Chá para diarreia: os 3 melhores

A diarreia é um problema muito incomodativo, mas felizmente pode ser tratado de forma natural, com a ajuda de chá para diarreia.

Chá para diarreia: os 3 melhores
Um tratamento natural para um dos distúrbios intestinais mais comuns

A diarreia pode ser um problema muito incomodativo e até mesmo impeditivo de tarefas normais do dia-a-dia. Além de, muitas vezes, ser acompanhada de dor, a diarreia obriga a que nos mantenhamos perto de uma casa de banho. O chá para diarreia pode ser um bom aliado no tratamento deste problema.

Importa, antes de mais, saber as causas da diarreia e estas podem ser várias:

  • Uma infeção ou um vírus;
  • Tubo digestivo com alguma disfunção;
  • Origem bacteriana;
  • Parasitas intestinais;
  • Abuso de produtos e medicamentos laxantes;
  • Intolerância à lactose;
  • Efeito secundário de algum medicamento;
  • Sistema nervoso alterado.

Posto isto, é necessário avaliar bem o quadro em questão: se estiver com diarreia há bastantes dias e se os sintomas não mostrarem indícios de abrandamento, é necessário a visita ao seu médico.

Hoje em dia, a diarreia  é já um problema facilmente controlável, seja através de medicamentos ou de métodos naturais e tradicionais, como o chá para diarreia.

Chá para diarreia: os 3 melhores

Conheça alguns dos melhores chás para combater a diarreia.

Chá de camomila

cha de camomila

Este chá, tradicionalmente conhecido pelas suas propriedades calmantes e relaxantes, é também um excelente chá para a diarreia. O chá de camomila ajuda a tratar irritações intestinais, uma vez que permite que o intestino contraia menos vezes e, consequentemente, produza menos fezes.

Apesar de ser possível utilizar as saquetas pré-preparadas, o ideal é que faça você mesmo a infusão.

Preparação: compre a planta seca (em lojas naturais ou ervanárias) e coloque duas folhas de camomila em água a ferver. Deixe em infusão cerca de 10 minutos, retire as folhas e está pronto a consumir.

Consumo: pode ir consumindo este chá para a diarreia ao longo do dia.

Chá de hortelã

cha hortela

A hortelã-pimenta é uma planta excelente para combate a diarreia. Adicionalmente, o chá de hortelã combate problemas intestinais como a azia, dores de estômago e afrontamentos.

Preparação: Para cada chávena deste chá, coloque cerca de cinco folhas de hortelã, deixe em infusão durante 10 minutos e está pronto a consumir.

Consumo: Beba esta infusão ao longo do dia, preferencialmente sem adoçante ou açúcar.

Chá de limão

cha limao
Sabia que, no século XVII, o limão era considerado um fruto digestivo e purificador do sangue? Os tempos evoluíram, mas o limão mantém esta sua capacidade de “limpar” o intestino e de normalizar o fluxo de ácidos no mesmo.

Preparação: Pode preparar este chá a partir da casca ou mesmo adicionando o sumo de limão à água do chá.

Consumo: Beba até dois litros desta mistura por dia.

Veja também: