Luana Freire
Luana Freire
11 Ago, 2022 - 13:40

Cronograma capilar para fazer em casa, sem complicação

Luana Freire

Há 3 etapas que, juntas, fazem o cronograma capilar. O objetivo é ter de volta – e manter – a saúde dos cabelos. Veja como fazer o seu.

Lavar os cabelos com água quente, usar regularmente o secador ou a prancha, passar pelos processos constantes de coloração, trabalhar em ambientes com ar condicionado… E, até, a exposição ao sol e os mergulhos no mar ou na piscina. Tudo isto tem impacto na saúde dos fios. Mas, mesmo que nenhum desses passos faça parte da sua rotina, deve saber que os cabelos perdem nutrientes e água, naturalmente, todo o tempo. A solução para que não fique danificado em excesso é adotar cuidados para repor o que se perde. E é exatamente por isso que o cronograma capilar existe.

Vamos explicar o que é este cronograma e como pode fazê-lo em casa, passo a passo, sem complicação.

Para ter fios saudáveis deve adotar uma rotina de cuidados que hidrate, nutra e reconstrua. E os cuidados devem estender-se, também, ao couro cabeludo.

O cabelo, em média, é composto por 90%de queratina. A queratina é uma proteína, com 21 aminoácidos na sua estrutura e é por isso que os fios necessitam de uma reconstrução regular.

Mas não é só: também a água, o ácido glutâmico, os lípidos e o glicogénio são essenciais para a vitalidade dos cabelos.

O que é o cronograma capilar?

E como posso fazer o meu? 

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com os cabelos, que restaura os fios e promove a sua saúde. Existe para tratar, uma a uma, cada necessidade do cabelo. Em resumo simples, consiste numa rotina que inclui 3 etapas, alternadamente – esses cuidados nutrem, restauram e reconstroem os fios.

Para começar, deve avaliar o real estado dos seus cabelos, para identificar as suas necessidades. Por exemplo: fios elásticos, baços, frágeis e quebradiços precisam de um programa de reparação profunda, que nunca pode ser feito isoladamente, sem a contribuição das outras etapas.

O passo a passo dos diferentes cronogramas capilares é simples e pode cumpri-los em casa. Vamos saber como? Ora, espreite.

mulher feliz a tratar do cabelo

Cronograma capilar em casa em 3 etapas

O ideal é organizar uma agenda capilar intercalando as 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A ordem varia de cabelo para cabelo, de acordo com a necessidade.

Por exemplo: se temos um cabelo quebradiço, elástico e poroso devemos começar sempre pela reconstrução – assim, a ordem será: reconstrução – hidratação – nutrição.

Deve, inicialmente, identificar a maior necessidade do seu cabelo e focar mais numa etapa específica.

Etapa 1

Hidratação 

Fios danificados, que ficam armados, estão opacos e sem brilho, demasiado ressecados e embaraçam facilmente quando molham, necessitam de água – ou seja, de hidratação.

Faça várias, quantas quiser, desde que cumpra um intervalo mínimo de 48h entre elas.

Etapa 2

Nutrição

O cabelo poroso, sem peso e com frizz precisa essencialmente de nutrição e umectação.

Pode cumprir esta etapa uma vez por semana, ou quinzenalmente.

Importante: A nutrição complementa a hidratação, por isso, deve ser feita sempre a seguir a uma etapa de hidratação profunda.

Etapa 3

Reconstrução

Se os seus cabelos passam por processos químicos regulares, como coloração ou alisamento, a reconstrução é muito importante. Inicialmente, faça uma vez por semana – e até que os fios fiquem mais resistentes -, mas depois pode dedicar-se a esta etapa em intervalos maiores, de 15 em 15 dias.

Não pinto o cabelo, nem passo por outros processos químicos. Como saber se a minha necessidade maior é a reconstrução capilar?

É simples: o cabelo natural que está com pontas duplas, fino, quebradiço e mais elástico é um cabelo que necessidade deste passo. Cabelos sem química só devem passar pela reconstrução uma vez por mês.

Quais cuidados devo ter com a reconstrução dos fios?

O excesso de queratina pode causar danos aos fios, por isso não deve utilizar produtos de reconstrução demasiadas vezes. Cumpra os intervalos semanais e, depois, quinzenais ou mensais.

Dica extra:

Intercale a reconstrução com etapas de nutrição e hidratação. O cabelo que passa pela reconstrução necessita de água e óleo.

Cumpra sempre as 3 etapas

Um dos erros mais comuns ao cuidar dos fios – mesmo para quem já cumpre uma rotina atenta de cuidados com os cabelos – é dedicar-se somente a uma das etapas do cronograma capilar. Ou seja, utilizar apenas cremes de nutrição ou aminoácidos. O resultado é que o cabelo fica sempre com algum tipo de carência.

Avalie corretamente o real estado dos fios e defina qual a sua maior necessidade, mas não descuide das 3 etapas de cuidados no seu cronograma capilar – uma é complementar à outra.

Sempre que o cabelo necessitar de uma reconstrução capilar, é obrigatório que se cumpram as outras etapas do cronograma capilar – e não se esqueça: A nutrição deve vir a seguir à hidratação, pois vai colaborar para que os fios consigam reter tudo o que necessitam, da forma mais adequada.

O seu cronograma capilar, passo a passo

  • Use o champô duas vezes, sempre com água tépida. Não se esqueça de fazer uma massagem ao couro cabeludo, mas apenas com a palma da mão – nunca use a ponta dos dedos.
  • Em seguida à cada lavagem, retire todo o excesso de produto e seque os fios muito bem com a toalha. 
  • Agora é altura de aplicar, em cada mecha de cabelo, a sua máscara escolhida – massajando desde o meio do comprimento até às pontas.
  • Penteie os cabelos com uma escova que tenha cerdas flexíveis.
  • Use touca térmica para deixara máscara atuar nos fios por aproximadamente de 10 minutos.
  • Retirar todo o produto com água tépida.
  • Seque mais uma vez com a toalha.
  • Aplique o seu condicionador e deixar atuar por 3 minutos.
  • Enxague muito bem.

Dicas extra para o seu cronograma capilar

  • Use o champô adequado (seco/sensível/oleoso). Não se esqueça que deve usar algum champô anti resíduos se, no dia a dia, aplica produtos de finalização ou leave in – o ideal será fazer isto uma vez na semana.
  • Exfolie o seu couro cabeludo mensalmente. Isto vai ajudar a eliminar as células mortas, evitando desequilíbrios e inflamações.
Veja também