Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
07 Out, 2019 - 12:41

Missão cabelo bonito: diga adeus às pontas espigadas

Catarine Martins

Com o crescimento do cabelo é inevitável que apareçam as pontas espigadas. Para o pentear com facilidade, temos boas dicas.

cabelos com pontas espigadas

Quando falamos de cabelos, as pontas espigadas assumem-se como um mal que persegue a maior parte das pessoas com cabelo comprido. Com efeito, quanto mais o cabelo cresce, mais pontas duplas irão aparecer. Mas é possível evitá-las.

Para além de deixarem o cabelo com um aspecto mais áspero, a verdade é que as pontas espigadas facilmente tornam a tarefa simples de pentear o cabelo num pesadelo.

É que, quando os fios têm as pontas estragadas, o cabelo embaraça-se muito facilmente, criando nós que, além de feios, são difíceis de pentear.

Se a esta altura se está a perguntar o que pode fazer para acabar com as pontas espigadas que afectam o seu cabelo, deixando-o baço e sem vida, continue a ler. Mostramos-lhe as causas e revelamos-lhe alguns truques infalíveis para um cabelo bonito, sedoso e sem pontas duplas.

Pontas espigadas: 5 boas dicas para acabar com elas

Mulher com cabelo estragado
Conheça alguns truques para dar mais saúde ao seu cabelo

O uso frequente de modeladores ou de secadores e bem assim, as agressões externas como o cloro, o vento, os raios UV ou a poluição são dois dos grandes responsáveis por enfraquecer o cabelo, dando aso a que surjam ainda mais pontas duplas.

Mas, também o dormir com o cabelo húmido, ou o próprio atrito de esfregar os fios na toalha com demasiada força podem ser o mote para um cabelo danificado.

Consequentemente, há alguns passos que pode pôr em prática para conseguir, finalmente, livrar-se das pontas espigadas. Conheça-os e comece já a pô-los em prática.

1. Corte as pontas de 3 em 3 meses

Todos os cabeleireiros aconselham a cortar as pontas do cabelo de 3 em 3 meses. Isto porque, para além de eliminar automaticamente as pontas espigadas, o corte incentiva à renovação capilar. Consequentemente, o resultado é um cabelo mais bonito e saudável.

E sim, mesmo que esteja a tentar deixar crescer o cabelo, é muito importante que vá cortando as pontas. Afinal, nenhum cabelo cresce saudável com pontas espigadas.

2. Cuidado no momento da lavagem

Muitas vezes, quando acordamos com pressa e temos que lavar o cabelo, acabamos por cometer o erro de esfregá-lo com movimentos bruscos no banho. Assim, o aconselhado pelos profissionais de cabelo, é que esfregue apenas o couro cabeludo, e deixe o resto do champô cair pelas madeixas do cabelo.

Igualmente, passar quer o champô, quer a máscara e o amaciador específicos para o seu tipo de cabelo por água fria (para ajudar a fechar a cutícula do cabelo) até não restar qualquer resíduo, é também muito importante para a saúde dos fios. Por isso, certifique-se que quando sai do banho, não resta qualquer produto nos cabelos.

Cabelo oleoso
Não perca 5 excelentes champôs para quem tem cabelos oleosos

3. Faça máscaras de hidratação semanalmente

Hidratar os fios de cabelo é muito importante para quem quer ter um cabelo brilhante e cheio de vida. Por isso, uma vez por semana tire um tempo para cuidar de si e faça uma máscara de hidratação capilar adequada às necessidades do seu cabelo.

Vai ver que, ao fim de algumas semanas, vai notar bastante diferença. Não só porque haverá menos pontas espigadas, mas também porque o cabelo vai estar mais hidratado e suave.

4. Cuidado com o cabelo molhado

Quando acaba de sair do banho e o cabelo está molhado, é importante que tenha alguns cuidados, sobretudo para não quebrar os fios e estimular o aparecimento de pontas duplas.

Assim, o ideal é que enrole uma toalha à volta da cabeça de forma a que o excesso de água seja absorvido. Por exemplo, pode ir vestindo-se ou tomando o pequeno almoço e, só depois, retirar a toalha, pentear os fios com cuidado (faça-o com um pente de dentes largos que fragiliza menos o cabelo, por exemplo) e só então secar.

5. Use sempre protetor térmico e óleos capilares

O uso de protetor térmico quando houver lugar ao uso de secador ou de modeladores de cabelo é essencial para proteger os fios de cabelo das altas temperaturas (responsáveis por fragilizar o cabelo). Pelo que, este é um produto que tem mesmo que incluir na sua rotina se quer ter um cabelo bonito, saudável e brilhante.

Igualmente, apostar num sérum ou óleo capilar específico para cabelos com pontas espigadas é uma boa aposta para cuidar dos fios de cabelo, dando-lhes hidratação, proteção e nutrição.

E, se a esta altura está a pensar que não pode gastar muito porque tem um orçamento apertado, não se preocupe. Encontra quer protetores térmicos quer óleos capilares a bons preços no supermercado.

Aqui, o mais importante não é a marca, mas sim o uso frequente destes produtos.

Como vê, é muito fácil conseguir dizer adeus às pontas espigadas. Ponha já estas dicas em prática, e verá que privilegiar a saúde dos fios resulta num cabelo maravilhoso, daqueles de fazer inveja a todas as amigas e conhecidas.

Nunca foi tão fácil ter um cabelo bonito, certo? 

Veja também