Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
02 Jun, 2020 - 11:56

10 receitas caseiras para hidratar o cabelo

Catarine Martins

Hidratar o cabelo é fundamental para mantê-lo bonito. Por isso, revelamos-lhe algumas receitas caseiras para hidratar o cabelo que vai querer experimentar.

Receitas caseiras para hidratar o cabelo

Um cabelo brilhante e saudável é sempre motivo de admiração e orgulho. Por isso, não é de espantar que cada vez mais mulheres experimentem receitas caseiras para hidratar o cabelo.

É que, a hidratação capilar é um dos segredos mais bem guardados para conseguir aquele cabelo de fazer inveja, com que tanto sonhou. E, apesar das receitas caseiras não substituirem as máscaras compradas, específicas para cada tipo de cabelo, são aliadas de peso na hora de conseguir um cabelo brilhante e saudável, sem gastar muito.

Nesse sentido, quer tenha um orçamento apertado, quer queira nutrir o seu cabelo com ingredientes naturais, veja abaixo as receitas caseiras para hidratar o cabelo que reunimos.

Mas lembre-se que tão importante quanto hidratar a fibra capilar, é cuidar dela usando champôs específicos para o seu tipo de cabelo, e não submetendo os fios a altas temperaturas, de forma regular.

10 Receitas caseiras para hidratar o cabelo Que vale a pena experimentar

Mulher com cabelo louro bonito

1. Máscara de banana e mel

Para fazer esta máscara de hidratação profunda só vai ter que amassar uma banana, misturar com 2 colheres de sopa de mel, 5 gotas de óleo de amêndoas ou extrato de baunilha e uma clara de ovo.

Mexa bem, e aplique a mistura por todo o comprimento do cabelo, insistindo nas pontas. Deixe por 15 minutos e lave bem com água.

Vai ver que quando o seu cabelo secar nem o vai reconhecer, de tão bonito e hidratado.

2. Máscara de Maizena

O amido de milho, mais conhecido por farinha Maizena, possui dezenas de propriedades, daí que seja utilizado tanto na cozinha, como nos cuidados de cabelo e pele.

De forma isolada não produz efeitos, a menos que o queira usar como champô seco caseiro, para absorver a oleosidade. Mas, quando combinado com alguns outros ingredientes justifica toda a sua fama de super ingrediente!

Nesse sentido, pode fazer uma receita capilar de hidratação com Maizena e alguns outros ingredientes, para um resultado ótimo. Ora veja:

  • Se tem cabelo normal, adicione duas colheres de Maizena a uma porção de água e leve ao fogão em lume brando, até obter uma pasta espessa. Deixe arrefecer um pouco e distribua pelo meio do cabelo até às pontas, deixando atuar por cerca de 30 minutos. Enxague bem com água. O resultado é um cabelo bem solto e hidratado.
  • Para cabelos lisos e soltos, misture 200 ml de leite (quanto mais gordo, melhor), 2 colheres de Maizena e duas gotas de algum óleo de hidratação (óleo de coco ou de amêndoas doces, por exemplo). Misture até obter uma pasta homogénea e aplique no cabelo limpo e seco. Separe várias madeixas e aplique a máscara com um pincel. Faça também massagens por todo o couro cabeludo, uma vez que permitem gerar calor ajudando os nutrientes a penetrar nos fios de cabelo.
  • Para cabelos encaracolados, adicione 100 ml de leite ou água, 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena), 1 colher de condicionador ou máscara, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal (óleo de coco, de amêndoas ou azeite). Misture a maizena com a água ou leite, para dissolver. Leve ao fogo, em lume brando, e deixe que se forme um preparado espesso. Acrescente o creme e o óleo e misture bem. Por fim, se quiser, pode ainda colocar açúcar e mexer, delicadamente, pois os grãos de açúcar ajudarão a esfoliar o couro cabeludo. Aplique no cabelo previamente lavado e massaje. Pode colocar uma touca e deixar assentar por 30 minutos. No fim, retire tudo abundantemente com água. O resultado serão caracóis bonitos, definidos e saudáveis.
Mulher a lavar o cabelo

3. Máscara de óleo de coco

Já aqui lhe falámos de como o óleo de coco pode ser benéfico para o cabelo.

Consequentemente, se o que procura é uma máscara capilar fácil, basta aplicar diretamente o óleo de coco nos cabelos, e deixar por uma hora (se quiser até pode dormir com ele nos fios). Depois é só retirar com água e dizer olá a um cabelo mais bonito, sedoso e saudável.

4. Máscara de ovo

Mais uma máscara hidrante caseira para os cabelos, muito fácil de fazer. Só vai precisar de 1 ovo, 1 banana, 3 colheres de sopa de mel, 3 colheres de sopa de leite e 5 colheres de sopa de azeite de oliva. Misture tudo e aplique o preparado da raíz até às pontas, deixando atuar por  20 minutos. Lave normalmente.

O cabelo fica bonito, hidratado e cheio de vida. É uma das mais populares receitas caseiras para hidratar o cabelo.

5. Máscara de abacate

Esta máscara é muito nutritiva, sendo ideal para ajudar a tratar o cabelo seco. Assim, triture metade de um abacate e adicione 1 colher de azeite e 1 gema de ovo. Misture tudo e deixe atuar por cerca de 1 hora. Retire com água fria e diga adeus ao cabelo crespo e sem vida.

Mulher a usar ingredientes de beleza escondidos na despensa
Veja também Conheça 8 ingredientes de beleza escondidos na despensa

6. Máscara de iogurte

As máscaras de iogurte são uma das melhores receitas caseiras para hidratar o cabelo, uma vez que o iogurte tem várias propriedades hidratantes.

Deste modo, basta misturar um iogurte natural com um ovo. Aplique no cabelo húmido e deixe atuar por cerca de 1 hora. Lave bem o cabelo após a máscara e seque normalmente.

7. Máscara de abacate e azeite

É dona de cabelos oleosos? Então esta máscara caseira é para si. Para fazê-la basta misturar 1 abacate, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de água e 2 colheres de creme de leite num recipiente.

De seguida, aplique o preparado no cabelo, da raíz até às pontas. Deixe atuar por cerca de 20 minutos e lave bem com água morna.

Acredite, com estas receitas caseiras para hidratar o cabelo vai senti-lo muito menos oleoso e mais bonito.

9. Máscara de cenoura e mel 

Para fazer esta máscara capilar, só vai precisar de meia cenoura, 1 colher de sopa de mel e meio iogurte natural. Triture todos os ingredientes até que se forme uma pasta. Aplique no cabelo seco, separando bem os fios de forma a distribuir o preparado de forma uniforme.

Deixe por 20 minutos e retire com água morna. Lave o cabelo como habitualmente, e prepare-se para um cabelo de sonho.

10. Máscara de argila 

A preparação desta máscara capilar não poderia ser mais simples. Só tem que misturar 2 colheres de sopa de argila com meia chávena de chá de água. Mexa bem até obter uma massa de consistência homogénea. Depois é só aplicar a máscara por todo o cabelo e deixar atuar por 20 minutos.

Esta máscara é especialmente indicada para quem tem cabelos oleosos, uma vez que vai ajudar a remover as impurezas e a limpar o cabelo em profundidade, enquanto o nutre.

Com efeito, fazer uma máscara de hidratação caseira, pelo menos a cada 15 dias, é não só a certeza de manter o cabelo sempre bonito e saudável, como também uma boa forma de dedicar tempo a si mesma.

Quase todas as máscaras necessitam de atuar durante algum tempo, o que é óptimo pois pode rentabilizar esse mesmo tempo e fazê-las enquanto executa outras tarefas. Mas, se quiser relaxar totalmente, tire um tempo para si e faça um spa caseiro.

Mime-se, porque você merece. A sua pele e os seus cabelos vão agradecer estas receitas caseiras para hidratar o cabelo.

Veja também