Márcio Matos
Márcio Matos
20 Fev, 2019 - 08:00
Como escolher abacate: dicas que não falham

Como escolher abacate: dicas que não falham

Márcio Matos

Mais ou menos amanteigado, mais ou menos aguado, o fruto é sensação. Saiba como escolher abacate, para cada uso. Curioso?

O artigo continua após o anúncio

Podemos dizer que está na moda e pelas melhores razões. É usado em receitas, máscaras de beleza e todos reconhecem os seus inúmeros benefícios. Falamos do abacate e hoje vamos ensinar-lhe como escolher abacate sem segredos, nem truques na manga.

Queremos que saiba como escolher abacate de acordo com o uso que lhe pretende dar, seja alimentício, seja cosmético. Portanto, atente nas nossas dicas e abra o seu apetite com as nossas tentadoras receitas.

Como escolher abacate e tirar o melhor partido deste incrível fruto

1

Fonte: Pixabay/coyot

Aprenda a avaliar a maturação e a qualidade

Firmeza: Comece por sentir a firmeza do fruto. Segure-o na palma da mão e esprema-o delicadamente, a toda a volta. Um abacate maduro é macio (e não mole!) e pode ser deformado com uma ligeira pressão. Caso tal não aconteça, é sinal de que está duro e ainda precisa de alguns dias para amadurecer.

Talo: Repare no talo. Se ele ainda estiver preso à fruta, puxe-o. Se ele oferecer resistência, o abacate ainda não está maduro. Porém, se ele se soltar facilmente e revelar uma base verde clara, significa que ele pode ser consumido, caso revele uma base amarelo-esverdeada, deve esperar um dia para o abacate amadurecer por completo ou se ainda apresentar uma base castanha ou verde-escura, é sinal que o abacate já passou do ponto.

Aspeto ideal: Escolha sempre abacates de casca íntegra, sem manchas escuras, pontos castanhos e que não estejam esmagados ou amassados. Os abacates com cascas brilhantes ainda não amadureceram. O abacate hass tem uma cor verde antes de amadurecer e, à medida que amadurece, ganha um tom verde escuro, quase negro. Já as variedades originárias da Flórida, têm sempre uma casca verde-clara com tons amarelados.

Determine o ponto ideal do abacate, consoante o seu uso e finalidade

Guacamole: Para confecionar esta especialidade mexicana, opte por abacates hass maduros. A sua textura amanteigada é a ideal para o efeito. A sua casca espessa permite que corte a polpa em cubinhos e, só depois, a separe da casca, misturando-a de seguida com os outros ingredientes. Como a casca é também resistente e flexível, pode usá-la de forma criativa como tigela para servir o seu guacamole.

Salada: Para colocar na salada ou para comer isoladamente como fruto, deve optar por um abacate um pouco menos maduro. Assim, as fatias ficarão mais intactas e com melhor apresentação.

O artigo continua após o anúncio

Acelere ou atrase o processo de amadurecimento do abacate

Determine quando pretende comer os abacates e, em função disso, tente comprá-los mais ou menos maduros. Em todo o caso, há sempre estratégias para acelerar ou travar o seu processo de amadurecimento, a saber:

Amadurecimento natural: Conserve o abacate em casa, à temperatura ambiente, e entre três a quatro dias o abacate estará maduro.

Acelerar o amadurecimento: Para o abacate amadurecer mais rapidamente, embrulhe os abacates com uma banana em papel de pão. A banana libertará pequenas quantidades de etileno, gás que acelera o amadurecimento de outros frutos.

Atrasar o amadurecimento: Para interromper o processo de amadurecimento natural, armazene o abacate no frigorífico.

Informe-se sobre as diferentes qualidades de abacate e escolha conforme a sua finalidade

Uso hidratante: Para fazer hidratantes e máscaras de beleza há que escolher variedades oleosas como o abacate hass, o pinkerton, o sharwil, o anaheim, o daily 11 e MacArthur.

Uso exfoliante: Experimente passar a casca espessa do abacate hass e gwen pelo rosto, fazendo movimentos circulares e enxaguando com água morna de seguida. Os resultados irão surpreendê-lo.

Textura amanteigada: Se procura uma textura mais cremosa, opte por abacate hass, lamb hass, gwen, reed ou sharwil.

Textura aguada: Mais rico em água e, por isso, ideais para sumos são as variantes de abacate choquette, hall e quintal.

O artigo continua após o anúncio

Sabor leve: Se procura um abacate mais leve, experimente as variantes bacon, zutano e fortuna.

Avalie o tamanho, peso e calorias do abacate

Até 2,2 kg: É provável que seja um abacate proveniente de climas semelhantes ao da Flórida e, por isso, com níveis altos de concentração de água.

Os mais pequenos: Significa que têm um baixo teor de água.

Os mais light: Sendo um fruto saudável, há variantes menos calóricas, porque possuem menos gordura. É esse o caso dos abacates tonnage, fortuna, fucks, geada e ouro-verde.

Duas receitas com abacate: o fruto tendência

Sopa fria de abacate

sopa de abacate

Ingredientes
2 abacates
1 limão (separar as raspas e o sumo)
150ml de leite de coco
1/2 cebola picada
Sal, pimenta e salsa, a gosto

Modo de Preparação

  1. Bata no liquidificador o abacate, o limão, o leite de coco, a salsa, a cebola, a pimenta e o sal até obter um creme bem uniforme.
  2. Verta o creme em taças e decore com raspas de limão e sirva.

Gelado de abacate

gelado de abacate

Ingredientes
4 c. de sopa de sumo de limão
2 abacates
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
Calda de caramelo, a gosto

Modo de Preparação

O artigo continua após o anúncio
  1. Retire a polpa dos abacates e bata-a juntamente com o leite condensado, o leite e o limão, durante 5 minutos.
  2. Verta para um recipiente e leve ao congelador por 30 minutos.
  3. Retire, bata por mais 10 minutos e leve novamente ao congelador.
  4. Repita este processo mais 4 vezes.
  5. Quando estiver firme, coloque em taças individuais e sirva com a cobertura de caramelo.

Quem é que ainda não ouviu falar do fruto sensação, o abacate? Tem inúmeras propriedades, é saciante, pouco calórico, mas o mais importante é saber como escolher abacate, de acordo com o seu gosto e uso. Após as nossas indicações, não restaram quaisquer dúvidas em relação a como escolher abacate, certo? Por isso, trate de encher a casa com o fruto do momento e explore as nossas sugestões culinárias que vão muito além do tradicional guacamole.

Veja também: