Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Martins
Sofia Martins
11 Set, 2018 - 11:00

Sabe qual a diferença entre máscara e condicionador?

Sofia Martins

Sabia que há diferença entre máscara e condicionador, ou é daquelas pessoas que achava que basta usar um dos dois? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

Sabe qual a diferença entre máscara e condicionador?
Há uma diferença entre máscara e condicionador e se pensava que não e que bastava usar um ou outro depois do champô, pare tudo e leia este artigo, porque está a fazer tudo errado.
É um facto que há pessoas que defendem que a máscara por si só faz o trabalho todo após o champô e, na verdade, é o que a maioria das pessoas pensa. Outros consideram que cada produto tem a sua função e, por isso mesmo, o seu momento para ser usado. Mas qual a função de cada um? Como e em que ordem os aplicar? Venha espreitar a diferença entre máscara e condicionador e aprenda como aplica-los corretamente.

A diferença entre máscara e condicionador e como aplicar cada um

máscara ou computador

Condicionador

O champô, na hora da lavagem, abre as cutículas e as escamas, ou seja, atua como se fosse um detergente, pois a sua função é eliminar as impurezas, como o pó e a oleosidade, acumuladas nos fios e mesmo no couro cabeludo. O condicionador finaliza a função do champô, fechando as cutículas, para além de fazer uma hidratação externa aos fios, fazendo com que fiquem mais fáceis para pentear. Outra das suas funções é devolver o óleo natural aos fios, permitindo que adquiram novamente uma camada que os vai proteger e que é essencial para que mantenham o brilho e para que continuem nutridos.

Graças ao seu pH mais ácido, ajuda também a equilibrar o pH e tem uma função antiestática. Ninguém gosta de andar com aquela sensação de eletricidade nos cabelos, certo?

O condicionador deve ser usado sempre após o champô ou após a máscara. Deve evitar a todo custo passar o condicionar na raiz do cabelo para evitar o aparecimento de caspa. Aplique apenas do meio dos fios até às pontas.

Máscara

máscara para além de fazer uma hidratação interna e externa, ajuda na recuperação de cabelos danificados. É o produto de eleição para o tratamento dos seus cabelos pois repõe as vitaminas e os aminoácidos que são necessários para que o seu cabelo volte a ser saudável. O resultado da aplicação correta de uma máscara é praticamente imediato: vai ver que os seus cabelos ficam logo mais hidratados, nutridos e com muito mais brilho. Se tiver cabelo pintado escolha sempre máscaras específicas.
No entanto, a máscara não precisa de ser utilizada sempre que lava o cabelo. A frequência com que a utiliza vai depender do estado do seu cabelo. Num cabelo saudável, por exemplo, é suficiente que coloque máscara uma vez por mês. No entanto, se tem o cabelo pintado, se faz madeixas, se está muito seco, então o nosso conselho é que aplique a máscara corretamente uma vez por semana, ou no mínimo, duas vezes por mês.

Mas em que ordem deve aplicar os produtos?

 É muito simples. Se vai usar apenas champô e condicionador, esta é a ordem:
  1. champô;
  2. condicionador.
Se é dia de usar máscara a ordem muda um pouco:
  1. champô;
  2. máscara;
  3. condicionador.
Esta ordem pode parecer um pouco estranha, para muitas pessoas, mas faz todo o sentido. Senão veja:
  1. o champô vai eliminar impurezas e abrir as cutículas;
  2. a máscara vai hidratar e nutrir, e, aproveitando o facto das cutículas estarem abertas por ação do champô, ajuda a que os nutrientes penetrem com maior facilidade no interior da fibra capilar;
  3. o condicionador vai fechar as cutículas e normalizar o pH dos fios, dando-lhes brilho e tornando-os mais macios.
Portanto, quando comprar os seus próximos produtos para o cabelo, já sabe que deve comprar o kit completo: champô, máscara e condicionador. De preferência, opte por produtos sem sal e sem sulfatos, para que os fios fiquem bonitos e saudáveis.
Veja também: