Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
09 Jul, 2020 - 12:37

6 cuidados a ter com o cabelo no verão!

Catarine Martins

Quer saber que cuidados deve ter com o cabelo no verão para que esteja sempre bonito e saudável? Venha daí e siga as nossas dicas.

Cuidados com o cabelo no verão

Verão é sinónimo de sol, calor, praia e piscina com família e amigos. Mas sabia que o cabelo no verão é vítima de mais agressões do que poderíamos imaginar? Basta pensar que não só está exposto ao sol, como também ao sal, ao cloro, ao vento e à própria areia.

E, todos estes fatores contribuem para secar os fios, deixando-os fracos, baços e quebradiços (olá pontas espigadas).

No entanto, há hábitos que ajudam a manter o cabelo saudável e hidratado, durante toda a estação quente. A pensar nisso, compilámos uma lista de cuidados a ter com o cabelo no verão. Tome nota e ponha-os já em prática, em nome de um cabelo forte e brilhante.

Cabelo no verão: 6 dicas infalíveis para fios saudáveis

Filha a enfeitar o cabelo da mãe com flores

1. Aposte em cuidados capilares adequados ao verão

Um dos cuidados a ter com o cabelo no verão é usar produtos adequados não só ao seu tipo de cabelo, mas também a esta estação do ano.

Por isso, deve privilegiar uma gama de produtos (champô, máscara, condicionador e protetor solar capilar) que proporcione cuidados extra aos fios. Lembre-se que os raios UV, bem como o cloro e a água do mar, podem ser extremamente agressivos para os fios.

Felizmente, hoje em dia são já várias as marcas que têm produtos específicos para cabelos expostos ao sol, como a L’oréal ou a Garnier.

Se tem cabelos pintados, deve ter especial atenção a este ponto, uma vez que a exposição ao sol e ao cloro tende a deixar o cabelo oxidado, áspero e os fios quebradiços e sem vida.

Consequentemente, é crucial que escolha produtos que ajudem a proteger o seu cabelo.

2. Use um condicionador leave-in

Ao comprar os produtos anteriores, pode também incluir condicionador leave-in.

Este produto é um dos segredos para um cabelo saudável no verão. Basicamente, consiste num condicionador que pode ser aplicado no cabelo sem enxaguar, após a lavagem.

É uma boa escolha para hidratar e proteger o seu cabelo no verão da exposição solar, sobretudo quando o quer deixar secar ao natural. Pode alternar a sua utilização com os outros produtos específicos de proteção solar para o cabelo, como por exemplo com máscaras pós sol.

3. Chapéu ou lenço são um essencial

E não, não é apenas por uma questão de estilo ou tendência. Os chapéus servem para proteger o seu cabelo e couro cabeludo da exposição solar. Se preferir, pode também usar um lenço.

Infelizmente, são muitas as pessoas que registam queimaduras na cabeça nesta altura do ano (o que, consequentemente, enfraquece os fios) pelo que, vale a pena proteger-se.

Mulher com looks com chapéu
Veja também 5 looks com chapéu para ela e para ele

4. Elimine todos os resíduos de produtos

É imperativo que, ao regressar da praia ou piscina, lave muito bem o cabelo, com movimentos suaves, para garantir que remove todos os resíduos de sal ou cloro.

Na última lavagem, experimente passar a cabeça por água fria, e verá como o cabelo fica mais brilhante. Mais uma vez,  é importante que use produtos adequados a esta época do ano, uma vez que são eles os responsáveis por deixar o seu cabelo leve, bonito e saudável.

5. Aposte no secador natural

Os dias quentes são a oportunidade perfeita para deixar de lado o secador, a placa e o modelador.

Por mais que a tecnologia destes acessórios avance, no sentido de agredirem cada vez menos a fibra capilar, a verdade é que qualquer um deles acaba por danificar os fios, se usado de forma reiterada. 

Por isso, aproveite o calor dos dias para deixar secar o cabelo ao natural e poupá-lo a mais agressões externas.

6. Penteie o cabelo com um pente de dentes largos

Quando estamos na praia ou na piscina, por entre a areia, os mergulhos e os passeios, o cabelo tende a criar nós e a ficar embaraçado.

Para os desfazer, ou tentar evitar que cheguem sequer a criar-se, é importante que vá penteando o cabelo ao longo do dia, com um pente de dentes largos. Se quiser, pode até colocar um pouco de óleo capilar, para além do protetor solar de cabelos, para facilitar.

Para além de agredir menos a fibra capilar, este tipo de pente é perfeito para desembaraçar o cabelo sem puxar ou quebrar os fios.

Como vê, ter um cabelo saudável e hidratado no verão é possível, desde que tenha os cuidados necessários.

E se reparar bem, nem custa assim tanto colocar em prática estas dicas. Por um cabelo mais bonito, suave e brilhante, este verão.

Veja também