Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
06 Mar, 2018 - 00:00

Aproveite o tempo: Passo a passo para cuidar do cabelo em casa!

Catarine Martins

Cuidar do cabelo em casa não tem que ser difícil. Muito pelo contrário. Pode ser uma excelente forma de passar o tempo e sentir-se bonita. Descubra tudo.

Homem e criança a tratar do cabelo em casa

Se a esta altura está em casa em virtude do Coronavírus, e sente que não tem como ocupar o tempo, seja porque o seu trabalho não permite teletrabalho, seja porque depois de trabalhar sente um vazio, que tal aproveitar para cuidar do cabelo em casa?

Sim, é mesmo possível tratar dos seus cabelos sozinha, e conseguir mantê-los bonitos, saudáveis e hidratados. Siga o passo a passo e vai ver como se sente melhor e mais bonita.

Vamos começar?

GUIA PARA CUIDAR DO CABELO EM CASA E MANTÊ-LO SAUDÁVEL

Mulher a cuidar do cabelo em casa

1. Lavar

O primeiro passo para manter o cabelo bonito e saudável é lavá-lo dia sim dia não, pelo menos, com água morna. E, aqui, é muito importante que opte por um champô específico para o seu tipo de cabelo, uma vez que isso ajudará a mantê-lo bonito, sem ser necessário cortar.

Os especialistas aconselham, igualmente, a não colocar o champô diretamente no cabelo ou no couro cabeludo. Dilua-o em água, na palma da mão, e depois sim lave o cabelo, em movimentos suaves e com a ponta dos dedos, sem esfregar demasiado.

Importante é também que, após a lavagem, passe o cabelo abundantemente por água, de forma a assegurar que qualquer resíduo de champô é eliminado. Na última passagem por água, tente que ela esteja mais fria, uma vez que isso permitirá selar as pontas e, deixar o cabelo mais brilhante.

2. Hidratar

Todas sabemos como é importante hidratar o cabelo, para que ele se mantenha forte e bonito. Por isso, é muito importante que faça das máscaras capilares e dos condicionadores, os seus melhores amigos.

À semelhança do que acontece com o champô, também a máscara e o condicionador que escolher devem ser adequados ao seu tipo de cabelo. Mas, se quiser experimentar algo diferente, pode sempre arriscar nas máscaras caseiras.

Após a lavagem e, uma vez por semana, é importante que hidrate os cabelos com a máscara. Para potencializar o efeito e a hidratação, depois de aplicá-la nos fios de cabelo (longe da raíz), molhe uma toalha com água bem quente, torça-a e coloque-a na cabeça durante dez minutos (este é um método conhecido como hot wrapping).

O calor e a humidade farão com que a máscara hidrate ainda mais o cabelo, deixando-o suave e sedoso. Depois, passe abundantemente por água e, em seguida, aplique o condicionador como habitual.

Nos dias em que não fizer a máscara, é importante que aplique o condicionador logo após a lavagem, deixando atuar para depois passar abundantemente por água.

3. Enxaguar

Quando sai do banho, é crucial que não esfregue o cabelo com a toalha. Ao contrário, deve enrolar a toalha à volta da cabeça, permitindo assim enxaguar o cabelo sem friccionar (o que pode quebrar os fios de cabelo, tornando-os frágeis).

4. Pentear

Quando o cabelo já estiver menos molhado, é hora de penteá-lo com um pente de dentes largos. Isto ajudará a desembaraçar os fios de cabelo, ao mesmo tempo que assegura que não os quebra. Para facilitar o processo, vale a pena aplicar um creme de pentear (se possível, da mesma linha do champô e da máscara).

5. Preparar para secar

Com o cabelo já penteado, é hora de aplicar o protetor térmico. Isto porque, é muito importante proteger os fios de cabelo das altas temperaturas. Sem proteção, a fibra capilar é destruída, o que deixa os cabelos frágeis e quebradiços. E não queremos isso, certo?

Mulher a utilizar secador de cabelo
Veja também 6 cuidados a ter com o uso frequente do secador de cabelo

6. Seca

Na hora de secar, comece por virar a cabeça para baixo, secando o cabelo num todo, com o secador de cabelo. Depois, para facilitar, pode secar o cabelo em pequenas mechas de cada vez.

Mas, se preferir secá-lo “todo de uma vez” também pode. Assegure-se apenas que não coloca o secador no máximo do calor, de forma a não danificar os fios.

Aproveite que está em casa, para dar descanso à fibra capilar e evite o uso de modeladores ou alisadores.

7. Tratar

Os óleos capilares e, bem assim, os séruns de pontas, são os melhores amigos de um cabelo bonito, forte e saudável. Por isso, depois de secar, coloque duas gotas nas palmas das mãos do seu óleo favorito ou do sérum para pontas quebradiças, aqueça-as friccionado as mãos e aplique no comprimento do cabelo, evitando a raíz.

Se não tiver um óleo específico em casa, pode aplicar óleo de côco ou óleo de argão.

8. Pintar

Se tem o cabelo pintado ou com madeixas, e está preocupada com o encerramento dos cabeleireiros, calma. Pode começar a pintar o cabelo em casa.

Sim, à primeira vista pode parecer difícil mas, se seguir as intruções da embalagem de tinta, verá como é muito fácil pintar o cabelo no conforto do seu lar. O mais provável é mesmo nunca mais querer pintar fora.

9. Cortar

Se seguir as nossas dicas à risca, é pouco provável que necessite de cortar o cabelo em casa, uma vez que estará saudável.

Mas, se quiser aventurar-se a cortá-lo você mesma, que tal ver um tutorial antes? Caso nunca o tenha feito, é importante que corte apenas as pontas ou a franja, de maneira a que o resultado seja do seu agrado.

10. Hidratar antes de dormir

No dia anterior a lavar o cabelo, aplique o seu óleo capilar de eleição, ou óleo de coco, e durma com ele nos fios de cabelo.

Depois, é só tomar banho e verá como no fim o cabelo estará muito mais brilhante e macio.

Seguindo estes 10 passos é muito fácil manter o cabelo domado e saudável, ao mesmo tempo que consegue aproveitar o tempo em casa para cuidar de si.

Lembre-se que manter-se cuidada é essencial para que mantenha a auto-estima e boa disposição, tão necessárias nesta fase.

Veja também