Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
08 Set, 2020 - 12:09

Como ter um cabelo brilhante e bonito: 5 dicas infalíveis

Catarine Martins

Ter um cabelo brilhante, sedoso e bonito, é o desejo de todas as mulheres. Mas sabia que há algumas dicas que deve seguir para ter o seu cabelo de sonho?

Mulher com cabelo brilhante

Quando falamos de cabelos, o grande desejo da maioria das mulheres é ter um cabelo brilhante, forte e sedoso. E se é certo que muitas vezes essa parece uma missão impossível, também o é que há alguns truques fáceis para conseguir o cabelo de sonho.

Assim, se o que deseja é ter um cabelo cheio de brilho, que arranque elogios às amigas e à cara metade, continue a ler.

Mas lembre-se que, apesar destas dicas resultarem quando colocadas em prática, não há milagres. Se o seu cabelo está muito estragado ou enfraquecido em virtude de processos químicos, é importante que procure um cabeleireiro da sua confiança, antes de começar a aplicá-las.

Preparada para dizer olá ao seu melhor cabelo de sempre?

As Melhores dicas para um cabelo brilhante e bonito

Cabelo brilhante e bonito
1

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Um dos factores que mais importa para que o cabelo se mantenha forte, saudável e cheio de brilho, é mesmo utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

Assim, importa saber se o seu cabelo é seco, oleoso ou se os fios têm alguma necessidade específica, por exemplo por serem pintados.

Se a esta altura está a pensar que não conhece o seu tipo de cabelo, da próxima vez que for ao cabeleireiro só tem que lhe perguntar. Depois, é só escolher o champô, condicionador e máscara de acordo com essa informação.

Fácil, certo?

2

Não lave os cabelos com água muito quente

Sabia que o calor excessivo é um dos maiores inimigos de um cabelo brilhante e cheio de vida? Sim, leu bem.

Com efeito, o calor danifica a fibra capilar, sensibilizando-a. E por essa razão, é importante que prefira lavar os cabelos com água morna, finalizando com um jato de água fria.

Isso permitirá que a cutícula capilar fique selada, o que se traduz num cabelo com brilho e cheio de viço.

Tudo aquilo que se quer, certo?

3

Nunca durma com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado ou húmido é altamente desaconselhável, se quiser fios saudáveis e cheios de brilho.

É que, a humidade excessiva nos fios de cabelo provoca o enfraquecimento da estrutura capilar. Ou seja, se dormir com os cabelos ainda húmidos, é natural que o cabelo acorde baço e sem vida. No fundo, com um aspeto crespo.

Para além disso, dormir com o cabelo molhado pode também provocar a quebra dos fios, o que a longo prazo deixá-lo-á fragilizado.

Nesse sentido, assegure-se sempre que o cabelo está bem seco, antes de ir dormir. Este hábito proporcionar-lhe-á uma fibra capilar mais robusta, e um cabelo mais brilhante e com viço.

Mulher ruiva com coloração para a primavera-verão
Veja também Cabelo de sonho: tendências de coloração para a primavera-verão
4

Use óleos capilares

Os óleos capilares ganharam um espaço de destaque nos cuidados com o cabelo, sobretudo nos últimos anos. É fácil perceber porquê. Para além de serem excelentes aliados de um cabelo hidratado e saudável, são uma aposta segura para deixar o cabelo com mais brilho.

Consequentemente, usar um óleo capilar que seja adequado para o seu tipo de cabelo é a certeza de fios saudáveis, bonitos e cheios de vida. Ainda não usa? Vale a pena introduzi-lo já na rotina capilar.

Acredite, vai ficar impressionada com a diferença que este produto faz.

5

Tenha uma rotina capilar

Por falar em rotina capilar, ela assume-se também como uma das dicas mais úteis para quem procura um cabelo brilhante, sedoso e macio.

Nesse sentido, apostar na hidratação semanal com uma máscara adequada e fazer hidratações caseiras, pelo menos uma vez por mês, são boas opções para que o cabelo se mantenha saudável, forte e tratado.

Tenha em mente que manter o cabelo nutrido e hidratado é sinónimo de fios saudáveis, bonitos e cheios de viço. Ou seja, tudo o que lhe permitirá ter o cabelo brilhante com que sempre sonhou.

Por isso, faça da rotina capilar uma aliada. Os seus cabelos agradecem.

Como está bom de ver, todas estas dicas são muito fáceis de aplicar no dia a dia. Pelo que, acabaram-se as desculpas para não ter aquele cabelo bonito e macio, que arranca elogios a toda a gente.

Veja também