ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
17 Ago, 2021 - 11:33

Abacate: um fruto completo que deve ter à sua mesa

Teresa Campos

O abacate é um fruto singular, pois é rico em gorduras boas e pobre em açúcares. Conheça os muitos benefícios deste alimento.

Abacate é um das frutas mais saciantes

O abacate é um fruto originário da América do Sul e que apresenta diversas propriedades vantajosas para a saúde e para o organismo, como muitas gorduras boas, minerais e energia.

Assim, ao consumir abacate estamos a contribuir para a diminuição do colesterol e para a melhoria da pele, olhos e cabelo. Além disso, este fruto ajuda ainda a fortalecer o sistema imunitário e a evitar a aterosclerose.

Por todos estes motivos, este é um excelente fruto para ingerir antes da prática de exercício físico, pois previne a fadiga muscular, ao mesmo tempo que contribui para a hipertrofia muscular e para a recuperação muscular. Saiba mais sobre os benefícios do abacate.

9 benefícios do abacate

húmus de abacate

É rico em fibra

O abacate contém bastante fibra, o que significa que é um fruto que melhora o trânsito intestinal, equilibra os níveis de glicose no sangue e ajuda a manter o peso. Consequentemente, previne a obstipação, contribui para uma maior sensação de saciedade e evita complicações de saúde, como a diabetes tipo 2.

Tem pouco açúcar

Este fruto é bastante pobre em açúcar, sendo inclusive dos frutos que menos açúcar possui. Meio abacate tem menos de 1g de açúcar.

Contém bastantes ácidos gordos 

É certo que o abacate possui gorduras, mas são as chamadas gorduras boas, ou seja, gorduras insaturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. Estas gorduras auxiliam o organismo no processo de absorção dos nutrientes lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E, K, e os antioxidantes, como o alfa e o beta-caroteno e a luteína.

Além disso, estas gorduras são vantajosas para a saúde cardiovascular, para o equilibrio dos níveis de açúcar no sangue, para a melhoria do humor e da função cognitiva e para um funcionamento hormonal mais saudável, nomeadamente de hormonas como a insulina, os triglicéridos e o colesterol prevenindo, assim, doenças como a diabetes, a obesidade e os problemas cardiovasculares.

Possui muitos nutrientes 

No abacate, encontram-se aproximadamente 20 vitaminas, minerais e fitonutrientes, como potássio, magnésio, vitaminas A, D, E, K, B6, C, carotenos, fibra, gorduras. Os compostos antioxidantes contribuem para células mais saudáveis.

cesto com kiwis
Veja também Propriedades do kiwi: um fruto fundamental na sua dieta diária

Inclui vitaminas lipossolúveis

Este fruto possui não só vitaminas lipossolúveis, como gorduras monoinsaturadas, que ajudam a tornar a pele, os olhos e os cabelos mais hidratados, brilhantes e macios. Este benefício pode ser obtido, quer através do consumo do abacate, quer através do seu uso tópico.

A explicação para isso está sobretudo na sua riqueza em vitamina C, a qual previne estrias, rugas e celulite e contribui para a metabolização do colageneo, substância que torna a pele mais firme.

Os antioxidantes presentes no abacate também previnem o envelhecimento das células da pele, dando-lhes maior elasticidade.

Tem fitoquímicos

Os fitoquímicos e as gorduras saudáveis presentes no abacate contribuem para prevenir a diabetes, mas também doenças oncológicas.

É rico em ácido fólico

Como também possui ácido fólico, o abacate é um fruto muito recomendado antes e durante a gravidez, pois este componente evita doenças congénitas no feto, nomeadamente problemas no sistema nervoso.

Contém ómega 3

Como possui ómega 3, o abacate também beneficia o cérebro, melhorando a memória e a capacidade de concentração, ao estimular a circulação sanguínea.

Possui antioxidantes

O abacate contém antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, as quais são vantajosas para a saúde ocular, prevenindo complicações como as cataratas e a degeneração macular.

Veja também