Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
08 Jul, 2019 - 09:30

Conheça as rotinas para um cabelo sempre bonito

Teresa Campos

Hoje, partilhamos consigo rotinas para um cabelo sempre bonito. Aprenda a cuidar dos seus fios e a mantê-los saudáveis, brilhantes e fortes.

Conheça as rotinas para um cabelo sempre bonito

Compridos ou curtos, o que é facto é que os cabelos são uma parte importante do nosso corpo e podem dizer muito sobre nós, a nossa saúde e estado de espírito também. Cuidar deles diariamente é fundamental e, por isso, falamos sobre rotinas para um cabelo sempre bonito.

Dois dos problemas mais comuns são, por um lado, o excesso de oleosidade do couro cabeludo e, por outro lado, os fios secos e estragados. Embora sejam situações opostas, há soluções para ambos os problemas, apenas é preciso definir rotinas para um cabelo sempre bonito e pô-las em prática, sem falhas.

6 rotinas para um cabelo sempre bonito

cabelo sempre bonito

1. Lavar o cabelo

Lavar o cabelo com um champô adequado e aplicar o condicionador certo é o primeiro passo para um cabelo bonito e, acima de tudo, saudável.

Ao lavar, é importante não aplicar o champô diretamente no comprimento e nas pontas dos fios e esfregar o couro cabeludo com movimentos circulares- O champô só deve ser puxado para o comprimento minutos antes de enxaguar.

Enxague o cabelo sempre com água fria ou morna, já que a água quente dilata os poros e contribui para  aprodução de muita oleosidade.

2. Aplicar os produtos certos

Mesmo que tenha todos os cuidados com o seu cabelo, saiba que nunca terá fios bonitos se não usar produtos de qualidade e, acima de tudo, adequados ao seu tipo de cabelo. Oleoso ou seco; liso ou encaracolado; cada tipo de cabelo tem caraterísticas próprias e exigências próprias também.

Por isso, no momento de escolher o champô, condicionador, máscara e demais produtos, não olhe só para o preço ou marca e atente também tipo de cabelo a que se destina esse item.

3. Usar máscara

Após a lavagem, deve sempre aplicar um pouco de máscara nos fios, massajando para uma absorção mais profunda e eficaz. Prefira máscaras ricas em óleos vegetais.

4. Hidratar e nutrir

As rotinas de cuidado capilar dependem, naturalmente, do estado do cabelo e consequentes necessidades do mesmo. Assim, e considerando um cabelo saudável, mas que diariamente está sujeito a exposição solar, poeira e poluição, é essencial investir na hidratação pelo menos 1 vez por semana; nas nutrições de 15 em 15 dias; e na reconstrução 1 vez por mês.

Sempre que sentir que o cabelo está mais danificado, então deve intensificar e aproximar os ciclos de hidratação e nutrição.

5. Secar corretamente

Um cabelo seco e estragado deve ser nutrido com máscaras e condicionador e, de preferência, evitar a sua exposição prolongada a fontes de calor, como o secador. Além disso, saber secar o cabelo correctamente vai garantir um volume instantâneo.

Assim, seque sempre na direção oposta ao crescimento dos fios, de forma a levantar as raízes do cabelo e a linha do couro cabeludo.

6. Proteger

Sempre que sabe que o seu cabelo vai estar mais sujeito a alguma agressão, como a exposição prologada aos raios UV, por exemplo, trate de o proteger com produtos e acessórios próprios, como um chapéu, além de lhe dar a hidratação extra que ele necessita, após essa mesma exposição.

Portanto, escusado é dizer que depois das férias de verão há que prestar especial atenção aos seus fios, certo?

Causas mais comuns para um cabelo danificado

  • Deixar resíduos de um produto no cabelo. Por exemplo, não enxaguar bem os fios, após a aplicação do champô;
  • Hidratar um cabelo que não esteja bem lavado ou limpo;
  • Misturar produtos de gamas e linhas diferentes, que podem ser incompatíveis e provocar reações adversas;
  • Não aplicar corretamente um produto, exagerando por exemplo na quantidade de máscara a utilizar;
  • Usar o creme hidratante como condicionador;
  • Não desembaraçar os fios devidamente, secando o cabelo ainda com nós.

Veja também: