Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
27 Nov, 2019 - 13:33

12 frutas mais saciantes para ter sempre consigo

Teresa Campos

Há frutas mais saciantes que deve privilegiar por serem mais ricas em fibras e, assim, retardarem a sensação de fome. Fique a saber quais são.

Abacate é um das frutas mais saciantes

frutas mais saciantes do que outras e que conseguem retardar o apetite até duas horas. Tal, deve-se essencialmente à presença em maior quantidade de fibras solúveis, as quais promovem a sensação de saciedade.

Elas formam no estômago uma espécie de gel que vai ocupar espaço e, assim, retardar o esvaziamento do alimento, transmitindo ao cérebro sinais de satisfação e saciedade.

Daí, a importância de uma ingestão regular de fibras, nomeadamente de fibras solúveis. Portanto, tome nota das frutas mais saciantes que deve ter na fruteira aí de casa.

12 frutas mais saciantes que retardam a sensação de fome

Frutas saciantes

1. Abacate

Este fruto contém muitas fibras e um elevado teor lipídico que fazem desta uma fruta super saciante. A própria gordura desta fruta é saudável, razão pela qual é muito recomendada em diversas dietas.

2. Banana

Entre as frutas mais saciantes está a banana. As suas fibras solúveis absorvem a água, no estômago, e formam uma espécie de gel que o preenche, afastando a sensação de fome e de apetite.

3. Maçã

Mais uma vez, as fibras solúveis contribuem para um aumento da saciedade. Porém, há que ter em conta que o ácido málico, existente nesta fruta, também é capaz de estimular a fome.

Portanto, este é um fruto que pode ter um efeito antagónico, em diferentes pessoas.

4. Pêra

Com esta fruta, as fibras solúveis são responsáveis por transportar o açúcar gradualmente para a corrente sanguínea, adiando assim a sensação de fome e o apetite.

5. Goiaba

A goiaba possui pectina, um tipo de fibra que estimula a sensação de saciedade, enquanto diminui o apetite e a fome. Uma das frutas mais saciantes do mercado.

6. Melão

A quantidade de água que este fruto possui fá-lo ter um efeito diurético incrível, ajudando a combater o inchaço corporal. Tem poucas calorias, além de baixar a tensão arterial.

O facto de ser muito rico em água contribui, também, para o seu perfil saciante.

Produtos da época: frutas e legumes de inverno
Não perca Produtos da época: frutas e legumes de inverno

7. Kiwi

Este é o fruto mais alcalino, ou seja, possui muitos minerais que substituem os excessos de alimentos ácidos. Assim, equilibra o organismo, melhora a pele e a saúde óssea, protege das constipações e é fonte de energia.

As suas fibras, além de prevenirem problemas intestinais, tornam este fruto extraordinariamente saciante.

8. Melancia

À semelhança do melão, a melancia reduz o inchaço corporal, pois é diurética e rica em potássio. É por isso uma das frutas mais saciantes.

É ainda capaz de regular o pH do sangue e de estimular o bom funcionamento dos rins. Ajuda o organismo a tirar o máximo proveito dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas e, por isso, é extremamente saciante.

9. Tangerina

Cada tangerina tem cerca de 43 calorias. É rica em vitamina A e C, complexo B e em bioflavonóides. Ajuda a prevenir as gripes, a baixar o colesterol, a reduzir o risco de doenças cardíacas e a combater a osteoporose.

Outra boa notícia é que é bastante saciante e, por isso, retarda a sensação de fome.

10. Laranja

Ainda dentro do “universo” dos citrinos, existe a laranja que é um poderoso antioxidante, capaz de desintoxicar todo o organismo. Ajuda a prevenir doenças vasculares, cardíacas, degenerativas e oncológicas.

Auxilia, também, os ossos, dentes e glóbulos vermelhos, assim como a absorção de ferro dos alimentos, a resistência a infeções e a redução do apetite.

11. Frutos secos

Estes frutos são uma importante fonte de fibra e, logo, um snack super saciante, daí serem muito recomendados como lanche para meio da manhã.

São algo calóricos, pelo que é preciso moderar o seu consumo, mas a verdade é que basta um punhado deste alimento para ficar satisfeito por muito tempo.

12. Manga

Esta fruta exótica é uma fonte de hidratos de carbono e fibras. Possui ainda fitoquímicos, antioxidantes e vitaminas (A, B, C, E e K). Cada 100g tem apenas 60 calorias.

Rica em nutrientes e dona de um sabor muito agradável, a manga é ainda super saciante, retardando a sensação de fome e a vontade de comer.

Veja também