo sedoso, brilhante e saudável. E a verdade é que não é uma missão impossível ter um cabelo incrível. Mas sabia que há algumas rotinas para um cabelo bonito e saudável?

Sim, é mesmo verdade. Apostar em cuidados diários e produtos específicos para o seu tipo de cabelo é essencial, para que se mantenha forte e saudável.

Dois dos problemas mais comuns que as mulheres enfrentam com os cabelos são, por um lado, o excesso de oleosidade do couro cabeludo e, por outro, os fios secos, estragados e pontas espigadas.

Embora sejam situações opostas, há solução para ambos os problemas. Só é necessário que tenha alguma disciplina e use produtos adequados, na hora de cuidar do cabelo.

Abaixo, partilhamos consigo algumas dicas para ter o cabelo com que sempre sonhou.

6 rotinas para um cabelo bonito e saudável

1

Lavar o cabelo

Lavar o cabelo com um champô específico para o seu tipo de cabelo e, em seguida, aplicar o condicionador é o primeiro passo para um cabelo bonito e saudável.

Ao lavar, é importante não aplicar o champô diretamente no comprimento e nas pontas dos fios. O champô só deve ser puxado para o comprimento minutos antes de enxaguar.

Misture com um bocadinho de água na mão, e esfregue o couro cabeludo em movimentos circulares.

Enxagúe o cabelo sempre com água fria ou morna, já que a água quente dilata os poros e contribui para  a produção de oleosidade, agredindo a fibra capilar.

2

Apostar em produtos adequados

Mesmo que tenha todos os cuidados com o seu cabelo, saiba que nunca terá fios bonitos se não usar produtos de qualidade. E acima de tudo, adequados ao seu tipo de cabelo.

Oleoso ou seco, liso ou encaracolado, não importa qual é o seu tipo de cabelo: cada um tem caraterísticas próprias e exigências específicas

Por isso, no momento de escolher o champô, condicionador, máscara e outros produtos capilares, não olhe só para o preço ou marca.

O importante é comprar produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

3

Usar máscara

Após a lavagem, deve sempre aplicar um pouco de máscara adequado ao seu tipo de cabelo nos fios, massajando para uma absorção mais profunda e eficaz.

Se quiser uma hidratação intenta, aplique a máscara nos fios húmidos, mergulhe uma toalha em água a ferver, torça-a e enrole-a nos cabelos. Deixe ficar por 10 minutos, e depois retire a máscara abundantemente com água.

Esta técnica, ajuda a nutrir os fios em profundidade, deixando o cabelo bonito e sedoso.

4

Hidratar e nutrir

As rotinas de cuidado capilar dependem, naturalmente, do estado do cabelo e consequentes necessidades.

Assim, e considerando um cabelo saudável, é essencial investir na hidratação semanal. Reserve um dia para cuidar de si, e dos seus cabelos. Se quiser, pode até experimentar fazer máscaras de hidratação caseiras.

Sempre que sentir que o cabelo está mais danificado, deve intensificar e aproximar os ciclos de hidratação.

E claro, quando os cabelos reabrirem pode fazer uma hidratação capilar mais profunda por lá.

cabelo com pontas espigadas
Veja também Missão cabelo bonito: diga adeus às pontas espigadas
5

Secar corretamente

De forma a agredir os fios de cabelo o mínimo possível, aplique protetor térmico e seque sempre na direção oposta ao crescimento dos fios, de forma a levantar as raízes do cabelo e a linha do couro cabeludo.

E lembre-se que não deve secar os fios a altas temperaturas, uma vez que isso agride a fibra capilar, o que se traduz em cabelos baços, quebradiços e sem vida.

6

Proteger

Sempre que sabe que o seu cabelo vai estar mais sujeito a alguma agressão, como a exposição prologada aos raios UV, por exemplo, trate de protegê-lo com um protetor solar para cabelos e um chapéu.

E claro, não se esqueça de mantê-lo bem hidratado, e de aplicar sempre protetor térmico antes de secar ou modelar.

Agora que já sabe quais as rotinas para um cabelo saudável, acabaram-se as desculpas para não ter um cabelo bonito. Veja se comete algum dos erros abaixo, e corrija-os já.

Erros mais comuns que se traduzem num cabelo danificado

  • Deixar resíduos de produto no cabelo. Por exemplo, não enxaguar bem os fios, após a aplicação do champô;
  • Hidratar um cabelo que não esteja bem lavado ou limpo;
  • Misturar produtos de gamas e linhas diferentes, que podem ser incompatíveis e provocar reações adversas;
  • Não aplicar corretamente um produto, exagerando por exemplo na quantidade de máscara a utilizar;
  • Usar o creme hidratante como condicionador;
  • Não desembaraçar os fios devidamente, secando o cabelo ainda com nós.

Preparada para dizer olá ao cabelo com que sempre sonhou?

Veja também