ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
01 Fev, 2021 - 11:30

9 receitas caseiras para hidratar o cabelo no conforto do lar

Catarine Martins

A hidratação é fundamental para ter fios bonitos e sedosos. Por isso, revelamos-lhe algumas receitas caseiras para hidratar o cabelo que vai adorar.

Receitas caseiras para hidratar o cabelo

Um cabelo brilhante, macio e saudável é sempre motivo de admiração e orgulho para a sua dona. Por isso, não é de espantar que cada vez mais mulheres experimentem receitas caseiras para hidratar o cabelo.

É que a hidratação capilar é um dos segredos mais bem guardados, para conseguir aquele cabelo de fazer inveja com que tanto sonhou.

E apesar das receitas caseiras não substituirem as máscaras compradas, específicas para cada tipo de cabelo, são aliadas de peso na hora de conseguir um cabelo brilhante e saudável, sem gastar muito.

Nesse sentido, aproveite o confinamento e o tempo em casa para nutrir o seu cabelo com ingredientes naturais. Veja abaixo algumas receitas fáceis e diga olá a um cabelo de sonho.

Mas lembre-se que tão importante quanto hidratar a fibra capilar, é cuidar dela usando champôs específicos para o seu tipo de cabelo, e não submetendo os fios a altas temperaturas, de forma regular.

9 receitas caseiras para hidratar o cabelo neste confinamento

1

Máscara de banana e mel

Para fazer esta máscara de hidratação profunda, só vai ter que amassar uma banana, misturar com 2 colheres de sopa de mel, 5 gotas de óleo de amêndoas ou extrato de baunilha e uma clara de ovo.

Mexa bem, e aplique a mistura por todo o comprimento do cabelo, insistindo nas pontas. Deixe por 15 minutos e lave bem com água.

Vai ver que quando o seu cabelo secar nem o vai reconhecer, de tão bonito e hidratado.

2

Máscara de maizena

O amido de milho, mais conhecido por farinha Maizena, possui dezenas de propriedades boas para o organismo, daí que seja utilizado tanto na cozinha, como nos cuidados de cabelo e pele.

De forma isolada não produz efeitos, a menos que o queira usar como champô seco caseiro, para absorver a oleosidade. Mas, quando combinado com alguns outros ingredientes justifica toda a sua fama de super ingrediente!

Nesse sentido, pode fazer uma receita capilar de hidratação com Maizena e alguns outros ingredientes, para um resultado ótimo. Ora veja:

  • Se tem cabelo normal, adicione duas colheres de Maizena a uma porção de água e leve ao fogão em lume brando, até obter uma pasta espessa. Deixe arrefecer um pouco e distribua pelo meio do cabelo até às pontas, deixando atuar por cerca de 30 minutos. Enxague bem com água. O resultado é um cabelo bem solto e hidratado.
  • Para cabelos lisos e soltos, misture 200 ml de leite (quanto mais gordo, melhor), 2 colheres de Maizena e duas gotas de algum óleo de hidratação (óleo de coco ou de amêndoas doces, por exemplo). Misture até obter uma pasta homogénea e aplique no cabelo limpo e seco. Separe várias madeixas e aplique a máscara com um pincel. Faça também massagens por todo o couro cabeludo, uma vez que permitem gerar calor ajudando os nutrientes a penetrar nos fios de cabelo.
  • Para cabelos encaracolados, adicione 100 ml de leite ou água, 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena), 1 colher de condicionador ou máscara, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal (óleo de coco, de amêndoas ou azeite). Misture a maizena com a água ou leite, para dissolver. Leve ao fogo, em lume brando, e deixe que se forme um preparado espesso. Acrescente o creme e o óleo e misture bem. Por fim, se quiser, pode ainda colocar açúcar e mexer, delicadamente, pois os grãos de açúcar ajudarão a esfoliar o couro cabeludo. Aplique no cabelo previamente lavado e massaje. Pode colocar uma touca e deixar assentar por 30 minutos. No fim, retire tudo abundantemente com água. O resultado serão caracóis bonitos, definidos e saudáveis.
Mulher a hidratar o cabelo com receita caseira
3

Máscara de óleo de coco

Já aqui lhe falámos de como o óleo de coco pode ser benéfico para o cabelo.

Consequentemente, se o que procura é uma máscara capilar fácil, basta aplicar diretamente o óleo de coco nos cabelos, e deixar por uma hora (se quiser até pode dormir com ele nos fios). Depois é só retirar com água e dizer olá a um cabelo mais bonito, sedoso e saudável.

4

Máscara de ovo

Mais uma máscara hidrante caseira para os cabelos, muito fácil de fazer. Só vai precisar de 1 ovo, 1 banana, 3 colheres de sopa de mel, 3 colheres de sopa de leite e 5 colheres de sopa de azeite de oliva. Misture tudo e aplique o preparado da raíz até às pontas, deixando atuar por  20 minutos. Lave normalmente.

O cabelo fica bonito, hidratado e cheio de vida. É uma das mais populares receitas caseiras para hidratar o cabelo.

5

Máscara de abacate

Esta máscara é muito nutritiva, sendo ideal para ajudar a tratar o cabelo seco. Assim, triture metade de um abacate e adicione 1 colher de azeite e 1 gema de ovo. Misture tudo e deixe atuar por cerca de 1 hora. Retire com água fria e diga adeus ao cabelo crespo e sem vida.

Mulher a usar ingredientes de beleza escondidos na despensa
Veja também Conheça 8 ingredientes de beleza escondidos na despensa
6

Máscara de iogurte

As máscaras de iogurte são uma das melhores receitas caseiras para hidratar o cabelo, uma vez que o iogurte tem várias propriedades hidratantes.

Deste modo, basta misturar um iogurte natural com um ovo. Aplique no cabelo húmido e deixe atuar por cerca de 1 hora. Lave bem o cabelo após a máscara e seque normalmente.

7

Máscara de abacate e azeite

É dona de cabelos oleosos? Então esta máscara caseira é para si. Para fazê-la basta misturar 1 abacate, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de água e 2 colheres de creme de leite num recipiente.

De seguida, aplique o preparado no cabelo, da raíz até às pontas. Deixe atuar por cerca de 20 minutos e lave bem com água morna.

Acredite, com estas receitas caseiras para hidratar o cabelo vai senti-lo muito menos oleoso e mais bonito.

8

Máscara de cenoura e mel

Para fazer esta máscara capilar, só vai precisar de meia cenoura, 1 colher de sopa de mel e meio iogurte natural. Triture todos os ingredientes até que se forme uma pasta. Aplique no cabelo seco, separando bem os fios de forma a distribuir o preparado de forma uniforme.

Deixe por 20 minutos e retire com água morna. Lave o cabelo como habitualmente, e prepare-se para um cabelo de sonho.

9

Máscara de argila

A preparação desta máscara capilar não poderia ser mais simples. Só tem que misturar 2 colheres de sopa de argila com meia chávena de chá de água. Mexa bem até obter uma massa de consistência homogénea. Depois é só aplicar a máscara por todo o cabelo e deixar atuar por 20 minutos.

Esta máscara é especialmente indicada para quem tem cabelos oleosos, uma vez que vai ajudar a remover as impurezas e a limpar o cabelo em profundidade, enquanto o nutre.

Com efeito, fazer uma máscara de hidratação caseira, pelo menos a cada 15 dias, é não só a certeza de manter o cabelo sempre bonito e saudável, como também uma boa forma de dedicar tempo a si mesma.

Quase todas as máscaras necessitam de atuar durante algum tempo, o que é óptimo pois pode rentabilizar esse mesmo tempo e fazê-las enquanto executa outras tarefas. Mas se quiser relaxar totalmente, tire um tempo para si e faça um spa caseiro.

Caso tenha cabelo encaracolado, veja o tutorial abaixo com algumas hidratações caseiras específicas para esse tipo de cabelo.

Mime-se neste confinamento, porque você merece.

Ainda tem dúvidas de que o seu cabelo vai agradecer estas hidratações?

Veja também