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Teresa Campos
Teresa Campos
13 Jul, 2021 - 10:16

Propriedades do kiwi: um fruto fundamental na sua dieta diária

Teresa Campos

As propriedades do kiwi são algo desconhecidas, mas os benefícios para a saúde fazem deste fruto um grande aliado de uma dieta equilibrada.

cesto com kiwis

O kiwi é um fruto originário da China embora, hoje em dia, os seus principais países produtores sejam a Itália, a Nova Zelândia, o Chile, a França, o Japão e os Estados Unidos da América. Desde a década de 1980 que ele é produzido no nosso país. As propriedades do kiwi são bastante benéficas para o nosso corpo e para o nosso organismo, contribuindo para o bem-estar e para a saúde do indivíduo.

Outra vantagem deste fruto é poder ser utilizado em diferentes tipos de refeições como, por exemplo, smoothies, batidos, tartes, entre muitos outros pratos. A sua polpa pode ser verde, amarela ou laranja. Fique a saber mais sobre as propriedades do kiwi e porque deve incluí-lo na sua rotina alimentar.

Benefícios e propriedades do kiwi

Entre as principais propriedades do kiwi estão o seu alto teor em fibras, antioxidantes, compostos bioativos, vitaminas (C, E e K) e folatos. No que respeita à composição nutricional, 100g de kiwi possuem 50kcal, 11g de hidratos de carbono, 1g de proteína e 2g de fibra. Eis alguns dos seus benefícios para a saúde.

Tendo em conta as propriedades do kiwi, o consumo recomendado à generalidade das pessoas é de 3 a 5 porções diárias. Porém, quem é diabético ou faz medicação anticoagulante deve moderar a ingestão desta fruta, assim como quem tem algum tipo de intolerância ou de alergia (Síndrome de Alergia Oral).

comer kiwi

Fortalecer a imunidade

O kiwi possui vitamina C, bastando comer um kiwi por dia para ter o aporte diário necessário desta vitamina. Esta vitamina é responsável por fortalecer a imunidade e, assim, evitar várias doenças, sobretudo virais e bacterianas. Além disso, ainda diminui o cansaço e a fadiga, contribuindo para uma melhor saúde mental.

Combater o envelhecimento e o cancro

Os antioxidantes presentes no kiwi auxiiam no combate aos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo desenvolvimento de doenças como o cancro, causadas pelo stress oxidativo e por danos no DNA.

Funcionar como um digestivo e laxante

Por ser rico em fibras, o kiwi melhora o funcionamento do intestino, tornando-o mais regular, evitando problemas como a obstipação, a diverticulite e as hemorroidas. Este fruto é capaz de reter a água no intestino delgado e no cólon, aumentando assim o volume fecal e melhorando o trânsito intestinal.

Além disso, este fruto possui uma enzima proteolítica, a actinidina, que contribui para uma melhor digestão das proteínas.

Reduzir a coagulação do sangue

Os compostos bioativos do kiwi ajudam a regular a coagulação sanguínea, evitando assim coágulos e trombos que estão na origem de várias doenças cardiovasculares.

Cuidar da pele

O kiwi possui vitamina C, a qual contribui para a produção de colagénio, uma proteína que melhora a saúde da pele, preservando a sua elasticidade e hidratação.

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Melhorar a função respiratória

O kiwi possui vitamina C e antioxidantes que melhoram a função respiratória, inclusive em doentes com patologias como a asma.

Diminuir a pressão arterial

O kiwi contém compostos bioativos que melhoram a saúde cardiovascular, pois ajudam a diminuir a pressão arterial. O potássio, por exemplo, além de estabilizar a pressão arterial, melhora o funcionamento muscular e o sistema nervoso.

Preservar a saúde ocular

O kiwi tem luteína e zeoxantina, antioxidantes que protegem os olhos, prevenindo o surgimento de doenças oculares que podem contribuir para a perda de visão.

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